Carregando... aguarde
Artistas LGBTQI+ lançam curta-metragem sobre ruptura dos padrões cisgêneros - Guia das Artes
Artistas LGBTQI+ lançam curta-metragem sobre ruptura dos padrões cisgêneros
Artistas LGBTQI+ lançam curta-metragem sobre ruptura dos padrões cisgêneros
Obra também aborda questões de gênero, sexualidade, solidão e raça
inserido em 2021-01-29 11:47:08
Conteúdo
 

 

A construção da própria identidade é um processo que se inicia, muitas vezes, na infância e na adolescência, e que pode perdurar pela vida toda.

Quando essa vivência ocorre entre pessoas LGBTQI+, o rompimento de padrões socialmente impostos torna esse caminho mais desafiador. É a partir desta discussão que o Coletivo Ponto lança o curta-metragem “O Vazio, O Vestido, O Veado”, o qual reflete sobre as experiências da descoberta da sexualidade e da ruptura com os padrões cisgêneros. 

 

 

A obra é um resgate de narrativas de pessoas LGBTQI+, que transmitem no curta seus sentimentos, angústias, dúvidas e descobertas durante esse processo de autoconhecimento e afirmação, perpassando por questões de gênero, sexualidade, solidão e raça. O trabalho está disponível no YouTube.

"Ele parte das nossas memórias, parte das nossas vivências, das nossas experiências, das nossas relações. A gente vai escrever isso a partir da linguagem da dança, do audiovisual, do teatro, da poesia e da música", explica Juan Monna, integrante do coletivo. Para ele, desenvolver o “O Vazio, O Vestido, O Veado” também foi um processo de cura

 

Vestir 

As vestimentas são o ponto de partida da obra, de acordo com Mateus Dias, membro do coletivo. Ele afirma que as roupas têm um poder de transmissão, capazes de expressar a construção da identidade de um indivíduo.

"A imagem chega muito antes da nossa fala. Você vê de longe uma pessoa e aí essa imagem é construída por essas vestes. Quando a gente é criança, não temos escolha do que vamos vestir. É o que nos dão e a gente cresce vestindo coisas que muitas vezes não condizem conosco", explica.

Segundo ele, o próprio nome do projeto traduz essa travessia de descoberta do eu. Dias diz que o vazio representa um espaço de criação, enquanto as roupas refletem a identidade gênero. Já "O Veado" é a construção da identidade, quem eles são. 

"A gente se entende como bicha, enquanto veado, enquanto esse corpo que sai do padrão e que está vivo e pulsante. Então a obra fala muito disso, fala desses corpos que se construíram e que se constroem nesse espaço do outro e de si", completa. 

 

Fonte: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/verso/artistas-lgbtqi-lancam-curta-metragem-sobre-ruptura-dos-padroes-cisgeneros-1.3039045

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Sáb
12/Dez
MAM recebe exposição com obras de Hélio Oiticica - Mostra conta com cem obras relacionadas ao ritmo, música e dança
Saiba mais
Sex
18/Dez
Obra de Beatriz Milhazes é exposta no Itaú Cultural e no Masp - Simultaneamente nos dois espaços, a exposição ocorre até 30 de maio de 2021. A visitação deve ser agendada nos sites de ambas as instituições
Saiba mais
Qui
21/Jan
CATARSIS - Abertura: dia 21 de janeiro, quinta-feira, às 18h
Saiba mais
Seg
25/Jan
ArTeMs - Exposição coletiva - Em cartaz até 23 de março de 2021 em São Paulo
Saiba mais
Qua
27/Jan
Encontros Culturais do Ecomuseude Santa Cruz (virtual) - Encontros Culturais do Ecomuseu de Santa Cruz
Saiba mais
Qua
27/Jan
Véxoa: nós sabemos (ou o que não sabemos) - Mostra na Pinacoteca é uma reescrita das artes e deve ser vista para além do marco de primeira dedicada às produções indígenas
Saiba mais
Dom
31/Jan
Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro– Espaço Vivo - Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro– Espaço Vivo
Saiba mais
Qui
04/Fev
GESTUALIDADE - Abertura: dia 3 de fevereiro, quarta-feira, às 18h
Saiba mais