Karim Rashid é um famoso designer egípcio nascido no Cairo, em 1960, mas foi criado no Canadá e formou-se em design industrial. Depois, deu continuidade aos seus estudos na Itália. O estilo de suas artes é marcado por muitas cores, curvas e peças bem humoradas, divertidas e presentes em tudo o que é possível imaginar: construções, móveis, celulares, eletrodomésticos, roupas, além de trabalhos para marcas como Prada, Yahoo, Armani, Esdra Toshiba e Black & Decker.
Para Karim Rashid o design é uma crítica cultural e transparece a transformação da sociedade. Ele usa o plástico como peça principal de suas obras por considerá-la versátil ao oferecer muitas oportunidades na maneira de se trabalhar. Assim, o plástico vira uma marca do seu trabalho. Karim Rashid é um designer muito importante da atualidade e criou um conceito que chamou de “designocracia”, no qual prega que belos objetos devem estar ao alcance de todos.
Sua Importância do Design Contemporâneo
Só para ter uma ideia do tamanho de suas concepções, Karim Rashid tem mais de 3.000 projetos em produção, mais de 300 prêmios como o Best Retail Store e ID Magazine’s Annual Design Review, em 2003, além de ter presença de suas criações em mais de 35 países. Isto tudo em diferentes áreas como móveis, peças de decoração, iluminação, moda e tecnologia.
Karim Rashid impressiona não só pela quantidade das coisas que cria, mas também pela sua alta capacidade de fazer peças sempre modernas, atuais . Você pode se deparar com objetos criados por ele há 20 anos, que ainda assim elas parecerão futuristas.
Um homem cheio de personalidade, Karim Rashid gosta de se vestir de maneira considerada incomum, sempre sendo visto com peças brancas e rosas, mas não é isso que importa, na verdade. Segundo ele o design é definido pela procura da beleza e o papel do designer é melhorar as nossas vidas, tanto poética, estética, sensorial e emocionalmente.
Uma mistura de cores vibrantes, formas e linhas fluidas fazem parte do trabalho de Karim Rashid. Parte das suas criações podem ser de cores planas, uma a duas por peça e outra tem como marca linhas dinâmicas, coloridas e com grande contraste e até mesmo pequenos símbolos.
Sem dúvida você já deve ter cruzado com alguma obra de Karim Rashid, seja em algum lugar público ou loja de móveis, mas o impacto de um espaço criado por ele é grande. Seu design é tão suave, estimulando constantemente os sentidos, que é capaz até de nos fazer esquecer os problemas.
Obras de Karim Rashid estão espalhada por todos os lugares.E ele criou objetos, móveis, luminárias, carros, obras de arquitetura, roupas, bolsas, sapatos, interiores. E algumas delas citaremos aqui.
Lixeira Garbino: Peça atraente e cheia de curvas desenvolvida para a marca Umbra porque achava que faltava graça e leveza neste tipo de nicho. Seu nome é uma combinação da palavra lixo – garbage – e o nome da atriz Greta Garbo. A peça é um best-seller e está presente no acervo do MoMA – Museum of Modern Art – desde 1996.
Vaso Ego: Feita para a empresa MGlass, a ideia era valorizar o poder do indivíduo na economia de mercado. A peça pode ser vista de qualquer ângulo e ainda sim, você observará dois rostos olhando para lados opostos.
Melissa: Karim Rashid assinou uma coleção da marca e dizia que dividia o sonho com a Melissa por partilharem suas opiniões referente aos diversos usos do plástico. Ele afirma que é um material maleável, aconchegante, confortável, flexível, moldável e que sempre sonhou com um mundo de plástico onde tudo seria aconchegante, suave, arredondado e colorido.
