Carregando... aguarde
Manoel da Costa Athaide telas - Guia das Artes
Manoel da Costa Athaide
Informações
Nome:
Manoel da Costa Athaide
Nasceu:
Mariana, MG (18/10/1762)
Faleceu:
Mariana, MG (02/02/1830)
Biografia

Pintor, dourador, encarnador, entalhador.

É considerado importante artista do barroco mineiro. Em sua obra observam-se referências aos modelos das bíblias e catecismos europeus, como as gravuras de Jean-Louis Demarne (ca.1752 - 1829) e Francesco Bartolozzi (1727 - 1815). Forma com os pintores Bernardo Pires da Silva (17-- - 17--), Antônio Martins da Silveira (17-- - 17--), João Batista de Figueiredo (17-- - 17--), entre outros, a chamada Escola de Mariana. Suas obras mais destacadas são as pinturas na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis de Ouro Preto, realizadas entre 1801 e 1812; e as do forro da capela-mor da Igreja Matriz de Santo Antônio na cidade de Santa Bárbara, de 1806; o painel A Última Ceia, no Colégio do Caraça, executado em 1828; a pintura do forro da capela-mor da Igreja Matriz de Santo Antônio, na cidade de Itaverava, de 1811, e a do forro da capela-mor da Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Mariana, de 1823. No período de 1781 a 1818, encarna e doura as imagens de Aleijadinho (1730 - 1814) para o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo.

Segundo a crítica Lélia Coelho Frota, o artista teria utilizado seus quatro filhos como modelos para a confecção dos anjos que adornam os diversos forros e painéis por ele executados e sua esposa para a execução da madona mulata, retratada no forro da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis de Ouro Preto.

Cronologia

1781 – Foi responsável pela encarnação de duas imagens de Cristo no santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo, MG.
1801 – Decorou e preparou os douramentos na igreja de São Francisco de Assis, Ouro Preto, MG, incluindo a pintura do teto da nave, onde são representados a Virgem e os quatro Doutores da Igreja. Segundo Carlos del Negro, esta seria sua obra-prima. Executou outras pinturas na sacristia da mesma igreja.
1806 – Pintou o forro da capela-mór da igreja matriz de Santo Antônio, Santa Bárbara, MG.
1818 – 19 – Foi o responsável pela encarnação de imagens dos Passos da Paixão, do mesmo Santuário, que foram esculpidas pelo Aleijadinho.
1818 – Foi professor de arquitetura e pintura em Mariana, MG.
1826 – Assinou testamento, declarando que, apesar do estado de solteiro, teve quatro filhos naturais. Segundo alguns críticos, a mãe de seus filhos e estes, lhe serviram de modelo em algumas pinturas. Na opinião da historiadora Lélia Coelho Frota, a Madona mulata do forro de São Francisco de Assis de Ouro Preto, MG, teria tido como modelo sua mulher (Vida e Obra de Manuel da Costa Ataíde, Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 1982).
1823 – Fez a pintura na capela-mór da igreja do Rosário, Mariana, MG. Entre a sua numerosa obra de pinturas elegantes, refinadas, de bom colorido e técnica apreciável, podem ser citadas, além das já mencionadas, Assunção de Nossa Senhora, na igreja do Rosário, Mariana; Batismo de Cristo, na Sé da mesma cidade; Nossa Senhora do Carmo e São Simão Stock, no Museu da Inconfidência, Ouro Preto; e A Ceia do Senhor, no Colégio do Caraça, MG.

Exposições Póstumas

1979 - Belo Horizonte MG - 6º Salão Global de Inverno, na Fundação Clóvis Salgado
1986 - Belo Horizonte MG - As Seis Telas de Athaide, no Museu Mineiro
1998 - São Paulo SP - O Universo Mágico do Barro Brasileiro, na Galeria de Arte do Sesi
1999 - Paris (França) - Brésil Baroque: entre ciel et terre, no Musée des Beaux-Arts de la Ville de Paris

Outras imagens
Colabore conosco
Você tem informações sobre este artista ou acredita que algum dos tópicos do conteúdo está errado?
clique aqui e colabore conosco enviando sua sugestão, correção ou comentários.
Nome
Email
Mensagem
Enviar