Carregando... aguarde
Carlos Vergara vida - Guia das Artes
Carlos Vergara
Informações
Nome:
Carlos Vergara
Nasceu:
Santa Maria, RS (29/11/1941)
Biografia

Carlos Augusto Caminha Vergara dos Santos (Santa Maria RS 1941). Gravador, fotógrafo e pintor. Na década de 1950, transfere-se para o Rio de Janeiro, e, paralelamente à atividade de analista de laboratório, dedica-se ao artesanato de jóias, que são expostas na 7ª Bienal Internacional de São Paulo em 1963. Nesse mesmo ano, volta-se para o desenho e a pintura, realizando estudos com Iberê Camargo (1914-1994). Participa das mostras Opinião 65 e 66, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ). Em 1967, é um dos organizadores da mostra Nova Objetividade Brasileira, que procura fazer um balanço da vanguarda brasileira. Atua ainda como cenógrafo e figurinista de peças teatrais. Nesse período, produz pinturas figurativas, que revelam afinidades com o expressionismo e a arte pop. Durante a década de 1970, utiliza a fotografia e filmes Super-8 para estabelecer reflexões sobre a realidade. O carnaval passa a ser também objeto de sua pesquisa. Atua ainda em colaboração com arquitetos, realizando painéis para diversos edifícios, empregando materiais e técnicas do artesanato popular. Em 1972, publica o caderno de desenhos Texto em Branco, pela editora Nova Fronteira. Durante os anos 1980, volta à pintura, produzindo quadros abstratos geométricos, nos quais explora, principalmente, tramas de losangos que determinam campos cromáticos. Desde o fim dos anos 1980, emprega pigmentos naturais e minérios, com os quais produz a base para trabalhos em superfícies diversas. Em 1997, realiza a série Monotipias do Pantanal, na qual explora o contato direto com o meio natural, transferindo para a tela texturas de pedras ou folhas, entre outros procedimentos.

Outras imagens
Colabore conosco
Você tem informações sobre este artista ou acredita que algum dos tópicos do conteúdo está errado?
clique aqui e colabore conosco enviando sua sugestão, correção ou comentários.
Nome
Email
Mensagem
Enviar
Peças sendo leiloadas, compre agora
iArremate leilões
13 de Dezembro às 20:30

CARLOS VERGARA - GRAVURA CERIGRAFIA - 3-15 - 1977 - 50 X 35 CM (1)
iArremate leilões
10 de Dezembro às 20:00

Carlos vergara - Carlos vergara está de volta, mas só de passagem, como todo viajante. Em 2003, quando ganhou uma grande retrospectiva no Santander Cultural, o artista foi aos Sete Povos das Missões para começar um novo trabalho. Em São Miguel, usou tecidos para gravar, como se fizesse uma impressão, as marcas das ruínas da antiga redução jesuítica. Passou os anos seguintes repetindo esse processo, chamado monotipia, em destinos como Capadócia, Pompeia, Cazaquistão, Índia e Turquistão. Em cada viagem, escolhia um determinado lugar e estendia seus lenços e panos para registrar os vestígios do chão e do que mais lhe atraísse o olhar. Os trabalhos dessa jornada deram origem à série "Sudário", que agora são apresentados no retorno desse artista viajante. Capa dura, formato: 29x26 cm, ricamente ilustrado, 239 páginas.
iArremate leilões
12 de Dezembro às 21:00

Carlos Vergara - Ecologia – 78 x 60 cm – Serigrafia – Ass.CID – Edição Eco Art
iArremate leilões
10 de Dezembro às 20:00

Carlos Vergara - A Dimensão Gráfica: Uma Outra Energia Silenciosa. O livro traz textos de Helio Oiticica [1937-1980] sobre a obra de Vergara, e trechos do seminário organizado durante a exposição, que teve a participação de Luiz Camillo Osório, Frederico Coelho, Paulo Sergio Duarte, George Kornis, Lorenzo Marsili, Paulo Herkenhoff, Daniela Labra e Giuseppe Cocco. Livro em capa dura, amplamente ilustrado, 200 páginas, medidas 28 x 28 cm
Obras deste artista