Terra, dos curadores Gabriela de Matos e Paulo Tavares, DAAR – Decolonizing Architecture Art Research, e Demas Nwoko são os premiados nesta edição da Bienal de Arquitetura
Em cerimônia de premiação que ocorreu neste sábado, 20/5, data da inauguração da Bienal de Arquitetura, em Veneza, foram conferidos os Leões de Ouro de Melhor Participação Nacional, de melhor participante da 18ª Exposição Internacional de Arquitetura, The Laboratory of the Future [O Laboratório do Futuro], e o Leão de Ouro pelo conjunto da obra. Os premiados são o Pavilhão do Brasil, com curadoria de Gabriela de Matos e Paulo Tavares; DAAR – Decolonizing Architecture Art Research (Alessandro Petti e Sandi Hilal), de Estocolmo e Belém (Palestina), respectivamente; e Demas Nwoko, artista, designer e arquiteto nigeriano.
Em nota à imprensa sobre as motivações para os prêmios, o Júri Internacional da 18ª Exposição Internacional de Arquitetura – La Biennale di Venezia, composto de Ippolito Pestellini Laparelli (presidente, Itália); Nora Akawi (Palestina); Thelma Golden (EUA); Tau Tavengwa (Zimbábue); e Izabela Wieczorek (Polônia), escreveu que o Leão de Ouro de Melhor Participação Nacional ao Brasil é conferido “por exposição de pesquisa e intervenção arquitetônica que centra as filosofias e imaginários da população indígena e negra com vistas a modos de reparação”.
Terra [Earth], a mostra brasileira, reúne projetos e obras dos seguintes participantes: Ana Flávia Magalhães Pinto, Ayrson Heráclito, Day Rodrigues em colaboração com Vilma Patrícia Santana Silva, coletivo Fissura, Ilê Axé Iyá Nassô Oká (Casa Branca do Engenho Velho), Juliana Vicente, Povos Mbya-Guarani, Tukano, Arawak e Maku, Tecelãs do Alaká (Ilê Axé Opô Afonjá), Thierry Oussou, e Vídeo nas Aldeias. Leia reportagem da seLecT_ceLesTe sobre o projeto curatorial.
Por: redação seLect
Foto: Vista da exposição Terra, no Pavilhão do Brasil, Bienal de Arquitetura, Veneza [Foto: Matteo de Mayda/cortesia La Biennale di Venezia]
Fonte: seLect