Carregando... aguarde
Maria Inés Di Bella imagens - Guia das Artes
Maria Inés Di Bella
Informações
Nome:
Maria Inés Di Bella
Nasceu:
Buenos Aires, Argentina (30/01/1947)
Biografia

Maria Inés di Bella é escultora, desenhista e gravadora. Nasceu no dia 30 de Janeiro de 1947 em Buenos Aires, Argentina, filha de Cayetano Di Bella e Inés Acosta.

   Com 12 anos de idade teve seu primeiro contato com a arte por meio de cursos de pintura a óleo na Escola No. 9, e dois anos depois, começou a estudar teatro, história da arte e linguagem corporal em Buenos Aires, Argentina. Aos 17 anos, como artista autodidata, realizou suas primeiras obras escultóricas com arame e a produção de murais abstratos com tecidos.

   Em 1973, na idade de 24, Di Bella chega ao Brasil para trabalhar como artesã e gravadora no Rio de Janeiro, onde monta o seu primeiro estúdio em Santa Teresa. No mesmo ano, durante o Festival de Artes de Inverno em Ouro Preto (Minas Gerais), conheceu o artesão e também escultor Alfi Vivern e juntos começaram a compartilhar sua vida e obra. Nos anos 75 e 76 nasceram seus filhos Malka e Alfi.

Em 1978, Di Bella e Alfi Vivern mudam-se para Curitiba (PR), Brasil, onde montaram o seu primeiro atelier na Rua Saldanha Marinho, e alguns anos mais tarde, para a Rua Carlos de Carvalho em frente à Praça da Espanha. No mesmo período, Di Bella estudou gravura e litografia de metal na Casa da Gravura com as artistas Uiara Bartira e Rosane Schoedel e também com o professor e escritor Orlando da Silva.

   A modelagem de bustos em argila e fundidos em bronze começou na década de 80. As esculturas de pedra, utilizando como base o mármore de Carrara (Itália), começou em 1987, ano em que ganhou prêmio importante na Bienal de Artes Visuais Associação Bamerindus. No mesmo ano, juntamente com Alfi Vivern, transferiram seu estúdio para a cidade de Campo Magro (PR), onde ainda trabalham nos dias de hoje.

Além de trabalhos por encomenda, alguns monumentos muito importantes para sua carreira foram feitas entre 90 e 2000, como: “Nossa Senhora da Luz dos Pinhais” (1993), em frente a Catedral de Curitiba; “Vênus Curitibana” (1994), praça Didi Caillet; “Leão da justiça alado” (1996), na Av. Manoel Ribas, também em Curitiba. Lala Schneider (2012) em frente ao Teatro Guaíra.

Cronologia

Entre 2004 e 2007, Di Bella participou ativamente do Simpósio Internacional de Escultura em Brusque (SC), sendo responsável por esculpir monumentos para os homenageados:

– 2004: Esculpiu “Filha da chuva” do pintor brasileiro com sede em Paris, Juarez Machado.

– 2005: Dedicou-se à produção da obra “Tortura Nunca Mais”, de Oscar Niemeyer.

– 2006: Esculpiu a obra de Tomie Ohtake

– 2007: No último ano do Simpósio ela executou o trabalho “Haila” de Francisco Brennand.

Em 2012, a artista modelou em argila e fundiu em bronze o monumento em homenagem à atriz Lala Schneider, localizado em frente ao Teatro Guaíra em Curitiba (PR).

Desde o final da década de 90 até os dias de hoje, ela vem trabalhando na série “Fragmentos”. Seus trabalhos podem ser apreciados em areas públicos e privadas e também em galerias no Brasil e Europa.

Outras imagens
Colabore conosco
Você tem informações sobre este artista ou acredita que algum dos tópicos do conteúdo está errado?
clique aqui e colabore conosco enviando sua sugestão, correção ou comentários.
Nome
Email
Mensagem
Enviar
Obras deste artista