Carregando... aguarde
Jean Fautrier obras principais - Guia das Artes
Jean Fautrier
Informações
Nome:
Jean Fautrier
Nasceu:
Paris, França (16/05/1898)
Faleceu:
Châtenay-Malabry, França (21/07/1964)
Biografia

Após a morte prematura de seu pai, Jean Fautrier e sua mãe mudaram-se para Londres. Na tenra idade de 14 anos, ele já estudava na Royal Academy e depois na Slade School of Art. No início de 1917 Fautrier retornou à França para fazer o serviço militar.
Em 1918 ele sofreu uma intoxicação por gás na frente, com consequências ao longo da vida. Durante uma viagem de recuperação à Tyrolia em 1920-1921, Fautrier começou a pintar novamente. Ele produziu fotos expressivas de figuras, retratos e naturezas mortas, cujo traço de pincel e percepção quase caricatural são uma reminiscência de Chaim Soutine.
Em 1925 e 1926, ele produziu incomuns composições experimentais, nos quais o motivo é dificilmente distinguível entre os gestos de cor rápida aplicação e esquema de cores monocromáticas.
Em 1923 expôs seus quadros em Paris e a partir de 1925 ele teve um contrato com a famosa galeria de Paris "Guillaume".
Após o sucesso inicial com a venda de seu trabalho, Jean Faultier crescente se retirou da pintura na década de 1930. Em 1934 ele deixou Paris para se tornar um instrutor de esqui em Tignes e mais tarde com sucesso um hotel em Val dIsère.
No início da II Guerra Mundial Fautrier deixou os Alpes, e retornou a Paris através de Marselha e Aix-en-Provence, em 1940. Ele criou um estúdio para si mesmo, onde tornou-se um local de encontro para seus amigos que estavam ativos na resistência. Depois de uma prisão temporária Jean Fautrier se escondeu no sanatório Dr. Lesavoureux, onde pintou a série "Otages"(imagens de reféns) até 1945. 

Estes lançaram os alicerces para a fama posterior de Fautrier. De 1949 a 1954 a sua carreira como pintor, foi mais uma vez interrompida, devido à sua difícil situação financeira. O ministro francês da cultura mais tarde e escritor André Malraux, feito Fautrier editor da editora Gallimard, colocaram-no responsável pela parte gráfica das edições de arte. Junto com sua esposa Jeanine Aeply, Fautrier desenvolveu "originaux Múltiplos", uma mistura de impressão gráfica e pintura, que eles usam na distribuição do presente trabalho.

Em 1954 o artista começou a pintar em óleo novamente, abandonando a superfície tátil que ele tinha desenvolvido anteriormente. Exibições de fotos destas seguidas em todo o mundo: entre outros, no "2 documenta" de Kassel em 1959.

Em 1960 recebeu o Grande Prémio da Bienal de Veneza. Sofrendo de uma doença grave, Fautrier não era mais capaz de atender a retrospectiva organizada no "Musée dArt Moderne de la Ville, em Paris, em sua honra em 1964.
Jean Fautrier morreu em Châtenay-Malabry em 21 de julho de 1964.

Outras imagens
Colabore conosco
Você tem informações sobre este artista ou acredita que algum dos tópicos do conteúdo está errado?
clique aqui e colabore conosco enviando sua sugestão, correção ou comentários.
Nome
Email
Mensagem
Enviar