Carregando... aguarde
Espaço Renato Russo abre inscrições para cursos de iniciação à arte - Guia das Artes
Espaço Renato Russo abre inscrições para cursos de iniciação à arte
Espaço Renato Russo abre inscrições para cursos de iniciação à arte
inserido em 2022-06-15 19:25:54
Conteúdo

 

As inscrições para os cursos estão abertas, com vagas limitadas, e podem ser feitas pelas redes sociais do ECRR

Após um período de reclusão em decorrência da pandemia da covid-19, o Espaço Cultural Renato Russo, da 508 Sul, abre inscrições para novos cursos e oficinas gratuitas de ilustração, xilogravura, cerâmica e escultura. O mês de junho marca a retomada das oficinas de arte, realizadas pelo Instituto Janelas da Arte e Cidadania, por meio do Programa Pedagógico-Formativo, com fomentação da Secretaria de Cultura do Distrito Federal. As inscrições para os cursos estão abertas, com vagas limitadas, e podem ser feitas pelas redes sociais do ECRR (@espacoculturalrenatorusso).

O Galpão das Artes é de suma importância para a trajetória das artes visuais no Distrito Federal, além de ser anfitrião de identidades artísticas, manifestações e liberdade de expressão desde os anos 1970, com uma tradição de ofertar atividades gratuitas dentro do segmento das artes para todos os públicos.

O professor e coordenador do Programa Pedagógico-Formativo, Fabiano Medeiros, comenta que o espaço cultural merece a dedicação de novos cursos, no sentido de formação e capacitação profissional, além de ser uma demanda do público. "A proposta do Instituto Janela das Artes, em parceria com a Secretaria de Cultura do DF, é reativar as atividades dos cursos de formação. Sendo assim, os cursos vêm para implementar esse espaço como sendo um espaço também de formação artística e cultural".

Ainda na programação de cursos, o artista e professor Valdério Costa trará a história e a prática da xilogravura, uma das mais ricas e autênticas expressões artísticas da cultura popular do Brasil. O curso propõe uma jornada teórico-prática que passará pela História da xilogravura, A xilogravura e a literatura de cordel, A xilogravura e a ilustração, materiais e ferramentas e atividades artísticas práticas. "A minha ideia é fazer um curso em que a pessoa que participe, possa ter, não só essa essa parte prática, mas também ter compreensão do processo da xilogravura, que é um processo de três etapas que você tem que dominar: o desenho, o entalhe e a impressão", comenta o artista.

Além de Fabiano e Valdério, o historiador, ilustrador e cartunista, Luigi Pedone já deu oficinas no ECRR entre 2009 e 2012, e agora volta ao espaço, o qual frequentava na juventude. Ele vem para abrir a temporada de cursos, com uma oficina de ilustração editorial, voltada para o público infantil, jovem e adulto. O mestre das artes da escultura e cerâmica, Paulo De Paula, que já ministrou um curso no Museu Vivo da Memória Candanga e atuou como professor voluntário nas oficinas de cerâmica promovidas pelo Núcleo de Estudos e Atenção à Exclusão Social, ministrará cursos em três turmas diferentes, sendo uma dedicada à escultura, uma à cerâmica e outra com as duas técnicas associadas.

Os cursos de artes visuais têm início no dia 21 de junho, e duram, em média, três meses. Para mais informações, acesse a página do Instagram do Espaço Cultural Renato Russo (@espacoculturalrenatorusso).

*Estagiária sob a supervisão de Severino Francisco

Fonte: Correio Braziliense

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Sáb
02/Mar
A arte fotográfica de Pico Garcez -
Saiba mais
Sáb
02/Mar
Alma da Rua II -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais