Carregando... aguarde
Especialistas criam perfumes a partir de obras de arte do Museu do Louvre - Guia das Artes
Especialistas criam perfumes a partir de obras de arte do Museu do Louvre
Especialistas criam perfumes a partir de obras de arte do Museu do Louvre
Iniciativa é inédita e tem prazo de validade: criações estarão disponíveis para o público por apenas um ano
inserido em 2019-07-04 19:15:47
Conteúdo


Como cheira uma obra de arte? Oito perfumistas se prestaram a esta reflexão para extrair a essência de grandes criações do Museu do Louvre, que com esta iniciativa oferece pela primeira vez uma experiência visual e olfativa. A Vitória de Samotrácia, Vênus de Milo, San José Carpintero e A Ninfa e o Escorpião são quatro das oito obras escolhidas para a experiência.

A iniciativa, resultado de uma colaboração entre o Louvre e a perfumaria Buly, empresa criada em 1803, é inédita e tem prazo de validade: suas criações só estarão disponíveis para o público durante um ano. “Quem vem ao museu não vem apenas para ver pinturas, esculturas e objetos de arte, mas para viver uma experiência sensorial”, disse à EFE o diretor de Relações Exteriores da galeria, Adel Ziane. O primeiro sentido é a visão, explica ele, mas esse exercício coloca o visitante na atmosfera das obras escolhidas.


"Eu não queria tentar descrever a imagem através do perfume, mas retransmitir o sentimento, a sua essência", diz a perfumista Sidonie Lancesseur, que teve como referência a obra San José Carpintero, de la Tour. Este retrato íntimo do menino Jesus e seu pai na oficina, com luz de velas como um único ponto de luz, encontrou seu olfativo "alter ego" em um perfume com aromas de verbena, cedro e flor de laranjeira.

A escolha das obras foi pessoal e variada. Jean-Christophe Hérault, fascinado desde a infância pela escultura grega Vênus de Milo, tentou reproduzir o máximo de sua feminilidade. “Eu queria expressar essas curvas, seu lado carnal. A Vênus de Milo é uma 'femme fatale'”, afirma sobre a icônica estátua de mármore que data de 120 aC. Para representá-la, Hérault compôs uma essência com notas de tangerina e jasmim.

O museu nunca tinha feito um projeto semelhante antes, mas a relação entre os dois mundos é evidente: “perfumaria é uma arte que existe há milhares de anos e acompanha os homens. Nós quisemos prestar homenagem a essa história”, diz Ziane.

O processo não foi fácil. Alguns perfumistas levaram mais de um mês para encontrar aromas que traduzissem o sentimento causado por quadros como A Banhista Valpinçon, de Jean Auguste Dominique Ingres. Outros ficaram claros desde o início: Vitória de Samotrácia ganhou uma mistura de jasmim, bergamota, magnólia e rosa, e A Ninfa e o Escorpião foi traduzida em uma essência de heliotrópio e amêndoa amarga.

Os perfumes estarão à venda no Louvre até dia 6 de julho e também em lojas Buly por 150 euros (cerca de R$ 650), com estoque limitado.

 

Por Marta Garde, EFE
Fonte: Estadão

Fotos
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
01/Jan
ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
Ter
07/Jan
GALERIA TÁTIL- A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu. A seleção das obras foi realizada considerando a indicação do público com deficiências visuais que participou de visitas orientadas ao acer
Saiba mais
Seg
07/Jul
Galeria Tatil na Pinacoteca de Sâo Paulo - A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu
Saiba mais
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Sáb
22/Out
Galeria José e Paulina Nemirovsky - Arte Moderna - A mostra é uma reorganização e ampliação da exposição sobre o Modernismo.
Saiba mais
Dom
27/Ago
Arte no Brasil: Uma história na Pinacoteca de São Paulo. Vanguarda brasileira dos anos 1960 - Coleção Roger Wright - A mostra de longa duração celebra o comodato de 178 obras estabelecido em março de 2015 entre a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a Pinacoteca e a Associação Cultural Goivos, responsável pela Coleção Roger Wright.
Saiba mais
Dom
22/Out
Galeria José e Paulina Nemirovsky - Arte moderna - Essa é uma exposição única e especial, que percorre grande parte do cenário histórico-cultural brasileiro do século XX. Sem contar que ampliamos de 49 para 110 obras essa mostra, todas emblemáticas e de reconhecimento internacional. Estamos muito satisfei
Saiba mais
Qua
03/Jul
Exposição "Tempo em Suspensão" - EXPOSIÇÃO NO MUSEU DA REPÚBLICA CELEBRA 40 ANOS DE TRAJETÓRIA DE LIA DO RIO
Saiba mais
Sex
05/Jul
Falo por um fio - Instalação com vídeos e 1.200 fragmentos em crochê misturados a cascas de ovos sugere formas orgânicas e paisagens moles.
Saiba mais