Carregando... aguarde
Panmela Castro apresenta obra participativa na exposição “Dos Brasis”- Guia das Artes
Panmela Castro apresenta obra participativa na exposição “Dos Brasis”
Panmela Castro apresenta obra participativa na exposição “Dos Brasis”
em cartaz em São Paulo
inserido em 2023-08-04 19:54:47
Conteúdo

 

A artista visual carioca Panmela Castro é um dos nomes de destaque da exposição “Dos Brasis – arte e pensamento negro”, com curadoria de Igor Simões, Marcelo Campos e Lorraine Mendes, considerada a maior já montada no Brasil de artistas negros.

Em cartaz a partir do dia 2 de agosto, no Sesc Belenzinho, em São Paulo, o evento vai reunir cerca de 250 artistas nas áreas de pintura, fotografia, escultura, instalações e videoinstalações produzidos entre o fim do século XVIII até o século XXI, entre eles, Panmela, presente com a criação inédita, “Máquina de Pelúcia da Panmela Castro”.

Os trabalhos de Panmela sempre estiveram ligados ao afeto e à empatia.  Há tempos, ela vem colecionando imagens de amigos, como uma espécie de inventário de artistas de sua época, dando origem à série “Artistas no Ateliê”. A obra participativa é uma continuação deste trabalho em forma de objeto. Consiste numa máquina de grua, similar às tradicionais de bonecos de pelúcia, mas com um diferencial: nela, os bonecos são miniaturas dos artistas que fazem parte da exposição, tais como, Rosana Paulino, Dalton Paula e da própria artista. "Esta obra transpassou a pintura, a tela, para se tornar um objeto. É uma forma das pessoas, assim como eu, também colecionarem afetos", explica Panmela.

Além da “Máquina de Pelúcia de Panmela Castro”, o retrato de Rosana Paulino, parte da série “Artistas no Ateliê”, de Panmela, também está entre as obras de “Dos Brasis”. O quadro (150 x 110 cm), pintado em óleo, foi feito sob encomenda, em 2022, e faz parte do acervo que Rosana vai apresentar na exposição, além da série “Geometria à Brasileira”. Vale lembrar que o retrato é uma das especialidades de Panmela e já deu origem a diferentes séries. Uma delas, “Retratos Relatos”, está agora em cartaz, em Paraty, e vai rodar o Brasil por 10 anos através do Circuito Sesc. A próxima parada é a Escola Sesc, em Jacarepaguá, no Rio. 

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais
Sáb
23/Mar
HACKEANDO O PODER -
Saiba mais