Jean-Baptiste Debret , pintor, desenhista, gravador, professor, decorador, cenógrafo. Freqüenta a Academia de Belas Artes, em Paris, entre 1785 e 1789, aluno de Jacques-Louis David (1748 - 1825), seu primo e líder do neoclassicismo francês. Estuda fortificações na École de Ponts et Chaussée [Escola de Pontes e Rodovias, futura Escola Politécnica], onde se torna professor de desenho. Em 1798, auxilia os arquitetos Percier e Fontaine na decoração de edifícios. Por volta de 1806, trabalha como pintor na corte de Napoleão (1769 - 1821). Após a queda do imperador e com a morte de seu único filho, Debret decide integrar a Missão Artística Francesa, que vem ao Brasil em 1816. Instala-se no Rio de Janeiro e, a partir de 1817, ministra aulas de pintura em seu ateliê, onde tem como aluno Simplício de Sá (1785 - 1839). Em 1818, colabora na decoração pública para a aclamação de D. João VI (1767 - 1826), no Rio de Janeiro. Por volta de 1825, realiza águas-fortes, que estão na Seção de Estampas da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. De 1826 a 1831, é professor de pintura histórica na Academia Imperial de Belas Artes - Aiba, atividade que alterna com viagens para várias cidades do país, quando retrata tipos humanos, costumes e paisagens locais. Na Aiba tem como alunos Porto Alegre (1806 - 1879) e August Müller (1815 - ca.1883). Em 1829, organiza a Exposição da Classe de Pintura Histórica da Imperial Academia das Bellas Artes, primeira mostra pública de arte no Brasil. Deixa o país em 1831 e retorna a Paris com o discípulo Porto Alegre. Entre 1834 e 1839, edita, o livro Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, em três volumes, ilustrado com litogravuras que têm como base as aquarelas realizadas com seus estudos e observações.
Acervos
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - Masp - São Paulo SP
Museu Nacional de Belas Artes - MNBA - Rio de Janeiro RJ
Museus Castro Maya - IPHAN/MinC - Rio de Janeiro RJ
Exposições Coletivas
1798 - Paris (França) - Salão de Paris - 2º prêmio
1806 - Paris (França) - Salão, no Instituto da França - menção honrosa
1808 - Paris (França) - Salão de Paris, no Instituto da França
1814 - Paris (França) - Salão de Paris
1829 - Rio de Janeiro RJ - 1ª Exposição da Classe de Pintura Histórica da Imperial Academia das Bellas Artes, na Aiba
1830 - Rio de Janeiro RJ - 2ª Exposição da Classe de Pintura Histórica da Imperial Academia das Bellas Artes, na Aiba
Exposições Póstumas
1859 - Rio de Janeiro RJ - 13ª Exposição Geral de Belas Artes, na Aiba
1860 - Rio de Janeiro RJ - 14ª Exposição Geral de Belas Artes, na Aiba
1884 - Rio de Janeiro RJ - 26ª Exposição Geral de Belas Artes, na Aiba
1953 - São Paulo SP - 2ª Bienal Internacional de São Paulo, no Pavilhão dos Estados
1981 - Rio de Janeiro RJ - Universo do Carnaval: imagens e reflexões, na Acervo Galeria de Arte
1983 - Recife PE - 50 Anos de Casa-Grande & Senzala, na Fundação Joaquim Nabuco. Administração Central
1984 - Aracaju SE - 50 Anos de Casa-Grande & Senzala
1984 - Brasília DF - 50 Anos de Casa-Grande & Senzala
1984 - Lisboa (Portugal) - 50 Anos de Casa-Grande & Senzala, no Museu Gulbenkian da Fundação Calouste Gulbenkian
1984 - Salvador BA - 50 Anos de Casa-Grande & Senzala
1984 - São Paulo SP - J. B. Debret: aquarelas, no Museu da Casa Brasileira
1984 - São Paulo SP - Tradição e Ruptura: síntese de arte e cultura brasileiras, na Fundação Bienal
1984 - Vitória ES - 50 Anos de Casa-Grande & Senzala
1986 - Curitiba PR - Tradição/Contradição, no MAC/PR
1987 - São Paulo SP - O Brasil Pintado por Mestres Nacionais e Estrangeiros: séculos XVIII - XX, no Masp
1989 - Estocolmo (Suécia) - Art in Latin America: the modern era 1820 - 1980, no Moderna Museet
1989 - Londres (Inglaterra) - Art in Latin America: the modern era 1820 - 1980, na Hayward Gallery
1989 - Paris (França) - La Révolution Française et l´Europe, no Grand Palais
1990 - Curitiba PR - 9ª A Litografia no Paraná, no Museu Guido Viaro
1990 - Madri (Espanha) - Art in Latin America: the modern era 1820 - 1980, no Palacio de Velázquez
1990 - Rio de Janeiro RJ - Missão Artística Francesa e Pintores Viajantes: França-Brasil no século XIX, na Fundação Casa França-Brasil
1992 - Rio de Janeiro RJ - Natureza: quatro séculos de arte no Brasil, no CCBB
1992 - Zurique (Suíça) - Brasilien: entdeckung und selbstentdeckung, no Kunsthaus Zürich
1994 - Lisboa (Portugal) - Rio de Janeiro: capital d'além-mar, no Museu Rafael Bordalo Pinheiro
