No início do século XX foi morar em São Paulo.
1908 – Transferiu-se para o Rio de Janeiro. 1910 – Aos 21 anos tornou-se uma das primeiras funcionárias públicas do Brasil.
1960 – Começou a pintar aos 71 anos, após se aposentar. Caso típico de vocação tardia, conquistou lugar de destaque pela sua obra solta, colorida e criativa. Um dos seus primeiros trabalhos, um guache, foi visto pelo pintor e educador Ivan Serpa, que lhe passou orientações, embora evitando influenciar sua visão do mundo. Produziu centenas de quadros, com suas pequenas pinceladas, reproduzindo paisagens, flores, aves e borboletas, conquistando admiração dentro e fora do país. 1976 – Foi incluída no livro de Anatole Jakovsky Dictionnaire des Peintres Naifs du Monde Entier (Dicionário mundial dos pintores ingênuos).
GRAUBEN "Pássaro, Borboletas e Flores" Óleo Sobre Madeira -Med 50x40 cm (Obra) -Assinado e Dat 68 no CID -Moldura em madeira. Data 1968. Sobre a Artista: GRAUBEN DO MONTE LIMA (1889-1972), nascida no Ceará, firmou uma carreira de profissional da imprensa no Rio de Janeiro, começando a pintar somente aos 70 anos de idade, sendo rapidamente reconhecido o seu valor na pintura naif. A artista participou de várias exposições no Brasil e no exterior, tendo obrasem coleções internacionais e elogiada na literatura especializada. Nascida no Ceará, firmou uma carreira de profissional da imprensa no Rio de Janeiro, começando a pintar somente aos 70 anos de idade, sendo rapidamente reconhecido o seu valor na pintura naif. A artista participou de várias exposições no Brasil e no exterior, tendo obras em coleções internacionais e elogiada na literatura especializada.