Carregando... aguarde
CONFISCADAS EM SUSPEITA DE NARCOTRÁFICO, ESCULTURAS DE BUDA SÃO DEVOLVIDAS AO PAQUISTÃO - Guia das Artes
CONFISCADAS EM SUSPEITA DE NARCOTRÁFICO, ESCULTURAS DE BUDA SÃO DEVOLVIDAS AO PAQUISTÃO
CONFISCADAS EM SUSPEITA DE NARCOTRÁFICO, ESCULTURAS DE BUDA SÃO DEVOLVIDAS AO PAQUISTÃO
Os artefatos retornaram ao seu lugar de direito, o Museu Nacional do Afeganistão, após uma longa e complexa investigação
inserido em 2019-11-14 18:43:39
Conteúdo

 

Os artefatos retornaram ao seu lugar de direito, o Museu Nacional do Afeganistão, após uma longa e complexa investigação

Uma coleção antiga e preciosa de cabeças de Buda de Terracota, que se acredita terem sido roubadas pelo Talibã e transportadas para o Reino Unido, será devolvida ao Afeganistão após 17 anos de sua descoberta no aeroporto de Heathrow, em Londres.

Em setembro de 2002, oficiais da alfândega interceptaram duas caixas de madeira que haviam sido transportadas de avião em uma viagem que partiu do aeroporto de Peshawar, no Paquistão.

Inicialmente, a polícia suspeitava que os caixotes pudessem conter drogas, mas, em vez disso, foram surpreendidos com as esculturas que datam entre os séculos 4 e 6. Os detetives constataram que os objetos haviam sido enviados em consignação para uma empresa sediada em Londres, que desconhecia o conteúdo, e o caso foi encerrado.

Com isso, a Polícia Metropolitana de Londres entregou a coleção ao Museu Britânico para identificação. Entretanto, posteriormente, o Afeganistão reivindicou as peças, mas devido às turbulências e conflitos no país, os artefatos não puderam ser devolvidos na ocasião.

As peças foram expostas no Museu Britânico após um acordo com o Museu Nacional do Afeganistão, e, após 17 anos, elas finalmente serão devolvidas ao seu lugar de direito. “Este tem sido um caso muito longo e complexo, mas estou muito satisfeito que, após 17 anos, esses itens antigos e preciosos estejam finalmente sendo devolvidos”, declarou Sophie Hayes, da Unidade de Arte e Antiguidade do Polícia Metropolitana de Londres.

 

Fotos
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Qui
05/Mar
Rafael Pereira: A Cabeça de Zumbi -
Saiba mais
Qui
12/Mar
Galeria de Arte IBEU recebe a 49ª edição da coletiva Novíssimos - No coração do Jardim Botânico, a Galeria de Arte IBEU reafirma seu papel como um dos principais termômetros da arte emergente no Rio de Janeiro. A partir do dia 12 de março, o espaço abre as portas para a 49ª edição da Novíssimos, a exposição coletiva mai
Saiba mais
Dom
15/Mar
Pequenas Grandes Histórias de um Dia Qualquer apresenta obras de Jorge Fonseca no Sesc Barra Mansa - Com abertura no dia 15 de março, exposição reúne trabalhos em pintura, bordado e madeira, além de ações formativas e recursos de acessibilidade
Saiba mais