Carregando... aguarde
Karl Ernst Papf principais obras - Guia das Artes
Karl Ernst Papf
Informações
Nome:
Karl Ernst Papf
Nasceu:
Dresden - Alemanha (17/03/1833)
Faleceu:
São Paulo - SP - Brasil (16/03/1910)
Obras deste artista
Obra 1
Obra 2
Obra 3
Obra 4
Obra 5
Obra 6
Obra 7
Obra 8
Obra 9
Obra 10
Obra 11
Obra 12
Obra 13
Sobre o artista


Biografia

Foi um fotógrafo, pintor e desenhista saxão que se transferiupara o Brasil em 1867. Nascido em uma família que explorava mineração naAlemanha, resolveu seguir seus próprios passos e decidiu estudar artes naAcademia de Pintura de Dresden, aproximadamente em 1850, quando jovem. Depoisde 17 anos, foi contratado pela empresa Albert Henschel & Cia., dofotógrafo alemão Albert Henschel (1827-1882) e viaja para o Brasil, fixando-seprimeiramente em Recife.

 

No século XIX, realizou diversas fotopinturas, que consistemem retratos a óleo baseados em fotos. Gênero bastante comum durante esseséculo. A empresa de Albert Henschel, que na época era onde trabalhava,prospera e passa a se chamar Photographia Allemã. A Photographia Allemã passa ater também algumas filiais em outras regiões do Brasil, como Salvador, Rio deJaneiro e São Paulo.

 

Papf foi destaque no gênero de fotopintura e produziu, aolongo de sua vida, encomendas para a família imperial, consolidando suareputação como retratista no Brasil. No Rio de Janeiro, expõe suas principaisobras, em 1882, no Liceu de Artes e Ofícios, na época um importante reduto dearte.[3] Em 1889, muda-se para São Paulo e seu filho, Jorge Henrique Papf(1863-1920), assume a direção do estúdio no Rio de Janeiro. Na capitalpaulista, trabalha por um período para a filial da Photographia Allemã, mas,posteriormente, abre um estabelecimento próprio, a Photographia Papf. O artistaainda vivo recebeu medalha de ouro por suas pinturas.


Fonte: Wikipédia


Cronologia


Outras imagens
Colabore conosco
Você tem informações sobre este artista ou acredita que algum dos tópicos do conteúdo estáerrado?
clique aqui e colabore conosco enviando sua sugestão, correção ou comentários.
Nome
Email
Mensagem
Enviar
Peças sendo leiloadas, compre agora
iArremate leilões
02 de Março às 20:00

Ernst PAPF (1833 – 1910) BARÃO DE DUPRAT pelo retratista da Família Real Retrato de Raymundo da Silva Duprat, Datado de 1903, ocasião em que foi o segundo prefeito republicano de São Paulo. Medidas: 48 x 38 cm. Emoldurado: 68,5 x 59 cm. Óleo sobre tela. BIOGRAFIA: Karl Ernst Papf Retratista oficial da Família Real Dresden, 1833 – São Paulo 1910 Estudou na Academia de Dresden uma das melhores do mundo até os dias atuais. No Império Brasileiro recebeu encomendas oficiais para retratar a família imperial, o que consolida sua reputação como retratista oficial do Brasil. Suas obras eram muito caras, acessíveis à apenas aristocratas e comerciantes muito abastados. No início da República, mudou-se para São Paulo, onde tornou-se rapidamente no mais requisitado e prestigiado da sociedade, retratando endinheirados e novos dirigentes republicanos - como Duprat em 1903. Em 1980, o Museu Imperial e a Pinacoteca do Estado de São Paulo realizaram retrospectivas em sua homenagem. SOBRE BARÃO DE DUPRAT: TITULO: Recebeu o título de barão, concedido, não pelo Imperador, mas pelo papa Pio X, em 1907 o que torna-se ad-eterno. Filho mais ilustre de Pernambuco a dirigir São Paulo. Aos 17 anos, no Rio de Janeiro, trabalhou no banco de seu tio, o Visconde de Duprat. Depois, morou em Santos e São Paulo. Conhecido como prefeito das Grande Obras, deixou um legado: •Responsável pela inauguração do Theatro Municipal, •Modernização do Vale do Anhangabaú, •Construção do Viaduto Santa Ifigênia, •Ampliação da Avenida São João, entre outras obras que modernizaram São Paulo. •Sob sua gestão, a capital testemunhou o primeiro engarrafamento de automóveis. •Regulamentou a caça, proibindo a morte de “animais insetívoros e de pássaros canoros”. •Ordenou que só carros da polícia e do Corpo de Bombeiros usassem sirenes. Em relatório enviado à Câmara Municipal de São Paulo em 1914, afirmou que suas obras prepararam a cidade para que, no futuro, pudesse mostrar “a beleza de suas grandes praças e avenidas”.

iArremate leilões
02 de Março às 20:00

Ernst PAPF, Joaquim Nabuco pelo retratista da Família Real Atributivo retrato Joaquim Nabuco Recife 1849 – Washington 1910 Homem em que na data de seu nascimento, 19 de agosto, comemora-se o Dia Nacional do Historiador. Medidas: 48 x 38 cm. Emoldurado: 68,5 x 59 cm. Óleo sobre tela, 1903. SOBRE ERNST PAPF Karl Ernst Papf Retratista oficial da Família Real Dresden, 1833 – São Paulo 1910 Estudou na Academia de Dresden uma das melhores do mundo até os dias atuais. No Império Brasileiro recebeu encomendas oficiais para retratar a família imperial, o que e consolida sua reputação como retratista oficial do Brasil. Suas obras eram muito caras, acessíveis à apenas aristocratas e comerciantes muito abastados. No início da República, mudou-se para São Paulo, onde tornou-se rapidamente no mais requisitado e prestigiado da sociedade, retratando endinheirados e novos dirigentes republicanos - como Duprat em 1903. Em 1980, o Museu Imperial e a Pinacoteca do Estado de São Paulo realizaram retrospectivas em sua homenagem. SOBRE Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo: (Recife, 19 de agosto de 1849 – Washington, 17 de janeiro de 1910) foi um político, diplomata, historiador, jurista, orador e jornalista brasileiro formado pela Faculdade de Direito do Recife. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Foi um dos grandes diplomatas do Império do Brasil (1822-1889), Nabuco diz sentir "saudade do escravo" pela generosidade deles, num contraponto ao egoísmo do senhor. "A escravidão permanecerá por muito tempo como a característica nacional do Brasil"