Carregando... aguarde
Haroldo Barroso Beltrao obras de - Guia das Artes
Haroldo Barroso Beltrao
Informações
Nome:
Haroldo Barroso Beltrao
Sobre o artista

"(...) Barroso esteve presente em todas as polêmicas e manifestações artísticas das duas últimas décadas da vida cultural carioca. Percorreu caminhos que iam da revitalização do abstracionismo do pós-guerra ao concretismo precipitado no Brasil sob a influência de Max Bill e alguns poetas. Percorreu também os caminhos trilhados pelos estudiosos do urbanismo, do paisagismo, da integração da arquitetura com as artes plásticas.” (Jayme Maurício, 1974, texto disponível em: < http://www.niteroiartes.com.br/exibe_artistas.php?idartista=337&opc=2>).

Biografia

Escultor, arquiteto e paisagista. Francisco Haroldo Barroso Beltrão (1935: Fortaleza, CE – 1989: Rio de Janeiro, RJ).

1950 – Transferiu-se para o Rio de Janeiro. 1954-60 – Colaborou com Roberto Burle Marx em projetos de paisagismo, jardins, painéis e murais escultóricos. 1959 – Graduou-se em arquitetura na Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro. 1961 – Foi premiado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil pelo projeto de residência de Roberto Burle Marx, no Rio de Janeiro, realizado em parceria com Rubem Breitman. 1975 – Fundou a Galeria de Arte Gravura Brasileira, no Rio de Janeiro, juntamente com Anna Letycia, Aloísio Magalhães e Thereza Miranda. 1977-79 – Ministrou cursos de escultura no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, no Festival de Inverno de Ouro Preto,MG, e na Escola Guignard de Belo Horizonte. 1979 – Fundou a oficina de escultura do Museu do Ingá, Niterói, RJ. 1980 – Integrou a Comissão Nacional de Artes Plásticas da Fundação Nacional de Artes (Funarte). 1982 – Foi curador da sala especial do VI Salão Nacional de Artes Plásticas, Rio de Janeiro. 1985-1986 – Dirigiu o Museu do Ingá, Niterói.

Algumas de suas obras públicas podem ser vistas no Palácio do Planalto, em Brasília, em frente ao campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e no Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro, e na Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda, RJ. Seus trabalhos constam nos acervos do Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu de Arte Moderna de Curitiba, Museu de Arte Moderna da Nicarágua, Museu da Fundação Armando Álvares Penteado, São Paulo, e nas coleções particulares de João Sattamini, Niomar Muniz Sodré Bittencourt e Gilberto Chateaubriand.

Cronologia

Realizou as seguintes exposições individuais: 1972 – Galeria IBEU, Rio de Janeiro. 1977 – Galeria Ipanema, Rio de Janeiro. 1981 – Galeria Gravura Brasileira, Rio de Janeiro, e Museu de Arte de Joinville,SC. 1984 – Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro. Participou de exposições coletivas, entre as quais: 1972 – Salão de Verão do Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro, prêmio de aquisição. 1973 – Salão Nacional de Arte Moderna, Rio de Janeiro, prêmio de viagem. 1978 – 50 anos de escultura brasileira no espaço urbano, Rio de Janeiro. 1979 – Bienal Internacional de São Paulo. 1981 – Bienal Internacional de Arte, Valparaíso, Chile. 1982 – Um século de escultura no Brasil, Museu de Arte de São Paulo. 1984 – Madeira Matéria de Arte, Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro. Exposições póstumas: 2004 – Novas Aquisições-Acervo MHAERJ, Museu do Ingá, Niterói. 2005 – Experiência e Duração, Conjunto Cultural da Caixa, Rio de Janeiro.

Outras imagens
Colabore conosco
Você tem informações sobre este artista ou acredita que algum dos tópicos do conteúdo está errado?
clique aqui e colabore conosco enviando sua sugestão, correção ou comentários.
Nome
Email
Mensagem
Enviar
Obras deste artista