KARIM RASHID -Livro Digipop - 2005, Assinado pelo Artista - Cópia Autografada-Editora Taschen 2005 em Inglês, 276 páginas ricamente ilustrado. Medidas: 26x21,5 cm. SOBRE O ARTISTA: Karim Rashid (Cairo, 18 de Setembro de 1960) é um designer industrial egípcio. Obteve o bacharelato na Universidade de Carleton em Ottawa, Canada em 1982 e completou os seus estudos de pós-graduação em Itália. “Nostalgia é uma palavra que não entra no vocabulário de Karim Rashid. Segundo ele, o mundo poderia ser bem diferente se o ser humano soubesse viver no presente, rodeado de locais, objetos e experiências inspiradoras e contemporâneas – MUDAR O MUNDO É MUDAR A NATUREZA HUMANA. ”Considerado um dos maiores nomes do design atual, o egípcio criado no Canadá, Karim Rashid possui em seu currículo dezenas de prêmios, entre eles, o Best Retail Store, em 2003 e ID Magazine's Annual Design Review 2003. Para ele a imaginação não tem limites e sua ousadia de repensar o banal culminou na criação de muitas peças, como por exemplo, a lixeira que projetou para a Umbra que hoje faz parte do acervo do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, sob o nome de lixeira Garbino. Defensor do design democrático ou “designocracia”, um termo utilizado pelo próprio Karim Rashid onde ele afirma que não faz design apenas para a alta classe, mas para todas as pessoas. Segundo ele, o design não é só algo visual ou estético, mas está por toda parte e representa o que realmente é o mundo contemporâneo. Suas criações discutem, de forma geral, a convivência e mentalidade do século XXI, priorizando o convívio humano e tentando sempre facilitar ainda mais o dia-a-dia das pessoas.
KARIM RASHID "Par de Bancos BABY BITE - France 2009" Med: 45x56 cm -02 Bancos em Polietileno Rotomoldado -1 na cor amarela e 1 na cor roxa. Ano 2009. Novos, sem uso, acompanha a caixa-embalagem original. Assinatura do artista gravada/chancelada nas peças. SOBRE O BANCO BABY BITE: Desenhado por Karim Rashid para a Fabricante xO Design de Philippe Starck, é um objeto multifuncional que combina design inovador com diversão, os bancos podem se encaixar possibilitando de uma surgirem duas, ou quando viradas de ponta cabeça, servir de base para uma mesa, apenas aplicando um tampo. Os bancos têm um visual decididamente animado, como se cada peça tivesse saído do quadro de um filme de animação da Pixar. “..é um objeto animado, orgânico e zoomórfico, para sentar na floresta, criar sons dentes macios em seus espaços de convivência, para dar uma mordida em nosso dia agitado, de trabalho excessivo e zeloso.” As pernas do banco parecem, de fato, as raízes de um dente arrancado. A progênie sintética de Baby Bite, continua essa mastigação imaginária com seu tom de improviso. Baby Bite pode ser um banquinho, uma mesa lateral ou um tambor improvisado, já que pessoas que o experimentaram foram unânimes em afirmar que, ao bater nele, se produz um som semelhante a um bongô.
KARIM RASHID "Croquis Originais das Cadeiras Por Pure Design" Desenho S/ Papel -Med: 36x20 cm -Assinat no Centro Inferiror -Datado 03 Jan 1997 -Reproduzido no livro do artista, editado pelo Moma-NY-USA -Proced: Galeria Luciano Caravello-RJ. Medida total 52x37 cm com a moldura em madeira e vidro F/V "tipo sanduiche". SOBRE O ARTISTA: Karim Rashid (Cairo, 18 de Setembro de 1960) é um designer industrial egípcio. Obteve o bacharelato na Universidade de Carleton em Ottawa, Canada em 1982 e completou os seus estudos de pós-graduação em Itália. “Nostalgia é uma palavra que não entra no vocabulário de Karim Rashid. Segundo ele, o mundo poderia ser bem diferente se o ser humano soubesse viver no presente, rodeado de locais, objetos e experiências inspiradoras e contemporâneas – MUDAR O MUNDO É MUDAR A NATUREZA HUMANA. ”Considerado um dos maiores nomes do design atual, o egípcio criado no Canadá, Karim Rashid possui em seu currículo dezenas de prêmios, entre eles, o Best Retail Store, em 2003 e ID Magazine's Annual Design Review 2003. Para ele a imaginação não tem limites e sua ousadia de repensar o banal culminou na criação de muitas peças, como por exemplo, a lixeira que projetou para a Umbra que hoje faz parte do acervo do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, sob o nome de lixeira Garbino. Defensor do design democrático ou “designocracia”, um termo utilizado pelo próprio Karim Rashid onde ele afirma que não faz design apenas para a alta classe, mas para todas as pessoas. Segundo ele, o design não é só algo visual ou estético, mas está por toda parte e representa o que realmente é o mundo contemporâneo. Suas criações discutem, de forma geral, a convivência e mentalidade do século XXI, priorizando o convívio humano e tentando sempre facilitar ainda mais o dia-a-dia das pessoas.
KARIM RASHID "Par de Banquetas Altas KONKORD" Med 76x43x40 cm -02 Banquetas Altas em Polietileno Rotomoldado -Cor Cinza. Ano 2009. Assinatura do artista gravada/chancelada nas peças. Acompanha Embalagem/Caixa Original. Estado de conservação: Usadas, com marcas de uso/tempo. SOBRE A BANQUETA KONKORD: Desenhado por Karim Rashid para a Fabricante Slide, Koncord é uma banqueta de design versátil e ergonômico, perfeita para qualquer ambiente. Seja em áreas comerciais, residenciais, jardins, terraços, lounges ou cozinhas, Koncord se destaca. Com uma silhueta esbelta e um design elegante, esta banqueta é ágil e fácil de mover, adicionando um toque de estilo e praticidade a qualquer espaço. Graças à sua funcionalidade e ao seu conforto aprimorados pelo furo da base aos pés e seu design vanguardista, a Koncord se tornou um best-seller de toda a produção da fabricante Slide. Mais detalhes, Dimensões: Altura: (76 cm) Largura: (43 cm) Profundidade: (40 cm).
KARIM RASHID "Par de Bancos BABY BITE - France 2009" Med: 45x56 cm -02 Bancos em Polietileno Rotomoldado -1 na cor roxa e 1 na cor amarela. Ano 2009. Novos, sem uso, acompanha a caixa original. Assinatura do artista gravada/chancelada nas peças. SOBRE O BANCO BABY BITE: Desenhado por Karim Rashid para a Fabricante xO Design de Philippe Starck, é um objeto multifuncional que combina design inovador com diversão, os bancos podem se encaixar possibilitando de uma surgirem duas, ou quando viradas de ponta cabeça, servir de base para uma mesa, apenas aplicando um tampo. Os bancos têm um visual decididamente animado, como se cada peça tivesse saído do quadro de um filme de animação da Pixar. “..é um objeto animado, orgânico e zoomórfico, para sentar na floresta, criar sons dentes macios em seus espaços de convivência, para dar uma mordida em nosso dia agitado, de trabalho excessivo e zeloso.” As pernas do banco parecem, de fato, as raízes de um dente arrancado. A progênie sintética de Baby Bite, continua essa mastigação imaginária com seu tom de improviso. Baby Bite pode ser um banquinho, uma mesa lateral ou um tambor improvisado, já que pessoas que o experimentaram foram unânimes em afirmar que, ao bater nele, se produz um som semelhante a um bongô.
KARIM RASHID "Croqui Original de Base Mesa For Decorim" Desenho S/ Papel -Med: 43x28 cm -Ass no Centro -Déc 90 -Proced: Galeria Luciano Carvello-RJ. Medida total 62,47 cm com a moldura em madeira e vidro de proteção. SOBRE O ARTISTA: Karim Rashid (Cairo, 18 de Setembro de 1960) é um designer industrial egípcio. Obteve o bacharelato na Universidade de Carleton em Ottawa, Canada em 1982 e completou os seus estudos de pós-graduação em Itália. “Nostalgia é uma palavra que não entra no vocabulário de Karim Rashid. Segundo ele, o mundo poderia ser bem diferente se o ser humano soubesse viver no presente, rodeado de locais, objetos e experiências inspiradoras e contemporâneas – MUDAR O MUNDO É MUDAR A NATUREZA HUMANA. ”Considerado um dos maiores nomes do design atual, o egípcio criado no Canadá, Karim Rashid possui em seu currículo dezenas de prêmios, entre eles, o Best Retail Store, em 2003 e ID Magazine's Annual Design Review 2003. Para ele a imaginação não tem limites e sua ousadia de repensar o banal culminou na criação de muitas peças, como por exemplo, a lixeira que projetou para a Umbra que hoje faz parte do acervo do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, sob o nome de lixeira Garbino. Defensor do design democrático ou “designocracia”, um termo utilizado pelo próprio Karim Rashid onde ele afirma que não faz design apenas para a alta classe, mas para todas as pessoas. Segundo ele, o design não é só algo visual ou estético, mas está por toda parte e representa o que realmente é o mundo contemporâneo. Suas criações discutem, de forma geral, a convivência e mentalidade do século XXI, priorizando o convívio humano e tentando sempre facilitar ainda mais o dia-a-dia das pessoas.