Carregando... aguarde
Jean Baptiste Debret resumo - Guia das Artes
Jean Baptiste Debret
Informações
Nome:
Jean Baptiste Debret
Nasceu:
Paris - França (18/04/1768)
Faleceu:
Paris - França (11/06/1848)
Biografia

Jean-Baptiste Debret , pintor, desenhista, gravador, professor, decorador, cenógrafo. Freqüenta a Academia de Belas Artes, em Paris, entre 1785 e 1789, aluno de Jacques-Louis David (1748 - 1825), seu primo e líder do neoclassicismo francês. Estuda fortificações na École de Ponts et Chaussée [Escola de Pontes e Rodovias, futura Escola Politécnica], onde se torna professor de desenho. Em 1798, auxilia os arquitetos Percier e Fontaine na decoração de edifícios. Por volta de 1806, trabalha como pintor na corte de Napoleão (1769 - 1821). Após a queda do imperador e com a morte de seu único filho, Debret decide integrar a Missão Artística Francesa, que vem ao Brasil em 1816. Instala-se no Rio de Janeiro e, a partir de 1817, ministra aulas de pintura em seu ateliê, onde tem como aluno Simplício de Sá (1785 - 1839). Em 1818, colabora na decoração pública para a aclamação de D. João VI (1767 - 1826), no Rio de Janeiro. Por volta de 1825, realiza águas-fortes, que estão na Seção de Estampas da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. De 1826 a 1831, é professor de pintura histórica na Academia Imperial de Belas Artes - Aiba, atividade que alterna com viagens para várias cidades do país, quando retrata tipos humanos, costumes e paisagens locais. Na Aiba tem como alunos Porto Alegre (1806 - 1879) e August Müller (1815 - ca.1883). Em 1829, organiza a Exposição da Classe de Pintura Histórica da Imperial Academia das Bellas Artes, primeira mostra pública de arte no Brasil. Deixa o país em 1831 e retorna a Paris com o discípulo Porto Alegre. Entre 1834 e 1839, edita, o livro Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, em três volumes, ilustrado com litogravuras que têm como base as aquarelas realizadas com seus estudos e observações.

Cronologia

Acervos


Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - Masp - São Paulo SP
Museu Nacional de Belas Artes - MNBA - Rio de Janeiro RJ
Museus Castro Maya - IPHAN/MinC - Rio de Janeiro RJ

 

Exposições Coletivas


1798 - Paris (França) - Salão de Paris - 2º prêmio
1806 - Paris (França) - Salão, no Instituto da França - menção honrosa
1808 - Paris (França) - Salão de Paris, no Instituto da França
1814 - Paris (França) - Salão de Paris
1829 - Rio de Janeiro RJ - 1ª Exposição da Classe de Pintura Histórica da Imperial Academia das Bellas Artes, na Aiba
1830 - Rio de Janeiro RJ - 2ª Exposição da Classe de Pintura Histórica da Imperial Academia das Bellas Artes, na Aiba

 

