Carregando... aguarde
Artistas LGBTQI+ lançam curta-metragem sobre ruptura dos padrões cisgêneros - Guia das Artes
Artistas LGBTQI+ lançam curta-metragem sobre ruptura dos padrões cisgêneros
Artistas LGBTQI+ lançam curta-metragem sobre ruptura dos padrões cisgêneros
Obra também aborda questões de gênero, sexualidade, solidão e raça
inserido em 2021-01-29 11:47:08
Conteúdo
 

 

A construção da própria identidade é um processo que se inicia, muitas vezes, na infância e na adolescência, e que pode perdurar pela vida toda.

Quando essa vivência ocorre entre pessoas LGBTQI+, o rompimento de padrões socialmente impostos torna esse caminho mais desafiador. É a partir desta discussão que o Coletivo Ponto lança o curta-metragem “O Vazio, O Vestido, O Veado”, o qual reflete sobre as experiências da descoberta da sexualidade e da ruptura com os padrões cisgêneros. 

 

 

A obra é um resgate de narrativas de pessoas LGBTQI+, que transmitem no curta seus sentimentos, angústias, dúvidas e descobertas durante esse processo de autoconhecimento e afirmação, perpassando por questões de gênero, sexualidade, solidão e raça. O trabalho está disponível no YouTube.

"Ele parte das nossas memórias, parte das nossas vivências, das nossas experiências, das nossas relações. A gente vai escrever isso a partir da linguagem da dança, do audiovisual, do teatro, da poesia e da música", explica Juan Monna, integrante do coletivo. Para ele, desenvolver o “O Vazio, O Vestido, O Veado” também foi um processo de cura

 

Vestir 

As vestimentas são o ponto de partida da obra, de acordo com Mateus Dias, membro do coletivo. Ele afirma que as roupas têm um poder de transmissão, capazes de expressar a construção da identidade de um indivíduo.

"A imagem chega muito antes da nossa fala. Você vê de longe uma pessoa e aí essa imagem é construída por essas vestes. Quando a gente é criança, não temos escolha do que vamos vestir. É o que nos dão e a gente cresce vestindo coisas que muitas vezes não condizem conosco", explica.

Segundo ele, o próprio nome do projeto traduz essa travessia de descoberta do eu. Dias diz que o vazio representa um espaço de criação, enquanto as roupas refletem a identidade gênero. Já "O Veado" é a construção da identidade, quem eles são. 

"A gente se entende como bicha, enquanto veado, enquanto esse corpo que sai do padrão e que está vivo e pulsante. Então a obra fala muito disso, fala desses corpos que se construíram e que se constroem nesse espaço do outro e de si", completa. 

 

Fonte: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/verso/artistas-lgbtqi-lancam-curta-metragem-sobre-ruptura-dos-padroes-cisgeneros-1.3039045

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Qui
07/Mar
Paisagem de um Mundo Partido -
Saiba mais
Qua
13/Mar
Aduana -
Saiba mais