
Jaíne Muniz apresenta a exposição “O Peso da Água” na Galeria Homero Massena, em Vitória (ES)
Mostra propõe imersão sensorial na relação entre corpo, natureza e abstração
A exposição “O Peso da Água”, da artista visual e pesquisadora Jaíne Muniz, abre no dia 8 de maio de 2025, às 19h, na Galeria Homero Massena, em Vitória (ES). Com entrada gratuita, a mostra fica em cartaz até 5 de julho e convida o público a mergulhar em uma experiência sensorial e reflexiva sobre o corpo, a natureza e a fluidez da existência.
Graduada em Artes Visuais pela UFES e mestranda no PPGArtes da UERJ, Jaíne Muniz utiliza a abstração como linguagem para questionar as convenções sociais que moldam o corpo e a identidade. A exposição reúne obras em pintura, desenho, vídeo e instalação, em que a água surge como elemento central – simbólico, sensorial e político –, representando transformação, resistência e movimento.
Assinando também a curadoria e produção da exposição, a artista propõe uma imersão poética nas relações entre o humano e o não-humano. Em “O Peso da Água”, o corpo se desfaz, se reinventa e se funde com as marés da vida, explorando camadas de memória, sensação e performatividade.
"O peso da água, para mim, é sentir o que ela me ensina, algo que não pode ser descrito por palavras ou figuras, e por isso a abstração. Apresentar esse pensamento sensível através da minha criação é chegar em um lugar que eu não imaginava ser possível, sendo uma pessoa negra. A desumanização dos nossos corpos atravessa uma lógica violenta que nos faz parecer desprovidos de sentimentos, quando, na realidade, somos o completo oposto. A relação que estabelecemos com os elementos reflete nossa relação com a vida e nossa presença no mundo. O peso da água é sobre o que sentimos quando estamos juntos, a importância de quem somos e o que criamos", diz Jaíne Muniz.
A programação da mostra inclui atividades educativas abertas ao público. Nos dias 17 e 24 de maio, das 10h às 12h, acontecem encontros de mediação do material educativo, conduzidos pelos educadores Kleiton Rosa e Maria Galacha, com foco nas discussões sobre abstração e performatividade na arte. Em 7 de junho, das 14h às 16h, a artista Jaíne Muniz recebe a convidada Matheusa Moreira para uma conversa sobre processos criativos, corpo, natureza e arte contemporânea. Já no dia 24 de junho, às 19h, será realizado o lançamento do catálogo da exposição, acompanhado de uma roda de conversa com a equipe do projeto: os educadores Kleiton Rosa e Maria Galacha, o produtor Hugo Bello, o designer Luan Jacinto, a artista Matheusa Moreira e Matheus Borges, responsável pelo projeto expográfico.
A exposição “O Peso da Água” é realizada com recursos do Funcultura e da Secretaria de Cultura do Espírito Santo (SECULT/ES), por meio do edital nº 09/2023.
Programação educativa:
Encontros com os educadores Kleiton Rosa e Maria Galacha para explorar o material educativo feito para a exposição.
Datas: 17 e 24 de maio
Horário: 10h às 12h
Encontros com a artista Jaíne Muniz e a convidada Matheusa Moreira sobre processo em artes e abstração.
Data: 7 de junho
Horário: 14h às 16h
Lançamento do catálogo da exposição + Roda de conversa com equipe do projeto.
Data: 24 de junho
Horário: 19h
SERVIÇO
Exposição “O Peso da Água”, de Jaíne Muniz
Galeria Homero Massena – R. Pedro Palácios, 99, Cidade Alta, Vitória – ES
Abertura: 8 de maio de 2025, às 19h
Visitação até 05 de julho: Segunda a sexta, das 9h às 18h | Quartas, das 10h às 20h
Sábados, das 10h às 16h
Entrada gratuita
Ficha técnica:
O PESO DA ÁGUA
Artista
Jaíne Muniz
Curadoria
Jaíne Muniz
Produção
Hugo Bello
Arte-educação
Kleiton Rosa
Maria Galacha
Design Gráfico
Luan Jacinto
Assessoria
Nerie Bento Comunicação
Bianco Assessoria
Expografia
Matheus Borges
Montagem
Clarissa Furtado
GOVERNO DO ESTADO DO
ESPÍRITO SANTO
Governador do Estado
Renato Casagrande
Vice-Governador do Estado
Ricardo Ferraço
Secretário de Estado da Cultura
Fabricio Noronha
Subsecretária de Estado de
Políticas Culturais
Carolina Ruas Palomares
Subsecretário de Estado de Gestão
Administrativa
Joemar Bruno F. Zagoto
Subsecretaria de Estado de
Fomento e Incentivo à Cultura
Maria Thereza Bosi de Magalhães
Gerência de Espaços Culturais
Vinicius Fabio Ferreira Silva
Gerência de Memória
e Patrimônio - Museóloga
Paula Nunes Costa
Assessoria de Comunicação
Danilo Ferraz
Jeiny Lima
Karen Mantovanelli
Karen Tessarollo
Matheus Carneiro
Tati Beling
Wigo Nunes
GALERIA HOMERO MASSENA
Coordenação de Artes Visuais
Ivone Carvalho Vieira
Administrativo
Mayara de Oliveira Martins
Educativo
Nayara Maria Silva Araújo
Comunicação
Mariana da Cruz Bachette Duarte
Funcionários
Maris de Araújo Meira
Smaley Pretti Maciel da Silva
Wadila Santos Bispo
Seguranças
Anderson Ferreira
Damião André Pinto de Oliveira
Diego Araújo Rodrigues
Rodinelio Siqueira