Projeto ‘Oficina de Robótica Artística - Sons e Sentidos’ promove inclusão cultural conectando música e tecnologia através da robótica
Voltada para pessoas surdas, a oficina oferece experiências educativas e sensoriais que estimulam a expressão artística dos participantes por meio da interação com a tecnologia.
O projeto "Oficina de Robótica Artística - Sons e Sentidos" combina arte e tecnologia em oficinas gratuitas que utilizam música e robótica como ferramentas de educação e estímulo sensorial para pessoas surdas. As aulas, realizadas no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), no bairro Laranjeiras, no Rio de Janeiro, são conduzidas em português e na Língua Brasileira de Sinais (Libras)
A oficina propõe o desenvolvimento de bonecos robóticos percussionistas e a criação rítmica por meio de softwares. Para possibilitar essa interação sensorial, o projeto utiliza mochilas vibratórias que transmitem as vibrações das batidas das músicas para quem as veste. Além disso, é utilizado um software visual de apoio à percepção rítmica, que permite acompanhar o ritmo dos instrumentos através de símbolos e uma linha do tempo exibidos em uma tela.
“O ritmo faz parte da vida de todos nós, começando pelo coração. Uma analogia interessante falar de ritmo e coração, nos leva a pensar no afeto. Quando propomos uma oficina com pessoas surdas, foi pensando no desafio que é despertar o afeto através de batidas rítmicas utilizando tecnologias que permitem atrair essas pessoas para um lugar pouco conhecido, mas que está presente em sua vida”, destaca Stella Savelli, coordenadora da oficina.
Ao final da oficina, em novembro, será realizada uma exposição sensorial na Galeria de Arte, Ciência e Tecnologia do INES. A exposição apresentará os bonecos robóticos em ação, com performances rítmicas abertas aos frequentadores do espaço e ao público em geral.
“A oficina pretende criar um ambiente onde imaginação e tecnologia se unem para transformar ideias em realidades, promovendo uma cultura de experimentação, colaboração e aprendizado, além de incentivar o debate e a reflexão sobre as diversas possibilidades que surgem na interseção entre arte e tecnologia” complementa Stella.
Contemplado no edital Pró-Carioca Diversidade Cultural - Edição Paulo Gustavo (04/2023), da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, o projeto é coordenado por Jasmin Dansa e Stella Savelli em parceria com a Teia Cultural.
MATERIAIS DE APOIO A IMPRENSA AQUI
Sobre a ‘Oficina de Robótica Artística - Sons e Sentidos’
A Oficina de Robótica Artística é um projeto que conecta arte e tecnologia, promovendo oficinas que integram música, robótica e criação artística para jovens, adolescentes e adultos. Criada em 2022, a oficina tornou-se uma referência na integração de arte e tecnologia, despertando o interesse pela de jovens pela expressão artística por meio de ferramentas tecnológicas e animatrônicas, e incentivando a experimentação e o aprendizado colaborativo. Com valores centrados em inovação, expressão artística, educação, colaboração e inclusão, a oficina busca inspirar uma nova geração a explorar suas habilidades criativas e técnicas, criando um ambiente onde imaginação e tecnologia se unem para transformar ideias em realidade.