Carregando... aguarde
Pintura 'falsa' de Botticelli é verdadeira, afirmam restauradores britânicos - Guia das Artes
Pintura 'falsa' de Botticelli é verdadeira, afirmam restauradores britânicos
Pintura 'falsa' de Botticelli é verdadeira, afirmam restauradores britânicos
Uma série de análises revelou que a suposta cópia foi originada durante o século 15 no estúdio do próprio pintor em Florença, na Itália.
inserido em 2019-04-01 14:46:07
Conteúdo

 

Especialistas que restauravam uma "réplica" de um quadro de Botticelli descobriram que a pintura foi feita, na verdade, no estúdio do próprio mestre da Renascença italiana.

Até então, a obra era considerada uma cópia feita por autor desconhecido, anos depois, da Madonna della Melagrana, pintada por Sandro Botticelli em 1487.

Mas os restauradores do English Heritage, órgão público responsável pelo patrimônio histórico inglês, mudaram de ideia após raspar o verniz amarelado da pintura.

Uma série de análises aprofundadas revelou que, de fato, a pintura foi originada durante o século 15 no estúdio de Botticelli em Florença, na Itália.

O English Heritage afirmou que consultou especialistas do Victoria & Albert Museum e da National Gallery, ambos em Londres, para confirmar a origem da obra de arte.

 "Em termos de estilo, era muito parecida para ser uma imitação, era do mesmo período, tecnicamente correta e pintada sobre álamo, material usado frequentemente na época", diz Rachel Turnbull, restauradora de coleções do English Heritage.
 

"Após a remoção do verniz amarelado, exames de raios-X e infravermelho revelaram um desenho preparatório (feito antes de a pintura ser aplicada), incluindo alterações na composição final que são pouco frequentes em imitações."

A pintura era considerada uma cópia de autoria de um artista desconhecido porque havia pequenas variações em relação ao original, que é maior e está em exibição na Galeria Uffizi, em Florença.

"Botticelli, como outros pintores florentinos contemporâneos, tinha um estúdio movimentado que elaborava versões e adaptações, supostamente a preços mais baixos, de obras que eram populares", explica Paul Joannides, professor emérito de História da Arte na Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

 

"Apenas recentemente, com métodos mais avançados de análise técnica, é que o status destas pinturas pode - pelo menos até certo ponto - ser determinado".

Acredita-se agora que o afresco - que pertence à coleção da Ranger's House, em Greenwich, em Londres - seja a versão mais próxima da obra-prima de Botticelli de 1487, que mostra uma melancólica Virgem Maria segurando Jesus Cristo bebê no colo e uma romã, rodeada por anjos.

O quadro foi comprado pelo magnata dos diamantes Julius Wernher, em 1897, e mantido como parte da coleção de arte de sua mansão georgiana em Greenwich.

A Madonna della Melagrana estará em exposição na Ranger's House a partir de 1º de abril.

 
Fotos
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
01/Jan
ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
Ter
07/Jan
GALERIA TÁTIL- A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu. A seleção das obras foi realizada considerando a indicação do público com deficiências visuais que participou de visitas orientadas ao acer
Saiba mais
Seg
07/Jul
Galeria Tatil na Pinacoteca de Sâo Paulo - A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu
Saiba mais
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Sáb
22/Out
Galeria José e Paulina Nemirovsky - Arte Moderna - A mostra é uma reorganização e ampliação da exposição sobre o Modernismo.
Saiba mais
Dom
27/Ago
Arte no Brasil: Uma história na Pinacoteca de São Paulo. Vanguarda brasileira dos anos 1960 - Coleção Roger Wright - A mostra de longa duração celebra o comodato de 178 obras estabelecido em março de 2015 entre a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a Pinacoteca e a Associação Cultural Goivos, responsável pela Coleção Roger Wright.
Saiba mais
Dom
22/Out
Galeria José e Paulina Nemirovsky - Arte moderna - Essa é uma exposição única e especial, que percorre grande parte do cenário histórico-cultural brasileiro do século XX. Sem contar que ampliamos de 49 para 110 obras essa mostra, todas emblemáticas e de reconhecimento internacional. Estamos muito satisfei
Saiba mais
Sex
07/Jun
“é o coração de tudo” - GALERIA DE ARTE IBEU INAUGURA EXPOSIÇÃO COM SÉRIE FOTOGRÁFICA E VÍDEO DA ARTISTA DANIELA PAOLIELLO
Saiba mais
Qua
26/Jun
Altit Galery - 2019-06-26 -
Saiba mais