Artur Alípio Barrio de Sousa Lopes (1945), mais conhecido como Artur Barrio, é um artista plástico e multimídia luso-brasileiro. É famoso por usar materiais perenes para suas obras de arte, como papel higiênico, pó de café, e até sangue e carne.
Se mudou para a cidade do Rio de Janeiro em 1955, com 10 anos. Antes disso morou brevemente em Luanda, capital da Angola. Se dedica à pintura desde 1965. Dois anos depois, passa a frequentar a Escola Nacional de Belas Artes (Enba). Em 1969, começou a sua carreira de destaque fazendo Situações, um tipo muito peculiar de intervenção urbana feita com materiais bizarros, como carne podre e dejetos humanos. Suas Situações são altamente políticas, efêmeras e disruptivas.
No mesmo ano, lançou seu Manifesto: um brado “contra as categorias da arte” e a situação política e social do terceiro mundo. Em 1970, executa a mostra Do Corpo à Terra, onde espalha as Trouxas Ensanguentadas - 14 embrulhos ensanguentados, cheios de ossos e carne, em um rio de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Na maioria das vezes que faz essas intervenções, o artista faz questão que sejam fora dos olhos do público. Porém, as gravava com sua Super-8, tirava fotos e fazia desenhos em seus cadernos. Todo esse material ainda faz parte de seu acervo. A natureza altamente política de suas Situações ficava ainda mais evidente em Do Corpo à Terra, que foi feita como protesto contra os assassinatos, torturas e outras atrocidades feitas pelo regime militar.
Em 1974, Barrio retornou a Portugal, onde presenciou a Revolução dos Cravos de 25 de abril, que derrubou o regime salazarista de Marcelo Caetano. A partir dessa experiência peculiar, produz algumas Situações, além de esculturas. No mesmo ano, expôs seus desenhos no Rio de Janeiro, São Paulo e na Islândia. Se mudou para Paris, capital da França, em 1975, onde o Centre Georges Pompidou adquiriu alguns de seus cadernos e livros.
Em 1982, voltou a trabalhar com formas de arte mais tradicionais, expondo uma coleção de pinturas chamada Série Africana. Três anos depois, expôs a mesma série na 17ª Bienal Internacional de São Paulo. Durante toda sua carreira fez viagens constantes para a Europa e África. Em 2016, o artista recebeu o Grande Prémio Fundação EDP Arte.
ARTUR Barrio. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2024. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa47/artur-barrio. Acesso em: 17 de abril de 2024. Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7
Referência: ARREMATE ARTE (Brasil). Artur Barrio (1945). Disponível em: https://www.arrematearte.com.br/artistas/artur-barrio-1945. Acesso em: 17 abr. 2024.
Referência: HIGA, Carlos César. Revolução dos Cravos. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/revolucao-dos-cravos.htm. Acesso em: 17 abr. 2024.
Artur Barrio, 1982, Guache sobre papel, medindo 25cm x 33cm, assinado no verso.
Artur Barrio, 1982, Guache sobre papel, medindo 25cm x 32,5cm, assinado no verso.
Artur Barrio 1982, guache sobre papel, medindo 25cm x 32cm, assinado no verso
Artur Barrio - Sem Título - Medidas 160 x 126 cm - Óleo Sobre Tela - Assinado no Canto Inferior Direito e Dat. 1986
ARTUR BARRIO, Sem Título- Desenho a Nanquim e Guache 28x38cm Ass. Inf. Esq.
Artur Barrio - “Sem titulo - Série Africana” - Técnica Mista Sobre Cartão - Ass.dat. 1982 no verso - 26 x 32 cm.
Artur Barrio - Sem Título - Medidas 97 x 130 cm - Óleo Sobre Tela - Assinado no Canto Inferior Esquerdo
Artur Barrio - “Sem título” - Técnica Mista ( Guache, Colagem, Grampo, Fita Crepe Sobre Cartão) - Ass.dat.1978sup.esq. - 45 x 64 cm.
Artur Barrio, 1982, Guache sobre papel, medindo 25cm x 33cm, assinado no verso.
Artur Barrio - “Sem título - Série Africana” - Técnica Mista Sobre Cartão - Ass.dat.1982 no verso - - 25 x 32 cm.