Carregando... aguarde
Escola Porto Iracema das Artes recebe, nesta segunda-feira (17/06), estudantes franceses do Projeto Porto MIS CinéFabrique- Guia das Artes
Escola Porto Iracema das Artes recebe, nesta segunda-feira (17/06), estudantes franceses do Projeto Porto MIS CinéFabrique
Escola Porto Iracema das Artes recebe, nesta segunda-feira (17/06), estudantes franceses do Projeto Porto MIS CinéFabrique
inserido em 2024-06-19 19:29:17
Conteúdo

 

Escola Porto Iracema das Artes recebe, nesta segunda-feira (17/06), estudantes franceses do Projeto Porto MIS CinéFabrique 

Foto: Micaela Menezes

A iniciativa promove a realização de dois curtas-metragens de ficção, num processo formativo realizado em parceria entre a Escola Porto Iracema, o Museu da Imagem e do Som e o programa internacional “Cine Nomad School”, da CinéFabrique, escola superior de cinema localizada em Lyon, na França

A Escola Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), em parceria com o  Museu da Imagem e Som do Ceará – e a escola de cinema CinéFabrique (França), traz ao Ceará, desde a última segunda (17), dez alunos franceses de audiovisual para, junto de dez alunos cearenses, realizarem dois curta-metragens de ficção. O projeto, chamado “Porto MIS CinéFabrique”, prevê o intercâmbio entre os dois países como parte de um processo formativo colaborativo em cinema.

Esta é a segunda etapa do programa, na qual alunos franceses do “Cine Nomad School”, da Escola de Formação Superior CinéFabrique, entram no processo de desenvolvimento dos curtas-metragens “Quase à meia-voz”, de Victor Emanuel Rodrigues Borges e Maria Tamires Rodrigues Souza, e “Vampiro”, proposto por Emilly Guilherme e Nolí Levi, ambos selecionados entre os 12 roteiros criados na primeira fase. Nesta etapa, os alunos brasileiros e franceses irão trabalhar durante 10 dias intensos na produção dos filmes, num processo formativo, cujo objetivo principal é aprender e criar juntos, compartilhando visões de mundo e práticas imagéticas diferentes, com foco na experimentação técnica e no intercâmbio cultural. 

Alcançar esta fase do projeto representa um marco significativo para o Programa de Formação Básica da Escola, que está promovendo um intercâmbio internacional pela primeira vez. "Eu acho importante destacar que a CinéFabrique trabalha nesse programa de intercâmbio internacional com esse princípio pedagógico do encontro, do fazer junto. Ou seja, cabe às instituições parceiras (a CinéFabrique, a Porto Iracema e o Museu da Imagem e do Som) criarem as condições para que esse encontro aconteça e para que esses jovens intercambistas assumam o protagonismo do processo criativo e formativo. Essa ideia de encontro e protagonismo juvenil, dialoga diretamente com os princípios pedagógicos aqui do nosso Programa de Formação Básica e dialoga muito diretamente com a discussão sobre as "poéticas das confluências" que a gente está levantando ao longo desse ano de 2024", destaca Edilberto Mendes, Coordenador do Programa de Formação Básica da Escola Porto Iracema das Artes. 

Deo Cardoso, roteirista e novo coordenador do Percurso Básico em Audiovisual da Porto, conta que poder estar acompanhando estudantes franceses é uma grande troca de conhecimentos teóricos, históricos e culturais em cinema e audiovisual.  “É um intercâmbio riquíssimo, que nasce de uma iniciativa pioneira. Uma troca muito grande de práticas, principalmente nesse momento em que o Brasil quer fortalecer seus laços políticos e diplomáticos com a França, neste “Ano do Brasil na França e vice-versa”, que acontece agora em 2025. Completa que, para além do acesso ao conhecimento dos alunos que vem de uma das maiores escolas de ensino superior em cinema e audiovisual da França, poderemos, através dos nossos alunos, apresentar a nossa forma de pensar o cinema. 

