Carregando... aguarde
PINTURA PERDIDA DE BOTICELLI É ENCONTRADA E APREENDIDA EM CASA DE FAMÍLIA E SERÁ RESTAURADA - Guia das Artes
PINTURA PERDIDA DE BOTICELLI É ENCONTRADA E APREENDIDA EM CASA DE FAMÍLIA E SERÁ RESTAURADA
PINTURA PERDIDA DE BOTICELLI É ENCONTRADA E APREENDIDA EM CASA DE FAMÍLIA E SERÁ RESTAURADA
inserido em 2023-12-06 18:09:57
Conteúdo

 

PINTURA PERDIDA DE BOTICELLI É ENCONTRADA E APREENDIDA EM CASA DE FAMÍLIA E SERÁ RESTAURADA

Uma família que foi encarregada de cuidar de um quadro de Sandro Botticelli por mais de um século pode perder a posse da obra, avaliada em cerca de US$ 109 milhões.

A agência governamental em Nápoles anunciou em um comunicado à imprensa que foi encarregada de proteger o patrimônio cultural e assumiu a custódia de uma Madona e Menino (1481-82) pelo mestre renascentista.

A obra estava originalmente localizada na capela de Santa Maria delle Grazie, na cidade de S. Maria la Carità, mas foi transferida em algum momento e confiada à família Somma, disseram as autoridades.

Outras informações de identificação sobre a família não foram fornecidas e as autoridades não informaram por que a pintura foi originalmente confiada a eles ou exatamente quando entrou na casa da família.

A última vez em que autoridades do governo italiano visitaram a família Somma para inspecionar a pintura foi há mais de 50 anos, e aparentemente perderam o controle da obra ao longo do tempo. Não ficou imediatamente claro como a obra voltou ao radar do governo.

A família entregou a pintura ao superintendente Mariano Nuzzo, no que a agência chamou de “ato final de um processo” liderado por Massimiliano Croce, da unidade de proteção artística dos Carabinieri em Nápoles. Nello D’Aurioa, prefeito de Gragnano, onde a família mora, intermediou a entrega do quadro.

O Estado citou o artigo 43 do Código do Patrimônio Cultural do país para o motivo da apreensão, ou seja, para garantir a segurança da pintura e garantir sua preservação.

“A pintura encontra-se em péssimo estado de conservação, apresentando descolamentos da película de tinta, quedas e alterações cromáticas devido tanto à repintura quanto à oxidação de vernizes protetores sobrepintados”, disse o órgão em nota.

Uma análise usando luz ultravioleta mostrou extensa repintura e adulteração, o que as autoridades disseram ser o que levou a uma retirada imediata da obra sob custódia do governo.

Mas ainda não está claro se a família ou a igreja poderiam eventualmente recuperar a pintura. Conforme relatado pelo The Guardian, os Carabinieri estão investigando se a pintura realmente pertence à família.

“Se verificarmos que a família que o possuía não tinha o direito de mantê-la, ela passará para as mãos do Estado”, disse Croce ao The Guardian. “Caso contrário, poderia continuar sendo propriedade da família, mas [ser] exposta em um museu para garantir maior segurança”.

 

Fonte: https://dasartes.com.br/de-arte-a-z/pintura-perdida-de-boticelli-e-encontrada-e-apreendida-em-casa-de-familia-e-sera-restaurada/

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais
Sáb
23/Mar
HACKEANDO O PODER -
Saiba mais