Carregando... aguarde
Giselle Beiguelman biografia - Guia das Artes
Giselle Beiguelman
Informações
Nome:
Giselle Beiguelman
Nasceu:
São Paulo, SP (29/08/1962)
Biografia

Giselle Beiguelman (São Paulo, São Paulo, 1962). Web artista, artista digital, pesquisadora, crítica de arte, professora universitária, editora e curadora. Gradua-se em história na Universidade de São Paulo (USP), em 1984, e obtém doutorado em história da cultura pela mesma universidade, em 1991. Trabalha com criação e desenvolvimento de aplicações eletrônicas desde 1994. Na década de 1990, integra as equipes de implantação dos portais UOL e BOL e realiza pesquisa como bolsista vitae, com projeto na área de literatura e novas mídias. Beiguelman estabelece, em 1998, um estúdio de criação digital, o desvirtual.com, no qual tem desenvolvido seus projetos pessoais.

 

obra artista

 Foto:Esc for Escape, 2004, Giselle Beiguelman Reprodução fotográfica aquivo do artista

 

Seus projetos artísticos e de pesquisa teórica vêm lhe proporcionando participações em numerosos eventos acadêmicos e exposições de arte e cultura digital no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa. Seus projetos foram apresentados em exposições como Net_Condition(1999) e Algorithmic Revolution (2004-2008), no Zentrum für Kunst und Medientechnologie (ZKM), Karlsruhe, Alemanha; núcleo Net Art Brasil da 25ª Bienal de Internacional de São Paulo em 2002, com a Ceci n’est pas un Nike(re)distributions (voyd.com/ia); El Final del Eclipse(2001-2003), na Fundación Telefonica, Madri e América Latina; arte.mov (2012), na Galeria Vivo, São Paulo; e no NETescópio, arquivo de web arte do Museo Extremeño e Iberoamericano de Arte Contemporáneo (Meiac), em Badajoz, Espanha.

Seu trabalho artístico aparece em antologias e obras de referência sobre arte digital como Yale University Library Research Guide for Mass Media Digital Arts, entre outras. Como docente, entre 2001 e 2011, trabalha no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Desde 2011, ensina história da arte e do design na Faculdade de Arquitetura (FAU) da USP. Orientadora de uma nova geração de críticos e artistas dedicados à tecnologia e à cultura digital, é autora e organizadora de diversos livros sobre o tema, com destaque para Link-se (2005), O Livro Depois do Livro (2005), Nomadismos Tecnológicos (com Jorge La Ferla, 2011) e _HTTPpix _HTTPvideo: Criação e Crítica nas Redes de Imagens (2011). Organiza festivais de arte digital e web arte, além de ter atuado como membro do comitê científico do International Symposium on Electronic Art (Isea, Paris) em 2000, e do júri do festival Ars Electronica (Linz, Áustria), em 2010 e 2011. Em seu currículo de curadora, figuram, entre outras, a exposição Tecnofagias (3ª Mostra 3M de Arte Digital, Instituto Tomie Ohtake, 2012), bem como a curadoria e a diretoria artística do Instituto Sergio Motta (ISM), entre 2008 e 2010.

No ISM, atua na reformulação do processo de premiação do tradicional Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia, bem como na criação de uma série de festivais on-line (HTTPVideo, HTTPTags, HTTPSom) que, concebidos e dirigidos por ela, apropriam-se dos recursos das plataformas da Web 2.0 para criar espaços de disseminação de projetos experimentais e artísticos, possibilitando a incorporação de novos perfis de criadores para além dos circuitos tradicionais de universidades, galerias e museus. Atua também na formação de parcerias pela internacionalização da artemídia brasileira, como a realizada com o Instituto com o Ars Electronica (Linz, Áustria) e ISEA Ruhr, e co-organiza publicações como Apropriações do (In)Comum: Espaços Públicos e Privados em Tempos de Mobilidade, de 2009.

É editora da revista seLecT, ex-editora da seção Novo Mundo da revista on-line Trópico e editora contribuinte do NMEDIAC – The Journal of New Media & Culture.

Outras imagens
Colabore conosco
Você tem informações sobre este artista ou acredita que algum dos tópicos do conteúdo está errado?
clique aqui e colabore conosco enviando sua sugestão, correção ou comentários.
Nome
Email
Mensagem
Enviar