Carregando... aguarde
Le Bon Marché ganha instalação assinada por Nendo - Guia das Artes
Le Bon Marché ganha instalação assinada por Nendo
Le Bon Marché ganha instalação assinada por Nendo
O estúdio criou três instalações para a loja de departamento parisiense. As obras buscam refletir a relação da cultura japonesa com a natureza
inserido em 2020-02-06 12:02:24
Conteúdo

 

A cada ano a Le Bon Marché, loja de departamento em Paris, na França, convida artistas contemporâneos para assinar instalações no interior do estabelecimento.

 

Após nomes como Ai Weiwei, Chiharu Shiota e Joana Vasconcelos, chegou a vez do estúdio Nendo.

O designer japonês levou para a loja a criação 'Ame Nochi Hana' ou 'Rain Flowers', além de duas outras instalações, a 'Rain Bottle' e a 'Uncover Skies'. A única restrição dada ao artista era que suas obras levassem em conta a paleta branca que faz parte da ação de liquidação da Le Bon Marché. 

No atrium principal da loja, a 'Ame Nochi Hana' convida os visitantes a refletirem sobre dois fenômenos: a chuva e o florescer das plantas. Utilizando técnicas de artesanato com impressão 3D, a obra movimenta-se como pingos de chuva que tranformam-se em flores enquanto performam um grandioso balé em uma experiência quase meditativa e minimalista

No segundo andar, a 'Uncover Skies' revela-se em uma instalação imersiva e multimídia. Os visitantes são convidados a subirem em uma passarela segurando um guarda-chuva sobre suas cabeças. Conforme andam pela superfície branca, imagens de chuvas e flores surgem no diâmetro da sombrinha e mudam a cada passo dos participantes. 

Continuando a ode à chuva, Nendo apresenta a 'Rain Bottle'. Em japonês existe uma dúzia de palavras para representar a chuva classificadas de acordo com a hora do dia e sua condição. Para refletir sobre a linguagem sensível, o estúdio exibe garrafas de água alinhadas que representam cada uma delas um tipo de chuva.

As criação de Nendo buscam refletir a relação da cultura japonesa com a natureza e a profundidade e importância dessa relação. A exposição ficará aberta até 16 de fevereiro.  

 

Fonte: https://casavogue.globo.com/MostrasExpos/noticia/2020/01/le-bon-marche-ganha-instalacao-assinada-por-nendo.html

Fotos
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
01/Jan
ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Qui
06/Fev
Pasteur, O Cientista - Exposição interativa em SP celebra a vida de Louis Pasteur
Saiba mais
Sáb
28/Mar
OSGEMEOS: Segredos - Pinacoteca recebe exposição d’OSGEMEOS.
Saiba mais
Ter
07/Jul
Arte 7 Escritório de Arte - 2020-07-07 -
Saiba mais