Carregando... aguarde
A Margem-2024-02-23 - Guia das Artes
À Margem
Evento encerrado
À Margem
Quando aconteceu
Sexta, 23 Fevereiro até Sexta, 22 Março
Local
Hub Cultural Porto Dragão
R. Bóris, 90 - Centro, Fortaleza - CE, 60060-190
Conteúdo

 

Estudantes da Porto Iracema das Artes produzem exposição coletiva “À Margem: Visualidades expelidas num mar incendiário”

 

Foto: Thalita Florêncio

 

Porto Iracema das Artes promove abertura da exposição fotográfica  “À Margem: Visualidades expelidas num mar incendiário”, nesta sexta-feira, 23/03. Com acesso gratuito e aberto ao público, a mostra, realizada pelos estudantes do curso de formação PREAMAR, do Percurso Básico de Fotografia Digital da Porto Iracema das Artes, acontece às 17h, no Hub Cultural Porto Dragão

A Escola Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) – realiza, dia 23 de janeiro, sexta-feira, a abertura da exposição coletiva “À Margem: Visualidades expelidas num mar incendiário”, no Hub Cultural Porto Dragão, às 17h. O evento é gratuito e aberto ao público.

Desenvolvida pela turma do PREAMAR do Percurso Básico de Fotografia Digital da Porto Iracema das Artes, a mostra é resultado das inquietudes despertadas durante a formação. A proposta é, segundo os artistas, trazer, “nesse caldeirão caótico”, os desassossegos vivenciados nos nossos tempos, onde damos vazão à maré cheia e incendiária que anuncia que estamos presentes, demarcando territórios no aqui e no agora. Dos escombros de nossas memórias, escavamos as nossas identidades e plantamos nossos caminhos no caos de nossas diferenças. Não colhemos respostas, ofertamos dúvidas respondendo às demandas do nosso tempo. Desse modo, este coletivo artístico descarrega seus conflitos, devaneios e aflições como estratégia para abrir caminhos, brechas e rasgos como um rito de passagem para o que está por vir”.

O PREAMAR é uma experiência formativa de imersão num processo criativo, desde a ideia inicial até a exibição pública, com o objetivo de aprofundar os estudos desenvolvidos nos percursos sequenciais do Programa de Formação Básica da Escola.

“A gente sai com um novo olhar sobre as variadas experiências artísticas e seus atravessamentos, tanto nos processo conceituais criativos como também técnicos. O que eu posso aconselhar é que caso vocês tenham essa chance, essa oportunidade, se joguem. Façam mesmo, porque eu tenho a certeza que vocês não vão se arrepender, vai ser uma experiência única”, relata  Emanuelle Pereira, aluna do Percurso Formativo Básico em Fotografia e Artes Visuais e participante da exposição. 

As obras exibidas na exposição são de autoria dos artistas Agatha, Amanda Menezes, Ane Luz, Carlos Daniel, Emmanuel T. Carmo, Emanuelle P.,Hannah Rodrigues, Ícaro Reis, Jorge Lima, Lorenzo, Maddu, Natália Rabelo, Pedro Davi, Samuel Torres, Shay Luiz Castro e Thalita Florêncio. O espaço fica aberto para visitação até dia 22 de março, sexta-feira, nas áreas expositivas do Porto Dragão.

 

Ação em rede

Em parceria com o Hub Cultural Porto Dragão, a Escola mobilizou estudantes e ex-estudantes de Artes Visuais para participarem das consultorias "Direcionamentos práticos de portfólio e circuito artístico", com Anna Luisa Oliveira, e "Mercado e circulação a partir da experiência e trajetória", com Alice Lara. Durante os dois encontros, em dezembro de 2023, as consultorias focaram no debate a respeito do mercado e da circulação, planejamento estratégico de carreiras e de qualificação profissional no campo da cultura. 

