Carregando... aguarde
Museu Boulieu tem obras iniciadas em Ouro Preto - Guia das Artes
Museu Boulieu tem obras iniciadas em Ouro Preto
Museu Boulieu tem obras iniciadas em Ouro Preto
Mais um importante passo para o Ano do Patrimônio Cultural foi dado nesta quinta-feira, dia 25 de julho.
inserido em 2018-08-02 20:28:55
Conteúdo

Mais um importante passo para o Ano do Patrimônio Cultural foi dado nesta quinta-feira, dia 25 de julho. Em cerimônia realizada no Paço da Misericórdia, foi assinada a ordem de serviço para dar início às obras de restauração e adaptação do anexo do prédio, onde futuramente será instalado o Museu Boulieu – Caminhos da Fé.

O Museu Boulieu abrigará aproximadamente 1200 peças de arte colonial e religiosa de origem brasileira, latino americana e asiática as quais foram reunidas ao longo de 50 anos de viagem do casal franco-brasileiro Maria Helena e Jacques Boulieu. A coleção foi doada à Arquidiocese de Mariana para a construção do museu. “A população vai poder ver muitas peças mineiras e brasileiras bonitas e também poder comparar uma Santana feita no nordeste do Brasil, com uma feita na Filipinas, é muito interessante”, destaca Jacques Boulieu.

 

Será um museu único na América, com peças artísticas de regiões colonizadas por portugueses e espanhóis ao redor do mundo. Os recursos para a restauração são da ordem de R$ 6,5 milhões proveniente da Vale via Lei Rouanet. Para Angelo Oswaldo, secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, o Museu terá uma mostra do barroco de todos os continentes, “para que toda a população ouro-pretana e todos aqueles que vem nos visitar possam avaliar a dimensão internacional do barroco e a singularidade do barroco ouro-pretano”, informa.

“O Museu Boulier conta uma história de amor e devoção de um casal que dedicou a algo muito importante. De forma generosa eles estão doando essa coleção à sociedade brasileira que terá a obrigação de zelar esse generoso e riquíssimo acervo, em prol da memória do mundo”, enfatiza Kátia Bogéa presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Por sua vez, o prefeito de Ouro Preto, Júlio Pimenta comenta que o casal doou essas peças para a Arquidiocese de Mariana com o pedido deste museu ser instalado em Ouro Preto. “Com o apoio da Vale e do Iphan estamos iniciando as obras de recuperação do espaço que será entregue ano que vem. Um museu que não vai apenas preservar o nosso patrimônio, mas também evangelizar. Será mais um espaço para geração de emprego e renda, fomentando o turismo e preservando o patrimônio”, destaca.

O secretário municipal de Cultura e Patrimônio Zaqueu Astoni enfatiza que o Museu vai ser o grande legado do Ano do Patrimônio Cultural para a população de Ouro Preto, de Minas Gerais e do Brasil. “É um marco no ano do Patrimônio Cultural em Ouro Preto, pois, além de ser um museu único na América, com peças artísticas de regiões colonizadas por portugueses e espanhóis a redor do mundo, vai ainda divulgar nossa cidade e dinamizar a cultura. Ainda de forma inovadora teremos um roteiro de visitação as obras de restauro para a população e turistas, dentro do programa de educação patrimonial da Secretaria”, explica.

“Será mais um equipamento e atrativo turístico de extrema qualidade que vai eternizar toda a história sacra das obras de arte”, comenta Felipe Guerra, secretário de Turismo, Indústria e Comércio, que enfatiza que o museu é “importantíssimo para o turismo de Ouro Preto que vem gradativamente aumentando o número de visitantes. Com isso, vamos continuar trabalhando cada vez mais para diversificar a economia da cidade, passando pelo turismo e pela cultura”, completa.

 

Fonte: impactoatual

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
01/Jan
ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Sáb
17/Ago
Exposição: Sotaques Paulistanos da Bauhaus por Leonardo Finotti - A MOSTRA DESENVOLVIDA PELO FOTÓGRAFO LEONARDO FINOTTI ESTIMULA NOVOS OLHARES AO VOCABULÁRIO FORMAL DA BAUHAUS E DESTACA A PRODUÇÃO DA ARQUITETURA BRASILEIRA
Saiba mais
Dom
18/Ago
Exposição Scorzelli Megabichos - Museu reúne instalações e obras inéditas de Marcos Scorzelli
Saiba mais
Seg
14/Out
MUSEU DA CHÁCARA DO CÉU APRESENTA EXPOSIÇÃO “MUNDO”, CRIADA ESPECIALMENTE PARA O PÚBLICO INFANTO-JUVENIL - Crianças passarão por uma passagem secreta e terão acesso pela primeira vez a objetos de viagem de Castro Maya.
Saiba mais
Sáb
26/Out
Mostra ‘Sob Ataque’ volta à revolução de 1924 para abordar as bombas reais e simbólicas que contam a história do bairro dos Campos Elíseos - Exposição, idealizada pelo Coletivo Garapa, abre-se ao público dia 26 de outubro e segue em cartaz até 15 de março na Casa da Imagem.
Saiba mais
Dom
27/Out
Ameríndios do Brasil – A Antropologia da Beleza - O universo dos povos indígenas do Xingu sob o olhar de Renato Soares, em exposição no Rio de Janeiro. Até 18 de fevereiro!
Saiba mais
Ter
19/Nov
EXPOSIÇÃO DE CILDO MEIRELES NO RIO É PRORROGADA ATÉ 29 DE FEVEREIRO - Mostra com obras de diversos períodos da carreira do artistacontinua em cartaz na galeria Mul.ti.plo.
Saiba mais
Dom
24/Nov
SURSUM CORDA - No dia 23 de novembro de 2019, a Capela do Morumbi, unidade vinculada ao Museu da Cidade de São Paulo e à Secretaria Municipal de Cultura, abre a instalação “Sursum corda”, de Carlos Eduardo Uchôa.
Saiba mais