Carregando... aguarde
Galileu Emendabili - Guia das Artes
Galileu Emendabili
Informações
Nome:
Galileu Emendabili
Nasceu:
Ancona, Itália (08/05/1898)
Faleceu:
São Paulo, SP (14/01/1974)
Biografia

Escultor. Galileo Emendabili (1898: Ancona, Itália – 1974: São Paulo, SP).

Início do século XX – Ainda criança, iniciou aprendizado do ofício de entalhador no ateliê de móveis de seu pai. 1915 – Matriculou-se no curso de escultura da Academia Real de Belas Artes da cidade de Urbino, na Itália, onde foi aluno de Domenico Jollo. Posteriormente, frequentou o ateliê de Arturo Dazzi, em Roma, e travou contato com o escultor iugoslavo Ivan Mestrovic. 921 – Executou o monumento do túmulo do líder republicano Giusepe Meloni, em Ancona. 1923 – Transferiu-se para São Paulo e logo começou a trabalhar como entalhador no Liceu de Artes e Ofícios da cidade; no ano seguinte, montou o seu próprio ateliê. 1925 – Venceu o concurso internacional para o monumento dedicado ao médico e cientista Pereira Barreto, que foi inaugurado três anos depois na praça Marechal Deodoro, na capital paulista. Posteriormente, venceu também o concurso para o monumento em homenagem ao arquiteto e urbanista Ramos de Azevedo, inaugurado em 1934 na avenida Tiradentes e depois transferido para a Cidade Universitária. 1940-48 – Projetou e executou os altares e estátuas de terracota, mármore e bronze para a Igreja Nossa Senhora da Paz. 1949 – Iniciou a execução do Monumento aos Heróis Constitucionalistas de 1932, conhecido como Obelisco, inaugurado em 1955, no Parque do Ibirapuera. Década de 1960 – Passou a se dedicar também à produção de desenhos, aquarelas e cerâmicas.

Além dos monumentos espalhados pela capital paulista, a obra do artista pode ser vista também nos monumentos funerários dos cemitérios São Paulo, da Consolação e do Araçá. Em 1982, a Rádio e Televisão Italiana produziu o documentário Ancona - San Paolo Solo Andata, dedicado a sua obra, que foi retratada também nos livros Galileo Emendabili (1987), com textos de Maurício Loureiro Gama, e Monumento a Ramos de Azevedo: do concurso ao exílio (1997), organizado pela historiadora e crítica de arte italiana Annateresa Fabris, que redigiu ainda o texto sobre o artista publicado no Dizionario Biografico degli Italiani (1993).

Cronologia

Exposições individuais: 1923 – Casa Excelsior, São Paulo, SP. 1971 – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, São Paulo, SP. 1972 – 50 Anos de Arte no Brasil: esculturas, arquitetura e desenhos, Paço das Artes, São Paulo SP. 1987 – Galileo Emendabili: retrospectiva, Museu de Arte de São Paulo (Masp), São Paulo, SP.

Exposições coletivas: 1974 – Tempo dos Modernistas, Museu de Srte de São Paulo (Masp), São Paulo, SP. 1982 – Um Século de Escultura no Brasil, Masp, São Paulo, SP. 1994 – Bienal Brasil Século XX, Fundação Bienal, São Paulo, SP. 1997-98 – Tridimensionalidade na Arte Brasileira do Século XX, Itaú Cultural, São Paulo, SP / Belo Horizonte, MG / Brasília, DF / Penápolis, SP. 1999 – Galileo Emendabili: uno scultore emigrante nell'Ancona del primo Novecento, Sale del Lazzaretto Vanvitelliano, Ancona, Itália.

Outras imagens
Colabore conosco
Você tem informações sobre este artista ou acredita que algum dos tópicos do conteúdo está errado?
clique aqui e colabore conosco enviando sua sugestão, correção ou comentários.
Nome
Email
Mensagem
Enviar
Obras deste artista