Francisco Domingos da Silva (Alto Tejo, 1910 - Fortaleza, 1985). Desenhista e pintor.
Por volta de 1937, começou a desenhar a giz e a carvão sobre muros e paredes de casebres de pescadores.
Entre 1961 e 1963, trabalhou no recém-criado Museu de Arte da UFCE. Ficou quatros anos internado em um hospital psiquiátrico antes de voltar a pintar em 1981.
Exposições:
Bienal Internacional de São Paulo (1967: São Paulio, SP) - Coletiva
Arte, Brasil, Hoje: 50 anos depois (1972: São Paulo, SP) - Coletiva
Salão de Artes Plásticas da Noroeste (1978, Penápolis, SP) - Coletiva
Bienal Latino-Americana de São Paulo (1978, São Paulo, SP) - Coletiva
Gente da terra (1980, São Paulo, SP) - Coletiva
Tradição e Ruptura: Síntese de Arte e Cultura Brasileiras (1984, São Paulo, SP) - Coletiva
Chico da Silva em Três Dimensões (2005, São Paulo, SP) - Individual
CHICO DA SILVA "Dragao" Tempera-Guache S/ Tela -Med 95x66 cm (Obra) -120x90 cm (ME) -Assinada e Datada 1974 no CID. Com moldura em madeira. no estado. Ateliê-Escola do Pirambú-Chico da Silva "Francisco Domingos da Silva" (nasceu na região do Alto Tejo, Acre, 1910 ou 1922/23 – Fortaleza, Ceará, 1985) foi um dos principais artistas sem treino artístico do Brasil na segunda metade do século XX. Seus trabalhos consistem em composições figurativas fabulares que apresentam seres mitológicos, animais fantásticos e personagens preenchidos por pontilhismo e fundos amplamente trabalhados. Além da fundação do Ateliê do Pirambu, Da Silva participou de importantes mostras, como a Bienal de São Paulo em 1967, e teve três trabalhos agraciados com menção honrosa na Bienal de Veneza, em 1966. Ao longo dos anos, a oficina criada por Chico foi tratada de forma dúbia pelo próprio artista. Apenas em 1977, em um evento realizado no Salão de Abril, Chico assumiu a existência do grupo. Sob coordenação do pintor, os cinco artistas realizaram em conjunto um grande painel, ação representada na exposição da Pina por meio de fotos e um vídeo super-8. Escola "Pirambu"
CHICO DA SILVA "Galo" Têmpera-Guache S/ Tela -Med: 66 x 46 cm (obra) e 84x68cm (quadro) -Assinada e Datada "1973" no CIE - Com moldura de madeira. Ateliê-Escola do Pirambú-Chico da Silva "Francisco Domingos da Silva" (nasceu na região do Alto Tejo, Acre, 1910 ou 1922/23 – Fortaleza, Ceará, 1985) foi um dos principais artistas sem treino artístico do Brasil na segunda metade do século XX. Seus trabalhos consistem em composições figurativas fabulares que apresentam seres mitológicos, animais fantásticos e personagens preenchidos por pontilhismo e fundos amplamente trabalhados. Além da fundação do Ateliê do Pirambu, Da Silva participou de importantes mostras, como a Bienal de São Paulo em 1967, e teve três trabalhos agraciados com menção honrosa na Bienal de Veneza, em 1966. Ao longo dos anos, a oficina criada por Chico foi tratada de forma dúbia pelo próprio artista. Apenas em 1977, em um evento realizado no Salão de Abril, Chico assumiu a existência do grupo. Sob coordenação do pintor, os cinco artistas realizaram em conjunto um grande painel, ação representada na exposição da Pina por meio de fotos e um vídeo super-8.
CHICO DA SILVA "Galo" Tempera-Guache S/ Tela -Med 66 x 46 cm (obra) -80x60 cm (mold) -Assinada e Dat 1977 no CIE-Com moldura em madeira e alumínio de época. Escola "Pirambu" - Chico da Silva "Francisco Domingos da Silva" (região do Alto Tejo, Acre, 1910 ou 1922/23 – Fortaleza, Ceará, 1985) foi um dos principais artistas sem treino artístico do Brasil na segunda metade do século XX. Seus trabalhos consistem em composições figurativas fabulares que apresentam seres mitológicos, animais fantásticos e personagens preenchidos por pontilhismo e fundos amplamente trabalhados. Além da fundação do Ateliê do Pirambu, Da Silva participou de importantes mostras, como a Bienal de São Paulo em 1967, e teve três trabalhos agraciados com menção honrosa na Bienal de Veneza, em 1966. Ao longo dos anos, a oficina criada por Chico foi tratada de forma dúbia pelo próprio artista. Apenas em 1977, em um evento realizado no Salão de Abril, Chico assumiu a existência do grupo. Sob coordenação do pintor, os cinco artistas realizaram em conjunto um grande painel, ação representada na exposição da Pina por meio de fotos e um vídeo super-8.