Exposições Póstumas


1859 - Rio de Janeiro RJ - 13ª Exposição Geral de Belas Artes, na Aiba
1860 - Rio de Janeiro RJ - 14ª Exposição Geral de Belas Artes, na Aiba
1884 - Rio de Janeiro RJ - 26ª Exposição Geral de Belas Artes, na Aiba
1953 - São Paulo SP - 2ª Bienal Internacional de São Paulo, no Pavilhão dos Estados
1981 - Rio de Janeiro RJ - Universo do Carnaval: imagens e reflexões, na Acervo Galeria de Arte
1983 - Recife PE - 50 Anos de Casa-Grande & Senzala, na Fundação Joaquim Nabuco. Administração Central
1984 - Aracaju SE - 50 Anos de Casa-Grande & Senzala
1984 - Brasília DF - 50 Anos de Casa-Grande & Senzala
1984 - Lisboa (Portugal) - 50 Anos de Casa-Grande & Senzala, no Museu Gulbenkian da Fundação Calouste Gulbenkian
1984 - Salvador BA - 50 Anos de Casa-Grande & Senzala
1984 - São Paulo SP - J. B. Debret: aquarelas, no Museu da Casa Brasileira
1984 - São Paulo SP - Tradição e Ruptura: síntese de arte e cultura brasileiras, na Fundação Bienal
1984 - Vitória ES - 50 Anos de Casa-Grande & Senzala
1986 - Curitiba PR - Tradição/Contradição, no MAC/PR
1987 - São Paulo SP - O Brasil Pintado por Mestres Nacionais e Estrangeiros: séculos XVIII - XX, no Masp
1989 - Estocolmo (Suécia) - Art in Latin America: the modern era 1820 - 1980, no Moderna Museet
1989 - Londres (Inglaterra) - Art in Latin America: the modern era 1820 - 1980, na Hayward Gallery
1989 - Paris (França) - La Révolution Française et l´Europe, no Grand Palais
1990 - Curitiba PR - 9ª A Litografia no Paraná, no Museu Guido Viaro
1990 - Madri (Espanha) - Art in Latin America: the modern era 1820 - 1980, no Palacio de Velázquez
1990 - Rio de Janeiro RJ - Missão Artística Francesa e Pintores Viajantes: França-Brasil no século XIX, na Fundação Casa França-Brasil
1992 - Rio de Janeiro RJ - Natureza: quatro séculos de arte no Brasil, no CCBB
1992 - Zurique (Suíça) - Brasilien: entdeckung und selbstentdeckung, no Kunsthaus Zürich
1994 - Lisboa (Portugal) - Rio de Janeiro: capital d'além-mar, no Museu Rafael Bordalo Pinheiro
1994 - Rio de Janeiro RJ - Rio de Janeiro: capital d'além-mar, no CCBB 1994 - São Paulo SP - Debret: aquarelas do Brasil, na Casa das Rosas
1994 - São Paulo SP - Debret: aquarelas do Brasil , na Casa das Rosas
1994 - São Paulo SP - O Brasil dos Viajantes, no Masp
1995 - Lisboa (Portugal) - O Brasil dos Viajantes, no Centro Cultural de Belém
1996 - Londres (Inglaterra) - Brazil Through European Eyes, na Christie's
1998 - Brasília DF - Brasileiro que nem Eu, que nem Quem?, no Ministério das Relações Exteriores
1998 - São Paulo SP - Iconografia Paulistana em Coleções Particulares, no Museu da Casa Brasileira
1999 - Rio de Janeiro RJ - O Brasil Redescoberto, no Paço Imperial
1999 - São Paulo SP - Brasileiro que nem Eu, que nem Quem?, no MAB/Faap. Salão Cultural
2000 - Porto Alegre RS - De Frans Post a Eliseu Visconti: acervo Museu Nacional de Belas Artes - RJ, no Margs
2000 - Rio de Janeiro RJ - Viagens Tropicais, no Instituto Moreira Salles
2000 - Rio de Janeiro RJ - Visões do Rio na Coleção Geyer, no CCBB
2000 - São Paulo SP - Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento, na Fundação Bienal
2000 - São Paulo SP - Brasil Sobre Papel: matizes e vivências, no Espaço de Artes Unicid
2000 - São Paulo SP - Coleção Brasiliana, na Pinacoteca do Estado
2000 - São Paulo SP - O Café, no Banco Real
2000 - São Paulo SP - Rio de Janeiro 1825-1826 e Outros Destaques do Highcliffe Álbum, no Instituto Moreira Salles
2001 - Rio de Janeiro RJ - Aquarela Brasileira, no Centro Cultural Light
2002 - São Paulo SP - Imagem e Identidade: um olhar sobre a história na coleção do Museu de Belas Artes, no Instituto Cultural Banco Santos
2003 - São Paulo SP - Vistas do Brasil: Coleção Brasiliana, na Pinacoteca do Estado
2004 - Rio de Janeiro RJ - Missão Artística Francesa e as origens da coleção do Museu Nacional de Belas Artes, no MNBA

Outras imagens
Colabore conosco
Você tem informações sobre este artista ou acredita que algum dos tópicos do conteúdo está errado?
clique aqui e colabore conosco enviando sua sugestão, correção ou comentários.
Nome
Email
Mensagem
Enviar
Peças sendo leiloadas, compre agora
iArremate leilões
28 de Outubro às 20:30

Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas

iArremate leilões
28 de Outubro às 20:30

Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas

iArremate leilões
28 de Outubro às 20:30

Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas.

iArremate leilões
28 de Outubro às 20:30

Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas.

iArremate leilões
28 de Outubro às 20:30

Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas

iArremate leilões
28 de Outubro às 20:30

Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas

iArremate leilões
28 de Outubro às 20:30

Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas

iArremate leilões
28 de Outubro às 20:30

Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas

iArremate leilões
28 de Outubro às 20:30

Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas

iArremate leilões
28 de Outubro às 20:30

Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas

iArremate leilões
28 de Outubro às 20:30

SCÈNE DE LA PROVINCE DU RIO GRANDE -Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas

iArremate leilões
28 de Outubro às 20:30

Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas.

iArremate leilões
28 de Outubro às 20:30

Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas

iArremate leilões
28 de Outubro às 20:30

Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas

iArremate leilões
28 de Outubro às 20:30

Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas

iArremate leilões
28 de Outubro às 20:30

 Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - PL 43 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas

iArremate leilões
28 de Outubro às 20:30

JEAN BAPTISTE DEBRET (1768-1848) - VILLA DAS TORRES - Sto. ANTONIO - Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - PL 72 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas
iArremate leilões
28 de Outubro às 20:30

Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas.

iArremate leilões
28 de Outubro às 20:30

Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas

iArremate leilões
28 de Outubro às 20:30

Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas.

iArremate leilões
28 de Outubro às 20:30

Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas

iArremate leilões
28 de Outubro às 20:30

JEAN BAPTISTE DEBRET (1768-1848) - PASSO RICO DE S. GONZALEZ - GUARAPUÁVA - Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - PL 73 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas

iArremate leilões
28 de Outubro às 20:30

Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas

iArremate leilões
28 de Outubro às 20:30

Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas

iArremate leilões
28 de Outubro às 20:30

Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas

iArremate leilões
28 de Outubro às 20:30

Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas

iArremate leilões
22 de Outubro às 20:00

Jean Baptiste Debret - Debret au travail - Aquarela - 48 alt x 31 larg cm - Sem assinatura

iArremate leilões
28 de Outubro às 20:30

Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas

iArremate leilões
28 de Outubro às 20:30

Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas

iArremate leilões
28 de Outubro às 20:30

Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas

iArremate leilões
28 de Outubro às 20:30

Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas

iArremate leilões
28 de Outubro às 20:30

Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas

iArremate leilões
28 de Outubro às 20:30

 Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas

iArremate leilões
28 de Outubro às 20:30

Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas

iArremate leilões
28 de Outubro às 20:30

Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas

iArremate leilões
28 de Outubro às 20:30

Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - PL 43 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas

iArremate leilões
28 de Outubro às 20:30

Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas

iArremate leilões
28 de Outubro às 20:30

Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas

iArremate leilões
28 de Outubro às 20:30

Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas

iArremate leilões
28 de Outubro às 20:30

Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas

iArremate leilões
28 de Outubro às 20:30

Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas

iArremate leilões
28 de Outubro às 20:30

Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas

iArremate leilões
28 de Outubro às 20:30

Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - PL 36 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas

iArremate leilões
28 de Outubro às 20:30

Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas

iArremate leilões
28 de Outubro às 20:30

Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas

iArremate leilões
28 de Outubro às 20:30

Fototipia (impressão planográfica, semelhante à litografia) colorida inteiramente à mão (au pochoir) - Medidas 58 x 39 cm - Edição 271/400 - Executada em papel d"Arches a partir das aquarelas que não figuraram no livro “Voyage pittoresque et historique au Brésil”, editado por Firmin Didot Frères em 1834, 1835 e 1839. Organizadas e realizadas por iniciativa de Raymundo Ottoni de Castro Maya com as aquarelas de sua coleção. A impressão foi iniciada e 1953 e terminada em 1955. Executada em Paris por Louis Duval, mestre impressor, sob a direção de Marcel Mouillot, nas oficinas de Maurice Beaufume e assistido por Reine Juge. Obs. As placas que serviram para esta edição foram destruídas

Obras deste artista