"Temos tratado com bastante carinho esta ação em parceria. Primeiro, por estreitar a relação entre equipamentos vizinhos e por fortalecer as ações da RECE. Segundo, por  trazer para a formação básica questões tão importantes como mercado, circuitos culturais, sustentabilidade, fazendo com que esses temas também entrem no campo da produção criativa, como parte de um planejamento mais estratégico do desenvolvimento de projetos e circulação de produtos artísticos", afirma Fabiano Veríssimo, coordenador do Hub Cultural Porto Dragão

Camila Alves, coordenadora do Programa de Formação Básica em Artes Visuais da Porto Iracema, destaca a importância dessa discussão no âmbito do Preamar, cujo objetivo é justamente “uma experiência imersiva na qual os estudantes vivenciam todo o ciclo de um processo criativo mais complexo, desde a primeira ideia até a difusão, experimentando as diversas dimensões desse lugar do artista”. 

 

Sobre os Cursos Básicos

O Programa de Formação Básica da Porto Iracema das Artes tem como objetivo a iniciação no mundo das artes. Está estruturado em percursos formativos nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais e Audiovisual. O Programa de Formação Básica é destinado, prioritariamente, a pessoas entre 15 e 29 de idade, estudantes ou egressos da rede pública, com ensino fundamental concluído. Cada percurso das diferentes áreas oferece, em média, 25 vagas. As inscrições são realizadas pelo site da Escola e o processo seletivo pode incluir duas etapas. A primeira consiste na análise da inscrição do candidato tendo como base os pré-requisitos específicos do curso (explicitados na ficha de inscrição) e os critérios de prioridade do edital. A segunda fase conta com uma entrevista.

 

Sobre a Escola Porto Iracema das Artes

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

 

Serviço

O quê: Exposição coletiva “À Margem: Visualidades expelidas num mar incendiário”

Onde:  Hub Cultural Porto Dragão

Quando: Abertura da exposição - dia 23 de fevereiro, sexta-feira

Período da exposição de 23 de fevereiro a 22 de março

Funcionamento Hub Cultural Porto Dragão

Segunda a sexta - 9h às 19h 

*Sábado e domingo - 14h às 22h (de acordo com a programação artística do equipamento)

Horário: 17h

Gratuito e aberto ao público

* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Ceará"
Museu da Imagem e do Som do Ceará - É responsável, desde sua fundação, pela preservação, difusão e pesquisa da memória audiovisual do Estado.
Saiba mais
Museu da Loucura - Tem como objetivo principal resgatar a história do primeiro hospital psiquiátrico de Minas Gerais, o lendário Hospital Colônia de Barbacena.
Saiba mais
Museu da Motocicleta - Todo o acervo foi adquirido ou doado informalmente e diretamente para o proprietário do acervo.
Saiba mais
Museu de Arte Contemporânea - O complexo foi batizado de Dragão do Mar em homenagem ao histórico personagem cearense Chico da Matilde, jangadeiro símbolo do movimento abolicionista no estado, que, em 1881 recusou-se a transportar escravos para serem vendidos no sul do país.
Saiba mais
Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará - Preserva e difunde a cultura artística, atuando como uma ponte entre a obra de arte e o público.
Saiba mais
Museu de Arte e Cultura Popular - Acervo de obras de arte, depósito, almoxarifado, duas salas de guias turísticos, Associação da Melhor Idade, museu de arte e cultura popular e WC’s (masculino, feminino e para portadores de deficiências físicas).
Saiba mais
Museu do Automóvel - O Museu possui carros raros como o Renault Fragate 1953, carros clássicos como o Austin Mini e o Citroën 2CV, e nacionais como o Simca Chambord, DKW Vemag e o Renault Dauphine.
Saiba mais
Museu do Ceará - Sua principal missão é promover a reflexão crítica sobre a História do Ceará por meio de programas integrados de pesquisas museológicas, exposições, cursos, publicações e práticas pedagógicas.
Saiba mais
Museu Iguatuense da Imagem e do Som Francisco Alcântara Nogueira - O museu tem como objetivo a preservação e conservação do patrimônio histórico da cidade, através da documentação do material fotográfico, cinematográfico, televisivo, jornalístico, dentre outros que assegure às gerações futuras o legado de sua herança cul
Saiba mais
Museu Siará em Miniatura - O Museu Siará em Miniatura consiste em uma exposição sobre os patrimônios arquitetônicos da cidade de Fortaleza antiga.
Saiba mais