Os girassóis de Van Gogh deixarão Londres por mais de um ano, enquanto a exibição australiana é adicionada à turnê de empréstimos sem precedentes
Obra-prima da Galeria Nacional de Londres está indo para a Galeria Nacional da Austrália de Canberra
Os girassóis de Van Gogh (1888) devem ir para a Austrália no próximo ano. A Galeria Nacional da Austrália de Canberra apresentará a pintura como destaque em sua exposição Botticelli a Van Gogh: Obras-primas da Galeria Nacional, Londres (13 de novembro de 2020 a 14 de março de 2021).
Outros artistas presentes na exposição incluem Titian, Goya, Turner, Cézanne e Gauguin. Entre os principais trabalhos estão o auto-retrato de Rembrandt aos 63 anos de idade (1669) e uma jovem de Vermeer sentada em uma Virginal (1670-72).
Canberra será a terceira e última parada de um passeio pelas fotos da Galeria Nacional, onde será organizado pela instituição de caridade Art Exhibitions Australia. No início deste ano, foi anunciado que a turnê começaria em dois locais japoneses: Museu Nacional de Arte Ocidental de Tóquio (3 de março a 14 de junho de 2020) e Museu Nacional de Arte de Osaka (7 de julho a 18 de outubro de 2020). Os dois museus japoneses devem atrair cerca de um milhão de visitantes.
A adição de Canberra significa que os girassóis, uma das pinturas mais populares da Galeria Nacional, estarão expostos em Londres por pouco mais de um ano. O Van Gogh só foi emprestado no exterior três vezes desde sua aquisição em 1923 - para Paris em 1955 e Amsterdã em 2002 e 2013.
As exposições japonesas e australianas incluirão o maior grupo de pinturas da Galeria Nacional já enviadas para o exterior. Um porta-voz da galeria diz que as taxas do show de turnês serão parcialmente usadas para "compartilhar nossas obras com o público no Reino Unido".
• Botticelli to Van Gogh: Masterpieces from the National Gallery, London, National Gallery of Australia, Canberra, 3 November 2020-14 March 2021