Carregando... aguarde
Reino Unido não quer exportar telefone-lagosta de Dalí. Quer vendê-lo, mas mantê-lo no país - Guia das Artes
Reino Unido não quer exportar telefone-lagosta de Dalí. Quer vendê-lo, mas mantê-lo no país
Reino Unido não quer exportar telefone-lagosta de Dalí. Quer vendê-lo, mas mantê-lo no país
O Reino Unido proibiu temporariamente a venda para fora do país do último telefone-lagosta branco de Salvador Dalí em solo britânico. A peça foi avaliada em cerca de 850 mil libras.
inserido em 2018-03-26 18:56:10
Conteúdo

O secretário de Estado da Cultura britânico, Michael Ellis, proibiu temporariamente a exportação do telefone-lagosta branco de Salvador Dalí e Edward James que se encontra no Reino Unido. O objetivo da proibição é dar aos colecionadores de arte britânicos a oportunidade de adquirem a peça, avaliada em cerca de 850 mil libras (cerca de 4 milhões de reais), e impedir a sua saída do país.

O telefone, Lobster Telephone (White Aphrodisiac), é um dos 11 comissariados pelo poeta inglês Edward James, patrono do artista catalão e defensor do movimento surrealista, em 1938. Diz a história que a inspiração para a peça surgiu em 1936, quando Dalí e James estavam a comer lagostas num restaurante e uma das carapaça caiu em cima de um telefone (por razões que nunca foram totalmente esclarecidas).

 

Das 11 peças, sete foram pintadas de branco e as restantes de vermelho. A que foi recentemente posta à venda é a última de cor branca que se conhece no Reino Unido. Os restantes telefones-lagosta estão espalhados por todo o globo, com um exemplar a pertencer ao Museu Berardo, em Lisboa.

A decisão de proibir temporariamente a venda do telefone-lagosta surge na sequência de uma recomendação do Comité de Revisão da Exportação de Obras de Arte e Objetos de Interesse Cultural (RCEWA) britânico. Richard Calvocoressi, membro do RCEWA, salientou à Press Association que o telefone-lagosta de Salvador Dalí é “um conceito clássico surrealista, que faz lembrar as esculturas-armadilhas da fase surrealista de Giacometti”. Além disso, a obra de arte “também antecipa em cerca de meio século as esculturas feitas de objetos manufacturados e formas naturais de artistas como Jeff Koons e Damien Hirst”.

A proibição é válida até 21 de junho, com a possibilidade de ser estendida até 21 de setembro. Para Michael Ellis, o telefone deve permanecer no país já que foi concebido no Reino Unido. “É importante manter grandes obras de arte neste país e espero que seja encontrado um comprador que salve o telefone em nome da nação”, disse o secretário de Estado, citadopelo The Guardian, salientado que Salvador Dalí “é um dos grandes artistas do século XX”.

 

Fonte: observador.pt

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais