Carregando... aguarde
Banksy acaba de lançar um novo pungente mural e vídeo sobre a crise dos sem-teto do Reino Unido antes das eleições gerais - Guia das Artes
Banksy acaba de lançar um novo pungente mural e vídeo sobre a crise dos sem-teto do Reino Unido antes das eleições gerais
Banksy acaba de lançar um novo pungente mural e vídeo sobre a crise dos sem-teto do Reino Unido antes das eleições gerais
O mural e o vídeo com tema natalino do ativista-artista são mágicos e melancólicos.
inserido em 2019-12-10 18:31:49
Conteúdo

 

O criador de travessuras residente do mundo da arte está de volta.

Em um vídeo postado no Instagram, nesta manhã, o mega-popular grafiteiro Banksy compartilhou um pequeno clipe com seu mais novo trabalho de parede ao ar livre localizado em Birmingham, Reino Unido.

Aparecendo pela primeira vez hoje na Vyse Street, no bairro de joias da cidade inglesa, a última instalação de Banksy é combinada com o vídeo; juntos, destacam o fato de que a falta de moradia atingiu recordes no Reino Unido.

Executado em uma parede de tijolos não descrita na paleta em preto e branco da assinatura do artista, o mural retrata duas das renas mágicas do Papai Noel subindo no ar. Em vez de um elaborado trenó cheio de brinquedos, os animais parecem "amarrados" a um banco público próximo, o que implica que o casal fantástico basicamente comandou o banco (e qualquer um que esteja dormindo ou sentado nele) para fugir para a noite de inverno.

A identidade de Banksy como ativista político há muito tempo afeta sua obra artística. (Por exemplo, em 2017, ele ofereceu impressões gratuitas aos cidadãos de sua cidade natal, Bristol, em troca de seu voto contra os candidatos do partido Conservador nas eleições. A promoção, no entanto, foi rapidamente anulada pelas autoridades.)

Essa nova campanha em torno da questão dos sem-abrigo onipresentes em seu país natal é particularmente aguda; lançada poucos dias antes das eleições gerais de 12 de dezembro no país, a instalação é ainda mais pungente quando considerada em conjunto com o vídeo relacionado.
O curta-metragem, carregado na conta oficial do Instagram do artista, é ambientado em uma versão sombria da música clássica de férias “Eu estarei em casa no Natal” e se concentra em um presumivelmente sem-teto, enquanto escolhe onde descansar a cabeça para o noite. (A legenda do vídeo apenas o identifica vagamente como "Ryan".)

A platéia observa enquanto o homem descansa seus ossos e pertences no mesmo banco adjacente ao mural de renas de Banksy, produzindo a ilusão de que as criaturas encantadas o estão levando com eles em sua jornada para o céu estrelado de dezembro.

"Deus abençoe Birmingham", diz a legenda da postagem. "Nos 20 minutos em que filmamos Ryan nesse banco, os transeuntes lhe deram uma bebida quente, duas barras de chocolate e um isqueiro - sem que ele pedisse alguma coisa."

Uma análise divulgada no mês passado pela Shelter, uma instituição de caridade que faz campanha para acabar com os sem-teto na Inglaterra e na Escócia, relatou que pelo menos 320.000 pessoas estão atualmente sem-teto no Reino Unido. Birmingham, cidade que Banksy escolheu como local para seu projeto mais recente, registra números particularmente graves, com 1 em 73 pessoas vivendo sem um lugar para chamar de lar.

 

Link para o vídeo:https://www.instagram.com/p/B52l1NkHa71/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=embed_video_watch_again

 

Fonte:https://news.artnet.com/art-world/banksy-mural-homelessness-uk-election-1726668

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais