Carregando... aguarde
Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - Guia das Artes
Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
abrirá em 5 horas e 37 minutos
Museus
Museu de Arte Contemporânea
Horários de funcionamento
dom
08:00
23:00
seg
08:00
22:00
ter
08:00
22:00
qua
08:00
22:00
qui
08:00
22:00
sex
08:00
23:00
sab
08:00
23:00
Local
Rua Dragão do Mar, 81. Praia de Iracema
Conteúdo
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) é um centro cultural, um dos maiores do Brasil, localizado em Fortaleza, Ceará. São 30 mil metros quadrados de área dedicada à arte e à cultura, com atrações como o Museu da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará, Planetário Rubens de Azevedo, Teatro Dragão do Mar, Salas do Cinema do Dragão - Fundação Joaquim Nabuco, Anfiteatro Sérgio Mota, Espaço Rogaciano Leite Filho, Biblioteca Leonilson, Auditório, Multigalerias e espaços para exposições itinerantes e Parque Verde.Ponte sobre o Espaço Rogaciano Leite Filho.O centro é vinculado ao Porto Iracema das Artes , à Biblioteca Pública Menezes Pimentel e à Escola de Artes e Ofícios Thomas Pompeu Sobrinho. Há ainda a Praça Verde, que abriga mais de quatro mil pessoas e também grandes shows nacionais e internacionais. O Centro Dragão do Mar é um espaço destinado ao encontro das pessoas, ao fomento e à difusão da arte e da cultura. O espaço foi idealizado pelo então secretário da Cultura e atual Presidente do Instituto Dragão do Mar, o jornalista Paulo Linhares, e o então Governador do Estado do Ceará, Ciro Gomes, na década de 90. O espaço foi entregue à população pelo governador Tasso Jereissati, em 28 de abril de 1999.O Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC), também chamado de Instituto Dragão do Mar, foi a primeira Organização Social (OS) criada no Brasil na área da Cultura. Vinculado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, o Instituto Dragão do Mar é atualmente responsável por gerenciar os quatro equipamentos culturais associados: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Porto Iracema das Artes, Escola de Artes e Ofícios Thomé Pompeu Sobrinho e Centro Cultural Bom Jardim.O complexo foi batizado de Dragão do Mar em homenagem ao histórico personagem cearense Chico da Matilde, jangadeiro símbolo do movimento abolicionista no estado, que, em 1881 recusou-se a transportar escravos para serem vendidos no sul do país.Espaços CulturaisO CDMAC congrega vários espaços destinados à realização das mais diferentes atividades, onde o lazer urbano, a produção e difusão da artística e cultural são o foco objetivo.Nos seus quase 30 mil metros quadrados de área de convivência, o Centro inclui espaços como o Museu da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea, uma moderna sala teatro, duas salas de cinema de ponta, o Planetário Rubens de Azevedo, o Anfiteatro Sérgio Mota, um auditório, a Praça Verde e salas de aula.ArquiteturaA arquitetura do Centro Dragão do Mar é caracterizada por suas linhas arrojadas, concebidas pelos arquitetos Fausto Nilo e Delberg Ponce de Leon, que contrastam com os casarões do centro histórico de Fortaleza, construídos no início do século passado. Erguido em uma antiga área portuária, o centro possui em seu entorno, uma série de bares, boates, restaurantes, lojas de artesanato, corredores comerciais, espaços culturais e teatros.
Contato
telefone: (85) 3488-8624

fax: 3488-8621

e-mail: acervomac@dragaodomar.org.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Ceará"
48,3Km - Museu Padre Júlio Maria - o seu acervo foi organizado e funciona em uma sala pertencente à instituição, Unidade Educacional Coração Imaculado de Maria - UNECIM. Em suas atividades utiliza-se dos espaços da biblioteca, sala de vídeo e mecanografia da unidade educacional. E por ela
Saiba mais
89,4Km - Museu do Vaqueiro - O acervo é cuidadosamente catalogado pelo professor historiógrafo Sivaldo Carneiro de Andrade. É ele também quem narra detalhadamente aos visitantes, a origem, a utilidade e o perfil de cada objeto ali exposto.
Saiba mais
100,6Km - Museu Sacro São José de Ribamar - O Museu possui um acervo variado de bens, com cerca de 1.400 objetos, missais, alfaias, imagens eruditas e negritolares etc, classificados provisoriamente, nas coleções de imaginária, ourivesaria, mobiliário e indumentária, datados, em sua maioria, dos sé
Saiba mais
112,7Km - Museu Senzala Negro Liberto -O Museu Senzala Negro Liberto é um museu localizado no Engenho Livramento, no município de Redenção, no estado do Ceará, no Brasil. O município situa-se a 50 quilômetros de Fortaleza, a capital do estado.
Saiba mais
112,9Km - Museu Memorial da Liberdade - Com o objetivo de preservar objetos e documentos que contam a vida de Redenção, especialmente o que é relativo a fatos e circunstâncias da escravatura e da campanha por sua abolição.
Saiba mais
113,9Km - Museu de Pacatuba - O acervo do Museu de Pacatuba é constituído de peças históricas referentes à política, religiosidade, cotidiano e escravidão, entre outros temas.
Saiba mais
121,5Km - Museu da Cachaça - Conta com um acervo arquitetônico e cultural do século XIX, bem como com atrações esportivas, como passeio de caiaque e escalada.
Saiba mais
121,6Km - Museu da Motocicleta - Todo o acervo foi adquirido ou doado informalmente e diretamente para o proprietário do acervo.
Saiba mais
121,9Km - Pinakotheke – Fortaleza - Foi inaugurada em 1987, focando na arte brasileira.
Saiba mais
123,4Km - Museu da Imagem e do Som do Ceará - É responsável, desde sua fundação, pela preservação, difusão e pesquisa da memória audiovisual do Estado.
Saiba mais
2.103,9Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
2.130,4Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais