Esnesto Meyer Filho
Meyer Filho foi desenhista, pintor e tapeceiro. Estudou de forma autodidata pintura, desenho, história da arte e história natural. Atuante dinamizador cultural de sua época, organizou em 1958/59 os dois primeiros salões de arte moderna de Santa Catarina, fora do Estado. Meyer foi, também, um dos maiores dinamizadores da arte moderna do Estado, e sua história está intimamente relacionada com a do Museu de Arte de Santa Catarina (primeiro museu de arte moderna no País criado em 1949 por decreto de lei do Governo Estadual). Sua exposição, em 1958, foi a primeira individual de artista catarinense no mesmo Museu. Fundou e foi presidente do Grupo de Artistas Plásticos de Florianópolis e organizou em 1958/59 os dois primeiros salões de arte moderna de Santa Catarina, fora do Estado. Em 1957 realizou a primeira exposição de Pinturas e Desenhos de Motivos Catarinenses, com o artista plástico Hyedi de Assis Corrêa /Hassis. Participou como ilustrador da Revista Sul, editada pelo grupo que liderou o movimento de arte moderna em Santa Catarina nas décadas de 40 e 50- Circulo de arte de Moderna, mais tarde conhecido como Grupo SUL, tendo sido um dos integrantes deste grupo.
A obra de Meyer Filho, especialmente registrada entre os anos 1950 e 80, não encontra similar no circuito dos artistas, nem na Ilha-capital onde viveu, nem nos poucos interlocutores modernistas que encontrou no eixo Rio-São Paulo. Seguindo na contra-mão do realismo, em suas obras vigora uma potência imaginativa que se multiplica incessantemente e cuja geração de seres híbridos resulta em invenções surpreendentes e inversões perversas, produzindo uma fabulosa coleção de vidas rastejantes, voadoras e andantes. A partir das incursões feitas pelas enciclopédias artísticas e compêndios científicos de sua biblioteca, o artista embaralha e inventa taxionomias, originárias da botânica e da zoologia, da agricultura e da astronomia, da história da arte e da mineralogia. Há também uma interlocução com os estudos locais e antropológicos, em particular o imaginário da Ilha de SC e sua cultura popular, que nunca recebeu uma leitura para além da clave regional.
Meyer Filho - Arquivos Implacáveis - Organizado por Gabi Bresola e Kamilla Nunes, com edição do Instituto Meyer Filho e Cais editora, o livro apresenta um recorte curatorial dos documentos do artista, textos críticos, textos inéditos do artista, críticas de jornal de diferentes períodos históricos, uma cronobiografia e um currículo do artista. 239 páginas
Meyer Filho - Arquivos Implacáveis - Projeto que enfatizou o acervo de obras em papel do artista plástico catarinense Ernesto Meyer Filho organizado por Kamilla Nunes e Pedro Franz - 420 páginas
Meyer Filho - Vol. 3. Os desenhos e pinturas de Meyer Filho agarram o nosso olho. Eles nos desfilam seres ao mesmo tempo estranhos e maravilhosos, todos eles com rostos, ou seja, com uma curiosa expressão de gente. São, sem dúvida, seres diferentes daqueles que costumamos ver no mundo, pelo menos enquanto estamos acordados. E no entanto não são mais estranhos do que aquelas criaturas que reconhecemos como reais, logo, como normais. Essa é uma de suas delícias: diante desses desenhos e pinturas, lembramos que o maravilhoso está potencialmente em toda parte. Nós é que nos mal acostumamos a não enxergar tal óbvio. A presente obra trás ao público, os mais notáveis trabalhos, do grande artista Meyer Filho. Livro em capa dura, amplamente ilustrado, medidas 24 x 24 cm, 80 páginas.