Carregando... aguarde
Editora Cobogó lança livro bilíngue sobre a obra de Odires Mlászho - Guia das Artes
Editora Cobogó lança livro bilíngue sobre a obra de Odires Mlászho
Editora Cobogó lança livro bilíngue sobre a obra de Odires Mlászho
Edição reúne mais de 100 trabalhos do artista, além de glossário com procedimentos técnicos e entrevista com a curadora Ana Paula Cohen.
inserido em 2017-04-12 14:33:16
Conteúdo

Desde a década de 1990, Odires Mlászho utiliza enciclopédias, manuais, livros de esculturas clássicas, fotos e gravuras como matéria-prima para seu trabalho. Manipula os materiais em recortes, colagens, esfoliações e incisões, entre outros procedimentos. Em seguida, cria e organiza longas séries, trazendo sempre um novo léxico. Parte desse importante material estará reunida numa bela publicação, bilíngue (português e inglês) com capa em tecido, editada pela Cobogó. O lançamento será dia 18 de abril, na Galeria Vermelho, em São Paulo.

Em Odires Mlászho, o leitor encontra mais de 110 imagens produzidas nos últimos 20 anos, além de um glossário escrito pelo próprio artista, com procedimentos e técnicas usados na elaboração dos trabalhos. Há também uma longa entrevista conduzida pela curadora Ana Paula Cohen. “A coleta é o primeiro impulso que vai definir a específica natureza das obras. Há uma familiaridade original, anterior a cada item que capturo e trago para o começo da minha atuação, no estúdio”, explica o artista.

Em parte das séries Odires utiliza a representação do corpo humano disponível nas ilustrações e fotografias e reflete sobre o processo de construção de identidades nas sociedades contemporâneas. Seu trabalho, muitas vezes, põe em questão a autoimagem baseada em padrões de beleza, coragem, poder, masculinidade e feminilidade.

Considerada pelo artista sua primeira série consistente, Cavo um fóssil repleto de anzóis, de 1996, abre o livro. Nas obras, Odires combina bustos de imperadores romanos a retratos em preto e branco de políticos alemães do século XX. Também fazem parte da publicação diversos trabalhos elogiados pelo público e pela crítica, como Mestres açougueiros e seus aprendizes, Odisseia, Retratos possuídos, Matrizes para línguas bifurcadas e a mais recente, Arquibabas – babas geométricas.

“É como se o conjunto da minha obra tivesse uma integridade e cada item coletado fosse uma matéria-prima original que pudesse aceitar uma elaboração, para fazer parte daquele conjunto. De forma compatível, coerente, em constante construção”, explica o artista que representou o Brasil na 55ª Bienal de Veneza, em 2013.

 

Sobre a Cobogó - Criada em 2008, a Editora Cobogó tem como foco a publicação de livros sobre arte e cultura contemporâneas. Lançou diversos títulos, entre eles A filosofia de Andy Warhol, de Andy Warhol; Hans Ulrich Obrist – Entrevistas vols. 1 a 6, os panoramas Pintura Brasileira séc. XXI e Fotografia na Arte Brasileira séc. XXI, e as monografias de artistas como Adriana Varejão, Nuno Ramos, Laura Lima, Erika Verzutti, Paulo Nazareth e Iran do Espírito Santo. Além das artes visuais, a Cobogó se destaca pelo lançamento de livros sobre música, cinema, teatro e dança. Entre as obras publicadas, estão O dançarino e a dança, sobre a trajetória do bailarino e coreógrafo americano Merce Cunningham; De segunda a um ano, único livro do artista e músico John Cage lançado no Brasil; A Arte do Presente, uma coletânea de entrevistas feitas com Ariane Mnouchkine, diretora e fundadora do Théâtre du Soleil, a Coleção Dramaturgia, com textos de importantes autores contemporâneos, incluindo as premiadas peças Caranguejo Overdrive (de Pedro Kosovski), BR-Trans (de Silvero Pereira) e Krum (do israelense Hanoch Levin), e a coleção O Livro do Disco, que mergulha no universo de álbuns emblemáticos da discografia brasileira e estrangeira. Seu mais recente lançamento é Arte Brasileira para Crianças, com 100 artistas e atividades baseadas em suas obras.

 

Serviço

Título: Odires Mlászho
Entrevista: Ana Paula Cohen
Bilíngue: Português e inglês
Número de páginas: 240
Editora: Cobogó
ISBN: 978-85-5591-019-7
Encadernação: Capa dura (tecido)
Formato: 20x27,9 cm
Ano de edição: 2017
Preço de capa: R$125,00
Lançamento – Odires Mlászho
Data: 18/04 (terça-feira)
Horário: 20h à 23h
Local: Galeria Vermelho – Rua Minas Gerais, 350. Tel: (11) 3138-1520

 

Informações para a Imprensa

Frase Comunicação
Rita Capell
21 3042-5405/ 9294-1935
ritacapell@frasecomunicacao.com.br

Andrea Gonçalves
(21) 3042-5405/ 7149-9540
andreagoncalves@frasecomunicacao.com.br

Paula Areosa
21 98093-2019
paula.areosa@frasecomunicacao.com.br

Ticiana Flarys
21 2282-5287
comunicacao@cobogo.com.br

Fotos
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais