Carregando... aguarde
INAUGURACAO RECIPIENTE PORONGO-2024-04-19 - Guia das Artes
INAUGURAÇÃO RECIPIENTE PORONGO
Evento encerrado
INAUGURAÇÃO RECIPIENTE PORONGO
Quando aconteceu
Sexta, 19 Abril até Sábado, 25 Maio
Local
RECIPIENTE PORONGO
Rua Pinheiro Guimarães, 34
Conteúdo

 

RECIPIENTE PORONGO INAUGURA EM BOTAFOGO COM DUAS EXPOSIÇÕES
SIMULTÂNEAS E OBRAS DE 30 ARTISTAS CONTEMPORÂNEOS

O Recipiente Porongo inaugura seu espaço em Botafogo, no dia 19 de abril, com duas exposições simultâneas: “Perspectivas para além da visão”, individual de Michele Martines, e “Brotar”, coletiva com participação de 30 artistas contemporâneos, e uma programação que inclui visita guiada, oficinas, bar com petiscos na brasa e empório.

Recipiente Porongo
Exposições de inauguração
“Perspectivas para além da visão”
“Brotar”
Abertura: 19 de abril de 2024, às 18h
Entrada gratuita

O Recipiente Porongo inaugura seu espaço na rua Pinheiro Guimarães, em
Botafogo, no dia 19 de abril, a partir das 18h, com duas exposições simultâneas:
“Perspectivas para além da visão”, individual de Michele Martines com curadoria de Renata Santini; e “Brotar”, coletiva com curadoria de Shannon Botelho com a participação de 30 artistas da cena contemporânea atual. São eles: Aline MacCord, Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda, Ana Klaus, Camile Soares, Cibele Nogueira, Cibelle Arcanjo, Edu Monteiro, Eloá Carvalho, Fernanda Sattamini, Gabriela Noujaim, Hugo Houayek, Ju Morais, Julia Arbex, Karin Cagy, Kika Diniz, Luanda, Marcelo Monteiro, Mariana Guimarães, Maria Baigur, Maria Palmeiro, Paloma Carvalho, Patrizia D’Angello, Rafael Adorján, Rafael Prado, Rafa Diås, Raul Leal, Stefanie Ferraz, Thadeu Dias, Ursula Tautz, Vanessa Freitag.
Porongo, - fruto da cabaça com origem na região do Rio da Prata, entre Argentina e Uruguai -, nomeia o espaço cultural que abriga o ambiente expositivo FEVRA Contexturas em Arte, com cerca de 42m², onde será realizada a exposição individual da artista gaúcha Michele Martines, que apresentará cerca de 30 pinturas em diferentes formatos.
A pintura é o eixo central da produção de Michele Martines. A artista vem
desenvolvendo séries realistas a partir da observação do cotidiano doméstico e
urbano, explorando frequentemente em seu processo lugares de sua terra natal, Montenegro (RS), e de outras cidades com as quais estabelece uma relação.
“Partindo de lugares que frequentou, a artista coleta e recombina imagens da
paisagem urbana, compondo seu trabalho pictórico com suas memórias afetivas, a cultura popular, situações e objetos cotidianos. Seu trabalho aborda temasrelacionados ao lugar, refletindo as transformações na paisagem construída, e colocando questões de ordem social e antropológica vinculadas à cultura contemporânea”, descreve Renata Santini, curadora da mostra.

Partiu de Renata o convite para Michele inaugurar o espaço FEVRA com a sua
exposição. Martines é a artista convidada da 19ª edição da revista digital “Arte
ConTexto”, da qual Santini é uma das editoras. “A ideia é que a cada edição da revista, os artistas colaboradores apresentem seus trabalhos no espaço expositivo”, diz Renata. A mostra de Michele contará com legendas e texto curatorial em braile, possibilitando o acesso do público com deficiência visual, fruto de uma consultoria com profissionais do Instituto Benjamin Constant.
FEVRA Contexturas é uma fusão de conceitos que se conectam em iniciativas
artísticas. Consiste em um corpo criativo que ocupa o espaço dentro do Porongo, possibilitando a apresentação de diversas produções, complementadas por pesquisa e análise crítica.
Mas não é só FEVRA que habita o centro cultural. Com 120m² e capacidade de
receber um público de até 200 pessoas, o Porongo abre suas portas para a exposição coletiva “Brotar”, com curadoria de Shannon Botelho, responsável por reunir os 30 artistas participantes que ocuparão todo o espaço com pinturas, gravuras, esculturas, objetos e uma instalação na vitrine.
Os trabalhos apelam para o sentido do ato de nascer, ou brotar, como o título da exposição revela. Fazer uma relação entre a inauguração do novo espaço carioca e o verbo brotar, pode ir mais além, como justifica o curador: “na linguagem popular, brotar pode significar aparecer, comparecer a um lugar, a uma festa”. 
“Nesta mostra, apresentamos uma expografia mimética do que acontece nas florestas e matas brasileiras, uma explosão de presenças diversas e exuberantes. A fim de celebrar este começo, brotamos no Porongo, com nossas germinações e presenças”, destaca Shannon.
PORONGO - RECIPIENTE DE ATIVAÇÕES EM ARTE, EDUCAÇÃO E CULTURA
Com o intuito de receber propostas em modalidades como artes visuais, teatro,
literatura, música e audiovisual, o Recipiente Porongo é um espaço com diversos ambientes destinado ao convívio e à interação. Ele permite ocupações simultâneas e diversificadas, que podem ser vivenciadas de modo independente ou interligado. O espaço, gerido pelo casal de sócios Renata Santini e Ariel Filho possui ambientes em dois níveis (térreo e 1º andar). 
No andar térreo, encontra-se um pequeno empório junto à entrada, seguido de um bar que oferece desde cervejas a uma carta de vinhos, e cardápio com foco em alimentos preparados na brasa, como carnes e legumes, harmonizados com pães, saladas, geleias e molhos. Ainda no térreo, encontra-se um salão onde as pessoas poderão utilizar para encontros informais ou atividades programadas. Acima deste espaço fica um mezanino.
Já no andar superior, FEVRA Contexturas em Arte abriga exposições, seguido de uma sala anexa destinada para cursos, oficinas, reuniões, e outras atividades de produção ou educação.

Nascidos no sul do Brasil, Renata e Ariel moram no Rio de Janeiro há mais de 10 anos, e viram no espaço uma forma de homenagear o fruto, que na sua história de uso ancestral incorpora diversas funcionalidades, sendo matéria prima de bens culturais, como em instrumentos musicais, como a maracá e o berimbau, e em uso doméstico, como recipiente de chimarrão, luminárias e tigelas. “Nos inspiramos neste fruto amplamente acessível para nossas necessidades vitais, seja pela nutrição, seja pela necessidade de arte, para nomear este espaço cultural, como centro de ativações e ressonâncias”, destaca Ariel Filho.

SERVIÇO: INAUGURAÇÃO RECIPIENTE PORONGO
Direção: Renata Santini e Ariel Filho
Exposição “Perspectivas para além da visão”
Artista: Michele Martines
Curadoria: Renata Santini
Exposição “Brotar”
Artistas: Aline MacCord, Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda, Ana Klaus, Camile Soares, Cibele Nogueira, Cibelle Arcanjo, Edu Monteiro, Eloá Carvalho, Fernanda Sattamini, Gabriela Noujaim, Hugo Houayek, Ju Morais, Julia Arbex, Karin Cagy, Kika Diniz, Luanda, Marcelo Monteiro, Mariana Guimarães, Maria Baigur, Maria Palmeiro,
Paloma Carvalho, Patrizia D’Angello, Rafael Adorján, Rafael Prado, Rafa Diås, Raul Leal, Stefanie Ferraz, Thadeu Dias, Ursula Tautz, Vanessa Freitag.
Curadoria: Shannon Botelho
Abertura: 19 de abril de 2024, às 18h
Até 25 de maio de 2024
Entrada gratuita
Horário de funcionamento: quarta a domingo, das 14h às 19h

* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Rio de Janeiro"
1500 BABILÔNIA GALERIA - “Redesenhos” é mostra de série inédita do fotógrafo Edouard Fraipont composta de sete imagens e um vídeo. Ele explora o conceito de fotoperformance, em parceria com a coreógrafa e bailarina Alexandra Naudet, e propõe figuras redesenhadas pelo movimento do
Saiba mais
A Gentil Carioca - Fundado em setembro de 2003 pelos artistas plásticos Ernesto Neto, Franklin Cassaro, Laura Lima e Márcio Botner, esse espaço para a arte contemporânea representa e mantém em acervo obras dos artistas Thiago Rocha Pitta, João Modé, Jarbas Lopes, Paulo Nenf
Saiba mais
ALMACÉN GALERIA DE ARTE BARRA DA TIJUCA - Estabelecida no CasaShopping, na Barra da Tijuca, desde 1986, a galeria mantém em acervo obras de Tomie Ohtake, Cildo Meireles, Antonio Dias, Marco Coelho Benjamim, Fernando Velloso, Walter Goldfarb, Cruz-Diez, Jussara Age, Yuli Geszti, Silvio Baptista, H
Saiba mais
Alquimia Abstrata -
Saiba mais
AMARELONEGRO ARTE CONTEMPORÂNEA - O artista curitibano Juan Parada apresenta na exposição “Teto Verde” uma grande instalação. A obra, que tem o formato de uma casa, está disposta de cabeça para baixo. Destaque para o teto verde, no qual o a terra está por cima e as plantas crescem para ba
Saiba mais
ANTIGA FÁBRICA DA BHERING - O espaço onde funcionava a ex-fábrica de chocolates Bhering, abriga 52 ateliês de artistas e 22 pequenas empresas do ramo cultural. O maquinário e as antigas instalações da fábrica servem de inspiração para criação e também são incorporados aos trabalhos
Saiba mais
Até onde marca -
Saiba mais
ATELIER CURVELO - Instalado em um casarão de 1896 com vista para a Baia de Guanabara, em Santa Teresa, o espaço abriga criações do artista plástico Zemog e peças de sua esposa, a designer Rita Dias. Zemog usa materiais nada nobres como tampinhas de refrigerante, espelhos e
Saiba mais
BIBLIOTECA NACIONAL - O prédio, em estilo neoclássico, foi projetado pelo arquiteto Francisco Marcelino de Souza Aguiar. Inaugurado em 1910, reúne um acervo de cerca de nove milhões de peças, entre raridades como a Bíblia de Mogúncia, impressa em 1462, a edição dos Lusíadas de
Saiba mais
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Como Será o Amanhã -
Saiba mais
ESPAÇO CULTURAL MUNICIPAL SÉRGIO PORTO - O local é um dos espaços culturais mais interessantes do Rio. Integra a Rede Municipal de Teatros da Secretaria Municipal de Cultura. Tem uma programação variada, com exposições de arte, palestras, debates, workshops, espetáculos de teatro, recitais de po
Saiba mais
EXPOSIÇÃO BLOCO DO PRAZER -
Saiba mais
FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA - A mansão onde está instalado o museu, construída em 1849, em estilo neoclássico, serviu de residência a Rui Barbosa (1849-1923) durante os últimos 28 anos de sua vida. Possui um acervo de 1.400 peças de mobiliário, objetos decorativos e de uso pessoal e p
Saiba mais
Galeria de Arte Ibeu apresenta as exposições individuais simultâneas dos artistas Henrique de França e Renata Nassur -
Saiba mais
Galeria Valdir Teixeira -
Saiba mais
HACKEANDO O PODER -
Saiba mais
Ser Mulher: um Percurso de Papéis -
Saiba mais
Trajetória -
Saiba mais
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais