Carregando... aguarde
Reino Unido não quer exportar telefone-lagosta de Dalí. Quer vendê-lo, mas mantê-lo no país - Guia das Artes
Reino Unido não quer exportar telefone-lagosta de Dalí. Quer vendê-lo, mas mantê-lo no país
Reino Unido não quer exportar telefone-lagosta de Dalí. Quer vendê-lo, mas mantê-lo no país
O Reino Unido proibiu temporariamente a venda para fora do país do último telefone-lagosta branco de Salvador Dalí em solo britânico. A peça foi avaliada em cerca de 850 mil libras.
inserido em 2018-03-26 18:56:10
Conteúdo

O secretário de Estado da Cultura britânico, Michael Ellis, proibiu temporariamente a exportação do telefone-lagosta branco de Salvador Dalí e Edward James que se encontra no Reino Unido. O objetivo da proibição é dar aos colecionadores de arte britânicos a oportunidade de adquirem a peça, avaliada em cerca de 850 mil libras (cerca de 4 milhões de reais), e impedir a sua saída do país.

O telefone, Lobster Telephone (White Aphrodisiac), é um dos 11 comissariados pelo poeta inglês Edward James, patrono do artista catalão e defensor do movimento surrealista, em 1938. Diz a história que a inspiração para a peça surgiu em 1936, quando Dalí e James estavam a comer lagostas num restaurante e uma das carapaça caiu em cima de um telefone (por razões que nunca foram totalmente esclarecidas).

 

Das 11 peças, sete foram pintadas de branco e as restantes de vermelho. A que foi recentemente posta à venda é a última de cor branca que se conhece no Reino Unido. Os restantes telefones-lagosta estão espalhados por todo o globo, com um exemplar a pertencer ao Museu Berardo, em Lisboa.

A decisão de proibir temporariamente a venda do telefone-lagosta surge na sequência de uma recomendação do Comité de Revisão da Exportação de Obras de Arte e Objetos de Interesse Cultural (RCEWA) britânico. Richard Calvocoressi, membro do RCEWA, salientou à Press Association que o telefone-lagosta de Salvador Dalí é “um conceito clássico surrealista, que faz lembrar as esculturas-armadilhas da fase surrealista de Giacometti”. Além disso, a obra de arte “também antecipa em cerca de meio século as esculturas feitas de objetos manufacturados e formas naturais de artistas como Jeff Koons e Damien Hirst”.

A proibição é válida até 21 de junho, com a possibilidade de ser estendida até 21 de setembro. Para Michael Ellis, o telefone deve permanecer no país já que foi concebido no Reino Unido. “É importante manter grandes obras de arte neste país e espero que seja encontrado um comprador que salve o telefone em nome da nação”, disse o secretário de Estado, citadopelo The Guardian, salientado que Salvador Dalí “é um dos grandes artistas do século XX”.

 

Fonte: observador.pt

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
01/Jan
ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
Ter
07/Jan
GALERIA TÁTIL- A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu. A seleção das obras foi realizada considerando a indicação do público com deficiências visuais que participou de visitas orientadas ao acer
Saiba mais
Seg
07/Jul
Galeria Tatil na Pinacoteca de Sâo Paulo - A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu
Saiba mais
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Sáb
22/Out
Galeria José e Paulina Nemirovsky - Arte Moderna - A mostra é uma reorganização e ampliação da exposição sobre o Modernismo.
Saiba mais
Dom
27/Ago
Arte no Brasil: Uma história na Pinacoteca de São Paulo. Vanguarda brasileira dos anos 1960 - Coleção Roger Wright - A mostra de longa duração celebra o comodato de 178 obras estabelecido em março de 2015 entre a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a Pinacoteca e a Associação Cultural Goivos, responsável pela Coleção Roger Wright.
Saiba mais
Dom
22/Out
Galeria José e Paulina Nemirovsky - Arte moderna - Essa é uma exposição única e especial, que percorre grande parte do cenário histórico-cultural brasileiro do século XX. Sem contar que ampliamos de 49 para 110 obras essa mostra, todas emblemáticas e de reconhecimento internacional. Estamos muito satisfei
Saiba mais
Sex
14/Dez
Exposição de arte movimenta Pavão-Pavãozinho e Cantagalo - Coletiva de artistas ocupa galeria do Solar Meninos de Luz, de 13 de dezembro a 23 de fevereiro.
Saiba mais
Qua
09/Jan
Exposição 'SPETO – Arte pelo mundo' estreia em Salvador e terá visita guiada - Artista é considerado um dos principais nomes da arte de rua do país; mostra ficará em cartaz na Caixa Cultural até fevereiro.
Saiba mais