1994 - Rio de Janeiro RJ - Rio de Janeiro: capital d'além-mar, no CCBB 1994 - São Paulo SP - Debret: aquarelas do Brasil, na Casa das Rosas
1994 - São Paulo SP - Debret: aquarelas do Brasil , na Casa das Rosas
1994 - São Paulo SP - O Brasil dos Viajantes, no Masp
1995 - Lisboa (Portugal) - O Brasil dos Viajantes, no Centro Cultural de Belém
1996 - Londres (Inglaterra) - Brazil Through European Eyes, na Christie's
1998 - Brasília DF - Brasileiro que nem Eu, que nem Quem?, no Ministério das Relações Exteriores
1998 - São Paulo SP - Iconografia Paulistana em Coleções Particulares, no Museu da Casa Brasileira
1999 - Rio de Janeiro RJ - O Brasil Redescoberto, no Paço Imperial
1999 - São Paulo SP - Brasileiro que nem Eu, que nem Quem?, no MAB/Faap. Salão Cultural
2000 - Porto Alegre RS - De Frans Post a Eliseu Visconti: acervo Museu Nacional de Belas Artes - RJ, no Margs
2000 - Rio de Janeiro RJ - Viagens Tropicais, no Instituto Moreira Salles
2000 - Rio de Janeiro RJ - Visões do Rio na Coleção Geyer, no CCBB
2000 - São Paulo SP - Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento, na Fundação Bienal
2000 - São Paulo SP - Brasil Sobre Papel: matizes e vivências, no Espaço de Artes Unicid
2000 - São Paulo SP - Coleção Brasiliana, na Pinacoteca do Estado
2000 - São Paulo SP - O Café, no Banco Real
2000 - São Paulo SP - Rio de Janeiro 1825-1826 e Outros Destaques do Highcliffe Álbum, no Instituto Moreira Salles
2001 - Rio de Janeiro RJ - Aquarela Brasileira, no Centro Cultural Light
2002 - São Paulo SP - Imagem e Identidade: um olhar sobre a história na coleção do Museu de Belas Artes, no Instituto Cultural Banco Santos
2003 - São Paulo SP - Vistas do Brasil: Coleção Brasiliana, na Pinacoteca do Estado
2004 - Rio de Janeiro RJ - Missão Artística Francesa e as origens da coleção do Museu Nacional de Belas Artes, no MNBA
Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas
Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas
Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas.
Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas.
Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas
Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas
Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas
Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas
Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas
Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas
SCÈNE DE LA PROVINCE DU RIO GRANDE -Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas
Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas.
Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas
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Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas
Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - PL 43 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas
Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas.
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Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas.
Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas
JEAN BAPTISTE DEBRET (1768-1848) - PASSO RICO DE S. GONZALEZ - GUARAPUÁVA - Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - PL 73 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas
Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas
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Jean Baptiste Debret - Debret au travail - Aquarela - 48 alt x 31 larg cm - Sem assinatura
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Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas
Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas
Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas
Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas
Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas
Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas
Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - PL 43 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas
Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas
Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas
Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas
Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas
Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas
Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas
Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - PL 36 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas
Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas
Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas
Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas