Carregando... aguarde
Este veículo militar sul-africano vibrantemente decorado está guardando a entrada do PULSE Miami Beach. Aqui está a história por trás disso - Guia das Artes
Este veículo militar sul-africano vibrantemente decorado está guardando a entrada do PULSE Miami Beach. Aqui está a história por trás disso
Este veículo militar sul-africano vibrantemente decorado está guardando a entrada do PULSE Miami Beach. Aqui está a história por trás disso
O trabalho de Ralph Ziman é coberto com cerca de 70 milhões de contas.
inserido em 2019-12-11 19:54:49
Conteúdo

 

Durante uma Semana de Arte de Miami, um tanto desprovida de trabalho político contundente, a maciça escultura de Ralph Ziman, SPOEK 1, se destaca, e não apenas porque é um veículo blindado maciço, coberto de brilhantes e coloridos ornamentos de contas.

A peça, cumprimentando os visitantes da PULSE Art Fair Miami Beach, é um Casspir policial de 1981 totalmente funcional, produzido pela África do Sul para fins de controle de multidões durante o apartheid. É um lembrete ousado da história internacional da violência estatal e da opressão do governo.

"O Casspir foi a maior invenção do apartheid. Foi construído para sustentar explosões de bombas e foi projetado para suprimir populações urbanas ”, disse Ziman ao Artnet News.

Artista branco da África do Sul, Ziman convocou uma equipe de cerca de 100 artesãos do Zimbábue e da África do Sul para criar o padrão tradicional de miçangas que transforma o Casspir de um símbolo do medo em algo ousado e bonito. (Ziman aprendeu a andar pelo caminho, mas prontamente admite que suas habilidades ainda empalidecem em comparação com as de sua equipe, dez das quais agora trabalham para ele em período integral.)

Antes de levar a obra para os EUA, o artista dirigiu o projeto pela África do Sul, permitindo que a população local se envolvesse com o veículo transformado, e de repente perdeu seu poder para inspirar medo. No caminho, ele fotografou soldados, vestidos com uniformes de miçangas e armas igualmente adornadas.

No PULSE, essas fotos são oferecidas, juntamente com os AK47 de contas e outros trabalhos relacionados, da Rendon Gallery de Los Angeles. "A idéia", disse Ziman, "era fabricar armas não-letais na África do Sul que fossem bonitas e coloridas para combater as armas fabricadas no resto do mundo e vendidas para a África".

(Como uma nota de rodapé engraçada, Ziman realmente teve que ser certificado como traficante de armas para importá-lo.)

O SPOEK 1, o veículo colorido estacionado na entrada da feira, também está à venda. O preço é negociável, dependendo do cliente, segundo o artista. Essencialmente, a apresentação na feira é uma versão menor de “Ralph Ziman: The Casspir Project”, que estava em exibição na galeria durante o Frieze LA. Você também pode ter visto o SPOEK 1 na 1-54 Contemporary African Art Fair em Nova York em 2018.
Quando o apartheid terminou em 1994, os Casspirs desapareceram das ruas da África do Sul. Mas, desde então, ressurgiram em todo o mundo - muitos foram vendidos para os EUA durante a Guerra do Iraque e depois doados para forças policiais em todo o país.

"É o único veículo projetado na África que foi exportado para o resto do mundo, então queríamos africanizá-lo e possuí-lo", disse Ziman. Ele diz que se inspirou para criar o SPOEK 1 quando viu imagens da força policial dos EUA usando Casspirs durante o movimento Black Lives Matter.

"O mundo inteiro militarizou sua força policial", acrescentou Ziman. "Acho que depois que você coloca a polícia no topo [Casspir] com armas automáticas em um lugar como Ferguson, eles começam a ver o outro lado como o inimigo."

 

Fonte: https://news.artnet.com/market/ralph-siman-pulse-miami-beach-1725021

Fotos
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais