
iArremate leilões
18 de Dezembro às 20:30
GILBERTO MANDARINO (Rio de Janeiro 4/1/1933)
Escultura em bronze representando nu feminino, assinada em 1991.
Base em granito. MEDIDAS: 60 X 13 X 13 CM PESO: 12,450 KG.
Começou seus estudos no Liceu de Artes e Ofícios sob orientação de Paulo Mazzuchelli e Honório Peçanha, onde anos mais tarde se tornaria professor de escultura e modelagem.
Participou de vários salões de artes plásticas, onde obteve diversas premiações, entre elas a medalha de ouro e prêmio de viagem no Brasil, no salão Nacional de Belas Artes.
Teve também um livro homenageando sua obra: "Gilberto Mandarino - escultor do humano e do divino".
Suas esculturas são figurativas e de cunho clássico, é também medalhista.
Mandarino tem bustos e estátuas espalhadas por várias praças e repartições públicas de cidades brasileiras e em outros países das Américas e Europa: Entre eles: Venezuela, Argentina, Portugal, Goiânia, Acre, Rondônia, Mimoso do Sul, São Lourenço, Duque de Caxias, Nova Friburgo, Barbacena, Niterói, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. Entre as medalhas comemorativas, estão as do presidente Getúlio Vargas, Tancredo Neves, Marechal Rondon entre outras.
De notar, a "Galeria dos Bustos", do "Túnel do tempo", no Senado Federal, em que estão representados mais de trinta Senadores da República e do Império, esculpidos por Mandarino.
Alguns exemplos de bustos criados por Mandarino são: "Visconde de Abaeté", "P. Diogo Antônio Feijó", "Severiano da Fonseca", "Visconde do Rio Branco", "Barão de Cotegipe", "Visconde de Ouro Preto", "Duque de Caxias", "Princesa Isabel", "Ruy Barbosa", "Pedro Álvares Cabral", "Tiradentes", "Goleiro Castilho", "Mário Lobo Zagallo", "Noel Rosa", "Thomaz Corrêa de Lima", "Santos Dumont" e muitos outros.
FONTE: Gilberto Mandarino : escultor do humano e do divino, por Arménio Vasconcelos, Portugal2008.
FONTE: https://museufontinhalivros.blogspot.com/2009/03/mandarino.html