Carregando... aguarde
CONFISCADAS EM SUSPEITA DE NARCOTRÁFICO, ESCULTURAS DE BUDA SÃO DEVOLVIDAS AO PAQUISTÃO - Guia das Artes
CONFISCADAS EM SUSPEITA DE NARCOTRÁFICO, ESCULTURAS DE BUDA SÃO DEVOLVIDAS AO PAQUISTÃO
CONFISCADAS EM SUSPEITA DE NARCOTRÁFICO, ESCULTURAS DE BUDA SÃO DEVOLVIDAS AO PAQUISTÃO
Os artefatos retornaram ao seu lugar de direito, o Museu Nacional do Afeganistão, após uma longa e complexa investigação
inserido em 2019-11-14 18:43:39
Conteúdo

 

Os artefatos retornaram ao seu lugar de direito, o Museu Nacional do Afeganistão, após uma longa e complexa investigação

Uma coleção antiga e preciosa de cabeças de Buda de Terracota, que se acredita terem sido roubadas pelo Talibã e transportadas para o Reino Unido, será devolvida ao Afeganistão após 17 anos de sua descoberta no aeroporto de Heathrow, em Londres.

Em setembro de 2002, oficiais da alfândega interceptaram duas caixas de madeira que haviam sido transportadas de avião em uma viagem que partiu do aeroporto de Peshawar, no Paquistão.

Inicialmente, a polícia suspeitava que os caixotes pudessem conter drogas, mas, em vez disso, foram surpreendidos com as esculturas que datam entre os séculos 4 e 6. Os detetives constataram que os objetos haviam sido enviados em consignação para uma empresa sediada em Londres, que desconhecia o conteúdo, e o caso foi encerrado.

Com isso, a Polícia Metropolitana de Londres entregou a coleção ao Museu Britânico para identificação. Entretanto, posteriormente, o Afeganistão reivindicou as peças, mas devido às turbulências e conflitos no país, os artefatos não puderam ser devolvidos na ocasião.

As peças foram expostas no Museu Britânico após um acordo com o Museu Nacional do Afeganistão, e, após 17 anos, elas finalmente serão devolvidas ao seu lugar de direito. “Este tem sido um caso muito longo e complexo, mas estou muito satisfeito que, após 17 anos, esses itens antigos e preciosos estejam finalmente sendo devolvidos”, declarou Sophie Hayes, da Unidade de Arte e Antiguidade do Polícia Metropolitana de Londres.

 

Fotos
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
01/Jan
ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Sáb
17/Ago
Exposição: Sotaques Paulistanos da Bauhaus por Leonardo Finotti - A MOSTRA DESENVOLVIDA PELO FOTÓGRAFO LEONARDO FINOTTI ESTIMULA NOVOS OLHARES AO VOCABULÁRIO FORMAL DA BAUHAUS E DESTACA A PRODUÇÃO DA ARQUITETURA BRASILEIRA
Saiba mais
Dom
18/Ago
Exposição Scorzelli Megabichos - Museu reúne instalações e obras inéditas de Marcos Scorzelli
Saiba mais
Seg
14/Out
MUSEU DA CHÁCARA DO CÉU APRESENTA EXPOSIÇÃO “MUNDO”, CRIADA ESPECIALMENTE PARA O PÚBLICO INFANTO-JUVENIL - Crianças passarão por uma passagem secreta e terão acesso pela primeira vez a objetos de viagem de Castro Maya.
Saiba mais
Sáb
26/Out
Mostra ‘Sob Ataque’ volta à revolução de 1924 para abordar as bombas reais e simbólicas que contam a história do bairro dos Campos Elíseos - Exposição, idealizada pelo Coletivo Garapa, abre-se ao público dia 26 de outubro e segue em cartaz até 15 de março na Casa da Imagem.
Saiba mais
Qui
07/Nov
EXPOSIÇÃO “SAPATOS QUE PISAM CAMINHOS DIFERENTES” - O Museu Municipal recebe a última exposição do ano. “Sapatos que pisam caminhos diferentes”, que reúne peças deste segmento que datam do início do século XX.
Saiba mais
Qua
13/Nov
Centro Cultural Banco do Brasil recebe retrospectiva da artista japonesa, Chiharu Shiota - Exposição tem trabalhos de Chiharu Shiota do início de sua carreira, em 1994, até instalações inéditas inspiradas no Brasil.
Saiba mais
Ter
19/Nov
EXPOSIÇÃO DE CILDO MEIRELES NO RIO É PRORROGADA ATÉ 29 DE FEVEREIRO - Mostra com obras de diversos períodos da carreira do artistacontinua em cartaz na galeria Mul.ti.plo.
Saiba mais