Carregando... aguarde
Lula Buarque de Holanda arte de - Guia das Artes
Lula Buarque de Holanda
Informações
Nome:
Lula Buarque de Holanda
Nasceu:
Rio de Janeiro, RJ (20/01/1963)
Sobre o artista

Lula Buarque (Rio de Janeiro, 20 de janeiro de 1963) é diretor de cinema, produtor e documentarista brasileiro, sócio fundador da Conspiração Filmes, a maior produtora audiovisual do Brasil.

Biografia

Luiz Buarque de Hollanda Filho (Lula Buarque) nasceu no Rio de Janeiro, numa família de intelectuais. Filho de Luiz Buarque de Hollanda, advogado e galerista, e da ensaísta e pesquisadora Heloisa Buarque de Hollanda, estudou Antropologia na UFRJ e fez mestrado em cinema na NYU. É primo de 2° grau de Chico Buarque de Holanda.

Seu primeiro contato com o cinema foi como coordenador de pesquisa num projeto de Joaquim Pedro de Andrade (1932-1988), baseado na obra de Gilberto Freyre, “Casa Grande e Senzala”. Depois de 18 meses de trabalho na pesquisa e pré-produção, o projeto foi cancelado por falta de recursos. No final dos anos 1980 foi o primeiro empresário da cantora Marisa Monte, respondeu pela produção executiva de seus dois primeiros discos e produziu o primeiro especial da cantora para TV intitulado “MM”.

De volta ao Brasil, em 1991, depois da temporada de estudos em Nova York, onde cursou o mestrado de Cinema Studies, na NYU, fundou, junto com os amigos Arthur Fontes, Claudio Torres e José Henrique Fonseca, também cineastas, a Conspiração Filmes. Nos anos 90 dirigiu e produziu dezenas de videoclipes, especiais de tv e documentários musicais para os mais importantes artistas brasileiros. Entre eles Caetano Veloso, Gilberto Gil, Legião Urbana, Titãs e Milton Nascimento, além de diversos filmes publicitários. Em 1998 dirigiu o documentário “Pierre Fatumbi Verger "– Mensageiro de Dois Mundos”, exibido em 33 países e selecionado para os festivais de Munique, Milão, Montreal, Havana e Nova York (Margareth Mead Festival), além do prêmio da Academia Brasileira de Cinema (1999).

Foi vodiretor de “O Mistério do Samba” (com Carolina Jabor), documentário sobre a Velha Guarda da Portela, selecionado para o Festival de Cannes e novamente ganhador de melhor documentário do ano pela Academia Brasileira de Cinema (2009).

Fez parte da equipe de diretores da primeira temporada de “Mandrake”(HBO) (episódio Atum Viscaya). Lula Buarque lançou seu primeiro longa-metragem de ficção em 2003, "Casseta e Planeta – A Taça do Mundo é Nossa”e produziu o longa dirigido por Breno Silveira, “A Beira do Caminho”(2012). No ano seguinte filmou "O Vendedor de Passados", livremente inspirado no livro homônimo do escritor, José Eduardo Agualusa estrelado por Lazáro Ramos e Alinne Moraes. "O Vendedor de Passados" tem estréia prevista para o dia 21 de maio de 2015.

Seu primeiro projeto nas artes plásticas foi o coletivo de Video Arte “Destricted.br”, produzido junto com a Galeria Fortes Vilaça, e o curador Neville Wakefield, onde o tema Arte e Pornografia foi proposto para 7 artistas plásticos (Adriana Varejão, Miguel Rio Branco, Tunga, Dora Longo Bahia, Janaína Tschape, Julião Sarmento e Marcos Chaves) e 2 cineastas (Lula Buarque e Karin Ainouz). O projeto foi apresentado no Festival do Rio em 2010 e no ano seguinte na galeria. “Amor” foi o seu primeiro trabalho de artes plásticas.No segundo semestre de 2014 produziu junto com a artista plástica Adriana Varejão a instalação "Transbarroco".

 

Principais Obras

o vendedor de pesadelos

Lula Buarque: O Vendedeor de Pesadelos.

Cronologia

Diretor

  • Pierre Verger: Mensageiro Entre Dois Mundos (1998)
  • Casseta & Planeta: A Taça do Mundo é Nossa (2003)
  • O Mistério do Samba (2008) – Co-dirigido com Carolina Jabor. Festival de Cannes 2008
  • O Vendedor de Passados (lançamento previsto para maio 2015)

Produtor:

  • À Beira do Caminho (2012), de Breno Silveira
  • Viva São João (2002), de Andrucha Waddington

Documentários para TV

  • Mar sem Fim (2001) (direção Breno Silveira) - produtor
  • Gilberto Gil – Filhos de Gandhi (2000)
  • Gilberto Gil: Tempo Rei (1996), com Andrucha e Breno
  • Milton Nascimento – A Sede do Peixe (1998), com Carolina Jabor
  • Titãs - Tudo ao mesmo tempo agora (1991)com Arthur Fontes

Especiais / DVD’s musicais

  • Gilberto Gil – KAYA N'GAN DAYA - 2002
  • Marisa Monte – Memórias, Crônicas e Declarações de Amor (com Claudio Torres) - 2001
  • Marisa Monte – Barulinho Bom (com Claudio Torres) – 1997
  • Marisa Monte – Mais (com Artur Fontes) – 1992
  • Marisa Monte – “MM” (direção Walter Salles e Nelson Motta) produtor - 1989

Série de TV

  • Mandrake - 2005
Outras imagens
Colabore conosco
Você tem informações sobre este artista ou acredita que algum dos tópicos do conteúdo está errado?
clique aqui e colabore conosco enviando sua sugestão, correção ou comentários.
Nome
Email
Mensagem
Enviar