Carregando... aguarde
Pinacoteca recebe obras inéditas de Benedicto Calixto - Guia das Artes
Pinacoteca recebe obras inéditas de Benedicto Calixto
Pinacoteca recebe obras inéditas de Benedicto Calixto
Trinta telas e estudos do Museu de Arte Sacra de São Paulo e coleções particulares compõem exposição
inserido em 2018-05-23 21:05:27
Conteúdo

“Quem não souber por quem rezar, reze por aqueles que estão no mar”. Esta frase pertence a um dito popular, do início do século 20, conhecido das famílias italianas que perderam entes queridos num dos maiores naufrágios da história, a do navio Sírio, ocorrido em 4 de agosto de 1906, na costa espanhola, quando transportava 695 passageiros (a maioria de emigrantes italianos) e 127 tripulantes.

Mais de 200 pessoas morreram na tragédia, entre elas o bispo de São Paulo, dom José Camargo Barros, e diversos outros religiosos que voltavam de visita à Roma. Conta-se que o bispo morreu após ser agredido por um tripulante que lhe tirou o salva-vidas, enquanto abençoava aqueles que se atiravam nas águas.

A cena acima está registrada numa das pinturas mais dramáticas de Benedicto Calixto, intitulada "Naufrágio do Sírio", que o artista itanhaense fez sob encomenda da Cúria Metropolitana de São Paulo, em 1907.

De grandes dimensões (203 x 267 cm), a tela pode ser vista pela primeira vez em Santos, na exposição "Benedicto Calixto e a Identidade Paulista", que será inaugurada nesta quarta-feira (23), para convidados, e quinta-feira, para o grande público, na Pinacoteca Benedicto Calixto, no Boqueirão, onde fica em cartaz até 1º de julho.

Dos religiosos que estavam no navio Sírio, salvou-se o arcebispo do Pará, Homem de Melo. que contou sobre a tragédia em detalhes ao pintor, que também se baseou em fotografias, publicadas nos jornais da época, para criar a tela.

Outra obra de grande dimensão que está na mostra na Pinacoteca e também foi encomendada pela Cúria de São Paulo mostra o padre José de Anchieta domando uma onça. A obra tem 156x125 cm e data de 1897.

As duas pinturas pertencem ao acervo do Museu de Arte Sacra de São Paulo (que possui mais de 18 mil peças e fica no bairro da Luz), e vêm a Santos com mais 28 obras, a maioria de colecionadores particulares, para compor a exposição na Pinacoteca.


Pluralidade

A curadora da mostra é Vanessa Costa Ribeiro, que trabalha para o Museu de Arte Sacra de São Paulo, e dividiu a exposição em quatro módulos: “Esta exposição é inédita e foi concebida especialmente para a Pinacoteca Benedicto Calixto”, destaca ela. “Dez obras pertencem ao Museu de Arte Sacra e retratam cenas de São Paulo antiga, 20 são de colecionadores particulares. A ideia é mostrar a pluralidade do artista, desde a representação de cenas urbanas às marinhas pelas quais ele é mais conhecido, além das duas telas de dimensões monumentais, que têm temática religiosa”, descreve.

Também há um estudo de Calixto, feito com guache sobre papel, para o painel que ele fez para o prédio da Bolsa Oficial do Café, que retrata a fundação de Santos. O estudo pertence a uma coleção particular.

Serviço – A Pinacoteca fica na Avenida Bartomomeu de Gusmão, 15, telefone: 3288-2260. visitas de terça a domingo, das 9h às 18h. Entrada franca.

 

Fonte: Atribuna

Fotos
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
01/Jan
ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Sáb
17/Ago
Exposição: Sotaques Paulistanos da Bauhaus por Leonardo Finotti - A MOSTRA DESENVOLVIDA PELO FOTÓGRAFO LEONARDO FINOTTI ESTIMULA NOVOS OLHARES AO VOCABULÁRIO FORMAL DA BAUHAUS E DESTACA A PRODUÇÃO DA ARQUITETURA BRASILEIRA
Saiba mais
Dom
18/Ago
Exposição Scorzelli Megabichos - Museu reúne instalações e obras inéditas de Marcos Scorzelli
Saiba mais
Seg
14/Out
MUSEU DA CHÁCARA DO CÉU APRESENTA EXPOSIÇÃO “MUNDO”, CRIADA ESPECIALMENTE PARA O PÚBLICO INFANTO-JUVENIL - Crianças passarão por uma passagem secreta e terão acesso pela primeira vez a objetos de viagem de Castro Maya.
Saiba mais
Sáb
26/Out
Mostra ‘Sob Ataque’ volta à revolução de 1924 para abordar as bombas reais e simbólicas que contam a história do bairro dos Campos Elíseos - Exposição, idealizada pelo Coletivo Garapa, abre-se ao público dia 26 de outubro e segue em cartaz até 15 de março na Casa da Imagem.
Saiba mais
Dom
27/Out
Ameríndios do Brasil – A Antropologia da Beleza - O universo dos povos indígenas do Xingu sob o olhar de Renato Soares, em exposição no Rio de Janeiro. Até 18 de fevereiro!
Saiba mais
Ter
19/Nov
EXPOSIÇÃO DE CILDO MEIRELES NO RIO É PRORROGADA ATÉ 29 DE FEVEREIRO - Mostra com obras de diversos períodos da carreira do artistacontinua em cartaz na galeria Mul.ti.plo.
Saiba mais
Dom
24/Nov
SURSUM CORDA - No dia 23 de novembro de 2019, a Capela do Morumbi, unidade vinculada ao Museu da Cidade de São Paulo e à Secretaria Municipal de Cultura, abre a instalação “Sursum corda”, de Carlos Eduardo Uchôa.
Saiba mais