A partir de 1937, freqüenta o Núcleo Antônio Parreiras, em Juiz de Fora, Minas Gerais. Em 1940, instala-se no Rio de Janeiro, matriculando-se nas aulas de Argemiro Cunha (1880-1940) no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro, as quais abandona em pouco tempo. Passa a pintar com alguns dos ex-integrantes do Núcleo Bernardelli. Em 1944, transfere-se para Fortaleza, onde conhece artistas locais e participa da criação da Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP). Volta ao Rio de Janeiro em 1945 e expõe com Aldemir Martins (1922-2006), Antonio Bandeira (1922-1967) e Jean-Pierre Chabloz (1910-1984), na galeria Askanasy. Em 1948, graças ao apoio de Candido Portinari (1903-1962), faz sua primeira mostra individual no Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/RJ). Em 1950, ganha o prêmio de viagem ao país do Salão Nacional de Belas Artes (SNBA) e, no ano seguinte, viaja e expõe na Bahia. Em 1952, recebe o prêmio de viagem ao exterior do Salão Nacional de Arte Moderna (SNAM). Em Paris, entre 1954 e 1956, assiste a cursos na Académie de la Grande Chaumière e na École Normale Supérieure des Beaux-Arts. Em seguida, acompanha as aulas de André Lhote (1885 - 1962) e de Gino Severini (1883-1966). Quando volta, passa a fazer pinturas abstratas, algumas das quais mostra na 5ª Bienal de São Paulo. Na primeira metade dos anos 1960, muda-se para Belo Horizonte e retoma a pintura figurativa. Em 1998 é criada a Fundação Inimá de Paula em Belo Horizonte.
Inimá de Paula - Das Fases de Ouro Preto - 70 x 100 cm - Gravura sem Moldura - Ass. Canto Inferior Direito e Dat. 1996 - Exemplar 73/195 - Apresenta sinais de oxidação e pequenos amassados nas bordas
Inimá de Paula - Cavalos - 50 x 64 cm, Moldura 76 x 89 cm - Gravura Com Moldura - Ass. Canto Inferior Direito e Dat. 1994 - Exemplar 45/150 - Apresenta sinais de oxidação,
Inimá de Paula - Paisagem - Medidas 70 x 100 cm - Gravura Sem Moldura - Assinado no Canto Inferior Direito e Datado 1994 - Exemplar 154/175 - Apresenta pequenas manchas e sinais de oxidação
Casamento na roça - Inimá de Paula - 45 x 32 - cid - 1970
Inimá de Paula - Casarão Vermelho - 72 x 100 cm - Gravura sem Moldura - Ass. Com Cachet - Exemplar P.A - Bom estado - Tiragem póstuma realizada em 2015 - Assinada pela Fundação Inimá de Paula
Inimá de Paula - Sem Título - 1992 - Serigrafia Numerada (86/120) - 36 x 50 cm - Ass. CID - Gravura Emoldurada - Acompanha Certificado de Autenticidade emitido por Albuquerque Contemporânea Galeria de Arte - Doação de Gabriel Schvartzman Cohen
Inimá de Paula - Paisagem - 50 x 70 cm - Gravura Com Moldura - Ass. Canto Inferior Direito e Dat. 1993 - Exemplar 55/120 - Apresenta sinais de oxidação,
Paisagem de Mariana - Inimá de Paula - 45 x 60 - cid - 1980
Inimá de Paula - Paisagem - Medidas70 x 95 cm - Gravura Sem Moldura - Assinado no Canto Inferior Direito - Exemplar P.A 2/2
Inimá de Paula - Favela da Rocinha/RJ - Medidas 64 x 46 cm - Xilogravura Sem Moldura - Assinado no Canto Inferior Direito e Datado 1983 - Exemplar 6/20 - Apresenta sinais de oxidação nas bordas, mancha na parte superior direita e pequenos rasgos nas laterais
Inimá de Paula - Paisagem com Cavalo - Medidas 100 x 70 cm - Gravura Sem Moldura - Assinado no Canto Inferior Direito e Datado 1995 - Exemplar 63/195 - Bom estado
Inimá de Paula - Coreto(Praça da Liberdade) - 70 x 85 cm - Gravura Com Moldura - Ass. Canto Inferior Direito e Dat. 1994 - Exemplar 67/90 - Apresenta sinais de oxidação
Inimá de Paula - Sem Título - 1998 - Serigrafia - P.E. - 72 x 100 cm - Ass. CID - Gravura Emoldurada - Acompanha Certificado de Autenticidade emitido por Albuquerque Contemporânea Galeria de Arte - Doação de Fany Doris Schvartzman.
Inimá de Paula - Paisagem - Medidas 23 x 32 cm - Desenho - Assinado no Canto Inferior Direito e Datado 1974
Inimá de Paula - Sem Título - 2015 (Tiragem Póstuma) - Gravura P. A. (Prova do Artista) - 72 x 100 cm - Ass. CID - Emoldurada - Doação da Galeria Errol Flynn
Inimá de Paula - Cavalos na Floresta - Medidas 50 x 70 cm - Gravura Sem Moldura - Assinado no Canto Inferior Direito e Datado 1994 - Exemplar 146/150 - Apresenta pequenos amassados nas bordas e leve sinal de oxidação