Durante uma Semana de Arte de Miami, um tanto desprovida de trabalho político contundente, a maciça escultura de Ralph Ziman, SPOEK 1, se destaca, e não apenas porque é um veículo blindado maciço, coberto de brilhantes e coloridos ornamentos de contas.
A peça, cumprimentando os visitantes da PULSE Art Fair Miami Beach, é um Casspir policial de 1981 totalmente funcional, produzido pela África do Sul para fins de controle de multidões durante o apartheid. É um lembrete ousado da história internacional da violência estatal e da opressão do governo.
"O Casspir foi a maior invenção do apartheid. Foi construído para sustentar explosões de bombas e foi projetado para suprimir populações urbanas ”, disse Ziman ao Artnet News.
Artista branco da África do Sul, Ziman convocou uma equipe de cerca de 100 artesãos do Zimbábue e da África do Sul para criar o padrão tradicional de miçangas que transforma o Casspir de um símbolo do medo em algo ousado e bonito. (Ziman aprendeu a andar pelo caminho, mas prontamente admite que suas habilidades ainda empalidecem em comparação com as de sua equipe, dez das quais agora trabalham para ele em período integral.)
Antes de levar a obra para os EUA, o artista dirigiu o projeto pela África do Sul, permitindo que a população local se envolvesse com o veículo transformado, e de repente perdeu seu poder para inspirar medo. No caminho, ele fotografou soldados, vestidos com uniformes de miçangas e armas igualmente adornadas.
No PULSE, essas fotos são oferecidas, juntamente com os AK47 de contas e outros trabalhos relacionados, da Rendon Gallery de Los Angeles. "A idéia", disse Ziman, "era fabricar armas não-letais na África do Sul que fossem bonitas e coloridas para combater as armas fabricadas no resto do mundo e vendidas para a África".
(Como uma nota de rodapé engraçada, Ziman realmente teve que ser certificado como traficante de armas para importá-lo.)
O SPOEK 1, o veículo colorido estacionado na entrada da feira, também está à venda. O preço é negociável, dependendo do cliente, segundo o artista. Essencialmente, a apresentação na feira é uma versão menor de “Ralph Ziman: The Casspir Project”, que estava em exibição na galeria durante o Frieze LA. Você também pode ter visto o SPOEK 1 na 1-54 Contemporary African Art Fair em Nova York em 2018.
Quando o apartheid terminou em 1994, os Casspirs desapareceram das ruas da África do Sul. Mas, desde então, ressurgiram em todo o mundo - muitos foram vendidos para os EUA durante a Guerra do Iraque e depois doados para forças policiais em todo o país.
"É o único veículo projetado na África que foi exportado para o resto do mundo, então queríamos africanizá-lo e possuí-lo", disse Ziman. Ele diz que se inspirou para criar o SPOEK 1 quando viu imagens da força policial dos EUA usando Casspirs durante o movimento Black Lives Matter.
"O mundo inteiro militarizou sua força policial", acrescentou Ziman. "Acho que depois que você coloca a polícia no topo [Casspir] com armas automáticas em um lugar como Ferguson, eles começam a ver o outro lado como o inimigo."
Fonte: https://news.artnet.com/market/ralph-siman-pulse-miami-beach-1725021