Carregando... aguarde
Alemanha vai devolver à Nigéria bronzes do Benim roubados da África pelos britânicos - Guia das Artes
Alemanha vai devolver à Nigéria bronzes do Benim roubados da África pelos britânicos
Alemanha vai devolver à Nigéria bronzes do Benim roubados da África pelos britânicos
inserido em 2021-05-12 19:36:16
Conteúdo

 

A ministra da Cultura da Alemanha, Monika Grütters, afirmou que vai devolver ao governo nigeriano diversas obras que foram saqueadas da Cidade de Benim, no estado de Edo, na Nigéria, no século 19, por colonizadores britânicos.

O estado alemão se comprometeu a devolver ‘parte substancial’ do acervo adquirido dos ingleses. O movimento é um dos primeiros sinais do processo de compensação das potências europeias pelo dano cultural causado pela colonização à diversos povos africanos.

Bronzes do Benim estão expostos em diversos museus da Europa e foram vendidos por preços altíssimos; enquanto isso povos de todo o continente africano sofrem com apagamento histórico de sua cultura e fetichização criada pelo ocidente

 

A principal coleção dos bronzes da cidade do Benim está no British Museum, em Londres. Na Alemanha, há cerca de 1,100 desses artefatos, distribuídos entre museus em Hamburgo, Colônia, Estugarda, Lípsia e Dresda. Pelo menos 440 dessas obras culturais africanas estão sob domínio do Museu Etnológico de Berlim.

O acordo foi realizado na última quinta-feira (29). “Nós estamos enfrentando com coragem nossa responsabilidade moral e histórica de deixar claro o passado da Alemanha e seu histórico de colonização. O tratado sobre os bronzes de Benim é um ponto de partida para esse processo”, disse Grütters.

As obras seriam inclusive colocadas para visita pública pelo Forum Humboldt, um projeto que tinha como foco a exposição de arte não-europeia na Alemanha. Entretanto, foi decidido que a partir de agora serão exibidas réplicas e informações sobre a colonização no lugar dos bronzes de Benim.

E não há qualquer desculpa para a manutenção desses objetos sobre a posse dos ex-colonizadores. Estimativas apontam que cerca de 85% dos artefatos encontrados em museus de história não tenham origem documentada e certamente muitos deles foram roubados. Por que a Pedra de Roseta, um dos principais documentos históricos e registro que permitiu a compreensão hierográfica está no Museu Britânico e não no Egito?

 

Fonte: Hypeness

Fotos
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais