Carregando... aguarde
Artista homenageia homens e mulheres negros cujas histórias foram apagadas - Guia das Artes
Artista homenageia homens e mulheres negros cujas histórias foram apagadas
Artista homenageia homens e mulheres negros cujas histórias foram apagadas
A artista Bisa Butler encontrou um meio incomum de homenagear homens e mulheres negros através de sua arte.
inserido em 2020-02-21 19:50:14
Conteúdo

 

Ela usa técnicas de quilting para trazer à tona suas imagens e resgatar histórias que foram apagadas pelo racismo.

Embora tenha estudado pintura, Bisa deixou os pincéis para se dedicar ao tramado dos quilts tão logo largou a universidade. Ao My Modern Met, a artista contou que sua mãe e avó costumavam costurar diariamente, criando artigos para a casa e roupas. “Elas me ensinaram o poder de ser capaz de fazer coisas para si mesmo”, diz.

Com essa sensação, ela começou a tramar seus retratos em forma de quilt, baseados nas suas memórias familiares. O primeiro passo de cada obra é um desenho detalhado do objeto ou pessoa que pretende retratar.

A partir daí, tem início o trabalho de cortar o tecido para que ele se encaixe neste esboço, o que pode demorar até 200 horas. Só então vem a parte da costura.

A inspiração para escolher esse método surge como uma maneira de honrar a cultura afro-americana. Afinal, segundo ela, o quilting surge para driblar a necessidade de permanecer aquecido em um lugar tão diferente de suas terras natais. É assim que, com poucos recursos, os africanos chegados à América do Norte passaram a costurar colchas com retalhos de tecidos.

Bisa hoje dá um novo sentido à técnica e o resultado é simplesmente impactante. Veja abaixo mais alguns trabalhos da série.

Os trabalhos de Bisa estarão homenageando essa história em exposição na Claire Oliver Gallery, em Nova York, entre os dias 29 de fevereiro a 18 de abril. Mas, caso uma viagem aos Estados Unidos não esteja dentro dos seus planos, não deixe de acompanhar a artista também através do Instagram.

Fotos
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Sex
06/Dez
31ª Mostra de Artes da Juventude – MAJ -
Saiba mais
Sáb
05/Abr
Terrafias - Práticas regenerativas e processos estéticos -
Saiba mais
Qui
08/Mai
O Peso da Água”, de Jaíne Muniz -
Saiba mais
Qua
21/Mai
Match! -
Saiba mais
Qua
28/Mai
Fullgás - artes visuais e anos 1980 no Brasil -
Saiba mais
Sáb
07/Jun
Sem/100 artistas – Imaginário Periférico -
Saiba mais