Carregando... aguarde
Frida Kahlo, Van Gogh, Picasso… O que a caligrafia nos conta sobre grandes artistas - Guia das Artes
Frida Kahlo, Van Gogh, Picasso… O que a caligrafia nos conta sobre grandes artistas
Frida Kahlo, Van Gogh, Picasso… O que a caligrafia nos conta sobre grandes artistas
Baseando-se em análises sobre a escrita de uma pessoa para avaliar sua personalidade, a grafologia existe desde o século 18, rodeada em controvérsia, utilizando padrões de caligrafia, características e estilos para supostamente definir traços profundos so
inserido em 2020-01-31 17:08:32
Conteúdo

 

Não há comprovações científicas ou validações empíricas sobre sua eficácia, e de modo geral a grafologia é vista como uma pseudociência.

Trata-se, ainda assim, ao menos de uma metodologia interessante e até divertida para se pensar a personalidade de alguém – uma prática que ainda é feita até hoje.

Se pensarmos na escrita de grandes artistas, sua caligrafia e seu estilo podem ser vistos como uma extensão artística de seu trabalho – e foi pensando nisso que o site Artsy convidou a grafóloga Kathi McKnight para avaliar a escrita de alguns grandes gênios do passado.

1. Vincent Van Gogh

 

Baseada em uma carta que Van Gogh escreveu a um amigo em junho de 1888, quando tinha 35 anos, segundo a grafóloga sua escrita enviesada e elegante indica o desejo de artista de escrever, apesar de estar consumido pelo trabalho. O jeito que o artista escreve “I” (ou “eu”) indicaria a solidão do pintor holandês, como uma “desconexão emocional e distante”. A maneira que escreve a palavra “presente”, inclinada à extrema direita da margem, pode indicar sinais de depressão. Quando assina a carta, porém, a maneira com que cruza a letra T indica, em contraste, seu poder pessoal, assim como tamanho grandioso de sua assinatura indica sua confiança.

2. Frida Kahlo

Analisando duas cartas de Frida para seu marido Diego Rivera, destaca-se, para Kathi, o quão legível é a letra da artista – sem pressa, de forma metódica. Os pingos na letra I indicam atenção aos detalhes, enquanto as letras P e R indicam poder intelectual e excelente coordenação entre os olhos e as mãos.

3. Pablo Picasso

Em um cartão escrito para a grande escritora e sua amiga Gertrude Stein quando esta vivia em Paris, março de 1913, a natureza brusca e apressada de sua escrita sugere, segundo a grafóloga, que Picasso estaria com pressa para colocar seus pensamentos no papel, confirmando assim uma mente muito ágil. A escrita no cartão aponta um momento otimista na vida do pintor, e o os cortes longos nas letras T indicam carisma, confiança e muita energia emocional. O formato da letra T sugere teimosia, enquanto o M e o N apontam para sua especial inteligência.

4. Michelangelo Buonarroti

A análise da grafia do mestre da renascença Michelangelo se baseou em uma carta que o artista escreveu a seu pai em 1508. A escrita de Michelangelo, para Kathi, é artística e quase musical, e a exatidão e retidão com que escrevia sugerem estabilidade. Os espaços entre letras e palavras podem ser sinais de forte intuição. A inclinação em 45 graus de letras e palavras apontam para uma mente corajosa, que só enxerga problemas e não soluções.

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais