Carregando... aguarde
Newton Mesquita vida - Guia das Artes
Newton Mesquita
Informações
Nome:
Newton Mesquita
Nasceu:
São Paulo, SP (06/06/1949)
Biografia

Forma-se em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Brás Cubas, em Mogi das Cruzes, São Paulo, em 1977. No mesmo ano, inicia atividade docente na Faculdade de Arquitetura da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Expõe pela primeira vez em 1972, na Temporada de Arte e Cultura, em Guarulhos, São Paulo. Desde então realiza exposições individuais, em diferentes cidades brasileiras, integrando também coletivas, no Brasil e no exterior. Em 1976 e 1977, recebe o Prêmio Incentivo no Salão de Arte Jovem de Santos. Paralelamente, realiza trabalhos gráficos para as editoras Cia. Melhoramentos de São Paulo, em 1980, e Brasiliense, em 1981, além de cenários para as redes de televisão Record e Bandeirantes. É responsável por um painel externo do Centro Paulista de Tênis, realizado em 1978, e pelo relevo de madeira do Museu de Arte Brasileira - MAB/Faap, 1983. Na década de 1980, produz ilustrações para as revistas Nova, Veja, Claudia, Playboy, entre outras. Dirige o Museu da Imagem e do Som de São Paulo - MIS/SP entre 1991 e 1992. Em 1992, é coordenador de ação cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

Cronologia

Entre suas individuais: 1977 - Oscar Seraphico Galeria de Arte, Brasília. 1978 - Memória Cooperativa de Arte, Belo Horizonte. 1979 – Museu de Arte de São Paulo, Masp. 1980 - Salamandra Galeria de Arte, Porto Alegre. 1985 - Artespaço, Recife. 1985 - Galeria Suzana Sassoun, São Paulo. 1986 - AM Niemayer Artinteriores, Rio de Janeiro. 1988 - Galeria Arte Aplicada, São Paulo. 1990 -Artespaço, Recife.1991 - Prova do Artista, Salvador. 1992 - Galeria Montesanti Roesler, São Paulo. 1993 - Jardim Contemporâneo, Ribeirão Preto, SP. 1994 - Galeria Nara Roesler, São Paulo. 2007 - Espaço Cultural Citi, São Paulo.

Outras imagens
Colabore conosco
Você tem informações sobre este artista ou acredita que algum dos tópicos do conteúdo está errado?
clique aqui e colabore conosco enviando sua sugestão, correção ou comentários.
Nome
Email
Mensagem
Enviar
Peças sendo leiloadas, compre agora
iArremate leilões
01 de Maio às 20:30

Newton Mesquita - Por Antonio Carlos Gouveia Jr - Desenhista, pintor, aquarelista, escultor, gravurista, fotógrafo. São muitas e diversas as facetas desse brilhante artista que, segundo ele mesmo afirma, não importa a técnica, pois tudo o que faz "é delicado". As obras de Newton Mesquita revelam uma beleza notória, fruto de sua sensibilidade ao conceber cada trabalho a que se propõe. E foi pensando nesses inúmeros trabalhos que o artista traz suas obras eternizadas no livro feito pela Editora Decor.
Nele é possível descobrir um pouco mais desse artista que, à princípio, chegou até a pensar em ser músico, mas logo descobriu seu brilhante talento para as artes plásticas. Newton expõe desde 1972 em salões oficiais e mostras coletivas. Tem obras em museus do Brasil e do mundo, e já fez cerca de cinqüenta exposições individuais, espalhadas pelo Brasil e pelo mundo, como Barcelona, Buenos Aires, Montevidéu, Tel-Aviv, Tóquio, Kyoto, Atami, Hong Kong, Cidade do México e Nova York.
Aos 14 anos de idade começou a trabalhar. Foi office boy, vendedor de máquinas e ferramentas, pianista de bar, designer, diretor de arte, projetista de arquitetura. Inclusive, formou-se arquiteto. Como funcionário público, ele dirigiu o Museu da Imagem e do Som, e coordenou a Ação Cultural da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Mas foi como artista que se descobriu e criou um acervo de lindas obras, aclamadas por todo o mundo. O livro traz um pouco dessas obras e revela um artista de múltiplas facetas e técnicas aprimoradas que criam inesquecíveis obras.
Obras deste artista