Para o aluno francês Diego Lumens, em sua primeira vez no Brasil, tem sido um grande choque cultural experienciar o fazer do audiovisual brasileiro. “Fico muito feliz, pois conheço muito pouco o cinema brasileiro, assisti alguns curtas-metragens e meu filme favorito é o ‘Cidade de Deus’. Quero muito poder aprender mais sobre a produção cinematográfica do país”, conclui.

Emilly Guilherme, roteirista do curta-metragem “Vampiro”, ressalta a importância das políticas públicas para fazer acontecer um projeto  tão grandioso. “Minhas expectativas são infinitas, eu e minha parceira Nolí Levi nos dedicamos muito para fazer esse projeto e estamos muito contentes por ele ter sido selecionado. No  final das contas, o roteiro de “Vampiro” será executado, mas todos que participaram do processo saem ganhando, todos tiveram a oportunidade de sair com seus roteiros prontos, inclusive para poderem participar de outros editais e oportunidades públicas e privadas. O cinema brasileiro tem muito a ganhar com o cinema francês, assim como o cinema francês tem muito a ganhar com o brasileiro. Percebi um espírito de equipe muito bacana da parte da delegação francesa e tenho certeza que nossa parceria será de muito intercâmbio de conhecimentos de verdade”, completa Emilly Guilherme. 

Ao final, o programa contempla, ainda, a ida do/a diretor/a e do/a montador/a de cada filme para uma temporada de pós-produção realizada inteiramente na sede da CinéFabrique, em Lyon, para a montagem dos filmes. As despesas de deslocamento e hospedagem das pessoas beneficiadas são de responsabilidade das instituições parceiras. 

No início do programa, os estudantes cearenses selecionados para a primeira etapa aprenderam sobre pesquisa em audiovisual, estrutura e construção de personagem, além de escrita de roteiro e preparação para a realização do pitching, momento em que os roteiros criados são apresentados para um júri, com a justificativa sobre a viabilidade daquela história e do porquê o filme deve ser produzido. Estes 4 primeiros módulos contaram com a participação de professores com forte atuação e experiência no cinema no Ceará. Foram eles a roteirista Natália Maia, o diretor e roteirista Samuel Brasileiro, o roteirista e realizador Wislan Esmeraldo e o diretor e roteirista e atual coordenador do Curso Básico Déo Cardoso.

 

Sobre a Escola Porto Iracema das Artes

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 2013, desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

 

Sobre a CinéFabrique

A CinéFabrique é uma escola de cinema localizada em Lyon, na França, cujo foco é formar profissionais para o campo audiovisual, com oferta de cursos de graduação em três anos nas áreas de roteiro, produção, fotografia, som, edição, direção de arte e efeitos especiais, favorecendo populações jovens com mais dificuldade de acesso à profissionalização. Com metodologia centrada na inserção profissional dos alunos, a CinéFabrique mantém um quadro de formadores de reconhecimento nacional e internacional, oferecendo, além das graduações, cursos de curta duração.

 

Sobre o MIS

O MIS Ceará é lugar de experimentação, educação, reflexão, preservação, pesquisa e entretenimento. Um museu polifônico, com foco na diversidade e na inclusão, onde se busca pensar por meio das imagens e dos sons, estabelecendo conexões e promovendo experiências compartilhadas. Contando com equipamentos de última geração para atuar na conservação, digitalização, restauro digital e exposição de acervos imagéticos, sonoros e audiovisuais, o MIS Ceará é hoje um dos museus mais avançados da América do Sul.

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Ter
26/Mar
Quase Circo, de Carmela Gross -
Saiba mais
Sex
05/Abr
EXPOSIÇÃO BLOCO DO PRAZER -
Saiba mais
Ter
28/Mai
Ars Sonora – Hermeto Pascoal-
Saiba mais
Sáb
08/Jun
Exposição YVY MARÃEY - A TERRA SEM MALES -
Saiba mais
Qua
12/Jun
Match -
Saiba mais