Carregando... aguarde
Giovanni Battista Castagneto bibliografia - Guia das Artes
Giovanni Battista Castagneto
Informações
Nome:
Giovanni Battista Castagneto
Nasceu:
Gênova, Itália (27/11/1851)
Faleceu:
Rio de Janeiro, RJ (29/12/1900)
Biografia

Na Itália, Castagneto era marinheiro. Nada se sabe sobre haver ele ou não frequentado academias ou ateliês onde teria iniciado estudos artísticos. Porém, é certo que possuía forte vocação para as artes, pois só esse fato explica que, logo ao chegar ao Rio de Janeiro em 5 de outubro de 1874, acompanhado de seu pai Lorenzo, também marinheiro, tenha procurado ingressar na Academia Imperial de Belas Artes.

O arguto pesquisador e biógrafo do pintor, Carlos Roberto Maciel Levy, descobriu que Castagneto, ao pretender ingressar na Academia, em 1877, já tinha 23 anos. Mas como o limite de ingresso era 17 anos, o pai Lorenzo Di Gregorio Castagneto, ao requerer a admissão do filho, falseou informações ao declarar que residia na Brasil desde 1862 e que Giovanni Battista completara 16 anos de idade. Surgiu assim a versão, até há bem pouco desconhecida, de que Castagneto nascera em 1862. Portanto, ao falecer em 1900, já contava com quase cinquenta anos e não apenas trinta e oito como anteriormente se acreditava. Quando se radicou no Brasil era homem feito. Ultrapassara há muito a fase da adolescência.

Tinha um grau de instrução muito precário, beirando o analfabetismo, como provam os exames que realizou na Academia. Apesar disso, foi aceito como ouvinte e pode frequentar o curso de 1878 até 1884 tendo como mestres, entre outros, Zeferino da Costa e Vitor Meireles.

Foi também orientando de Georg Grimm entre 1882 e 1884, tendo acompanhado o paisagista alemão, quando este deixou a Academia e foi instalar seu ateliê, ao ar livre, na praia da Boa Viagem, em Niterói. Nesse entretempo, em 1883, foi assistente de João Zeferino da Costa na pintura dos painéis decorativos da Igreja da Candelária no Rio de Janeiro. Também exerceu o magistério ministrando aulas de desenho no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro.

Outras imagens
Colabore conosco
Você tem informações sobre este artista ou acredita que algum dos tópicos do conteúdo está errado?
clique aqui e colabore conosco enviando sua sugestão, correção ou comentários.
Nome
Email
Mensagem
Enviar
Peças sendo leiloadas, compre agora
iArremate leilões
09 de Dezembro às 20:00

CASTAGNETO, Giovanni Battista - "Marinha". Óleo Sobre Madeira. Medidas: 27x12,5 cm (obra). Ano: 1894. Assinado e datado "94" no CID-canto inferior direito. Com moldura de madeira na cor dourada.
Obras deste artista