Carregando... aguarde
Palestra fala sobre processos de racialização da sociedade brasileira no pós-abolição - Guia das Artes
Palestra fala sobre processos de racialização da sociedade brasileira no pós-abolição
Palestra fala sobre processos de racialização da sociedade brasileira no pós-abolição
Esta palestra versará sobre a conjuntura do fuzilamento de “libertos monarquistas” em 17 de novembro de 1889 em São Luís do Maranhão.
inserido em 2020-11-11 13:23:20
Conteúdo

 

Em um segundo encontro discute-se a experiência afro-americana em imagens

Foto: El Tres de Mayo, bt Francisco de Goya, from Prado in Google Earth

A Casa-Museu Ema Klabin lança duas palestras gratuitas  no mês de novembro.  No dia 11 ,  às 17h, o professor da Unicamp Matheus Gato ministra a palestra O massacre dos libertos: Sobre raça e república no Brasil. No dia 25, às 17h, Marcos Fabris,  pós-doutor pela Universidade de Columbia(Nova York)  fala sobre Os Estados Unidos e a experiência afro-americana em imagens. Os encontros gratuitos acontecem pela plataforma zoom , inscrições no site do museu.

Confira os encontros:

Palestra: O massacre dos libertos: Sobre raça e república no Brasil -  Matheus Gato-  Dia: 11 de novembro (quarta-feira),  às 17h, gratuita, transmissão pelo YouTube. Link enviado aos inscritos com 30 minutos de antecedência. Inscrição: https://emaklabin.org.br/palestras/o-massacre-dos-libertos-sobre-raca-e-republica-no-brasil

Esta palestra versará sobre a conjuntura do fuzilamento de “libertos monarquistas” em 17 de novembro de 1889 em São Luís do Maranhão.  Fruto da pesquisa que deu origem ao livro de Matheus Gato, “O Massacre de Libertos: sobre raça e república no Brasil”. Este conflito resultou da tensão entre os republicanos que, no dia anterior anunciavam através do jornal O Globo, a derrocada do regime imperial. Um vultuoso grupo de negros que ameaçavam destruir a sede do periódico e atacar seus dirigentes, segundo as fontes, viam na queda da princesa Isabel uma ameaça à liberdade conquistada em 13 de maio de 1888.

“O evento consiste numa chave analítica para compreendermos processos de racialização da sociedade brasileira no pós-abolição”, explica Matheus Gato.

O aprendizado é uma riqueza_Charles Paxson_1863. Foto divugação.

 

Palestra - Os Estados Unidos e a experiência afro-americana em imagens - Marcos Fabris - 25 de novembro (quarta-feira), 17h,  gratuita, transmissão pelo YouTube. Link enviado aos inscritos com 30 minutos de antecedência. Inscrição: https://emaklabin.org.br/palestras/os-eua-e-a-experiencia-afro-americana 

“A imagem fotográfica pode construir, mascarar e/ou reafirmar determinadas visões de mundo, inclusive mentir. Pode também educar o olhar, revelando conteúdos de verdade estrutural”.

Essa palestra tem como objetivo investigar tais questões ao apreciar modos e métodos de construção imagética do ideário nacional norte-americano. Serão examinadas fotografias que retratam a experiência dos excluídos – notadamente os afrodescendentes – e também serão investigadas como tais imagens questionam a fundo a ideia de um país sinônimo de “democracia universalizada”.

Casa-Museu Ema Klabin conta com uma rica programação virtual. Foto: Divulgação.

 

Acesse as redes sociais da Casa-Museu Ema Klabin:

Instagram: @emaklabin

Facebook: https://www.facebook.com/fundacaoemaklabin

Twitter: https://twitter.com/emaklabin

Canal do YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC9FBIZFjSOlRviuz_Dy1i2w

Site: https://emaklabin.org.br/

 

Para saber mais sobre os palestrantes:

Marcos Fabris é doutor pela FFLCH-USP com pós-doutorado na Universidade de Columbia - Nova York, Université Paris Ouest Nanterre - Paris, MAC-USP, FFLCH-USP e UNIFESP - São Paulo. É autor dos livros Correspondências: pintura, fotografia e o retrato da modernidade, Trabalho da encenação - ensaios sobre fotografia norte-americana e Imagem e História. É crítico de arte associado à Associação Brasileira de Críticos de Arte - ABCA.

 

Matheus Gato é professor do Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Campinas - IFCH-UNICAMP. É pesquisador do Núcleo Afro do Centro de Brasileiro de Análise e Planejamento - CEBRAP e coordenador do Bitita – Núcleo de Estudos Carolina de Jesus. É doutor em sociologia pela Universidade de São Paulo - 2015 e realizou pós-doutorado na mesma instituição- 2016-2019. Foi visiting fellow no Hutchins Center for African and African American Studies da Universidade de Harvard - 2017-2018. Seus principais temas de investigação são: racismo, classificações raciais, violência racial, intelectuais negros, literatura e pós-abolição. Autor do livro O Massacre dos Libertos: sobre raça e república no Brasil (1888-1889).

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Sáb
31/Out
Pinacoteca: Acervo - A exposição “Pinacoteca: Acervo” é feita do acervo de arte brasileira da Pinacoteca, ocupa 19 salas do Edifício Pinacoteca Luz com cerca de mil obras de mais de 400 artistas.
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Sáb
11/Abr
Paulo Pedro Leal: trágico subúrbio - A primeira exposição institucional de Paulo Pedro Leal (1894 – 1968), pintor brasileiro autodidata, apresenta a obra deste artista que se dedicou à representação de cenas de guerras e conflitos sociais, de ritos da umbanda e paisagens rurais, e cuja vida
Saiba mais
Sex
03/Jul
Construir o Aberto, por Mariana Paraizo - Mostra leva ao interior do estado uma produção de arte contemporânea que já circulou por importantes instituições culturais no Brasil e no exterior.
Saiba mais
Sáb
04/Jul
UMA OBRA: PINTURA SEM FIM - Nova instalação interativa de Gui Teixeira transforma visitantes em coautores de uma pintura em permanente construção; programação especial de julho reúne oficinas, visitas educativas e atividades para crianças e famílias
Saiba mais
Sex
17/Jul
Além da Fantasia – Yoshitaka Amano- Reunindo 218 obras originais vindas diretamente do Japão – além de uma experiência imersiva desenvolvida especialmente para a mostra –, a exposição apresenta um amplo panorama da produção de um artista que ajudou a redefinir a estética da fantasia contemp
Saiba mais
Sex
07/Ago
Miró: Mestre das Formas - De 7 de agosto a 12 de outubro de 2026, o MAB FAAP recebe Miró: Mestre das Formas, exposição internacional realizada pelo Instituto Totex, que reúne mais de 100 obras originais do mestre catalão.
Saiba mais
Qua
12/Ago
Janela para Pequim: Portinari na China - Sala Petrobras — Janela para Pequim: Portinari na Chinachega ao Museu Histórico Nacional
Saiba mais
Dom
30/Ago
Para crianças: experiências com a arte desde 1968 - PINACOTECA DE SÃO PAULO INAUGURA EXPOSIÇÃO PARACRIANÇAS
Saiba mais
Qua
02/Set
Amazônicas: Poéticas femininas - Inaugurada na semana do Dia da Amazônia, mostra terá obras de artistas mulheres do Pará, Acre e Amazonas, e também será apresentada no metaverso, com experiência imersiva
Saiba mais