Carregando... aguarde
Antoni Clavé quem e - Guia das Artes
Antoni Clavé
Informações
Nome:
Antoni Clavé
Nasceu:
05/04/1913
Faleceu:
01/09/2005
Sobre o artista

Site do artista: Antonio Clavé

Biografia

Antoni Clavé foi um mestre da pintura, gravurista, escultor, cenógrafo e figurinista catalão. Ele foi indicado a dois Oscars (Melhor Direção de Arte e Melhor Figurino) por seu trabalho no filme de 1952 Hans Christian Andersen.


Clavé foi um dos artistas mais conhecidos e celebrados da Espanha. Seu trabalho evoluiu de um estilo ornamental barroco para uma estética pura e minimalista. Em seus últimos anos, seu trabalho é completamente abstrato, empregando linhas expressivas e explorando as fronteiras da colagem, objeto de trove, sombreamento, textura e cor. Formou-se na Escola de Belas Artes de Barcelona, ​​onde foi ministrado por Angel Ferrant e Felix Mestres. Com obras influenciadas por artistas como Bonnard, Vuillard e Roualt. É mais conhecido por suas abstrações líricas, obras que combinam pintura com colagem.


Clavé lutou no Exército Republicano na Guerra Civil Espanhola e serviu como redator do governo republicano. Ele chegou à França como refugiado em 1939 e foi direto para Paris para trabalhar como ilustrador. Sua primeira exposição individual foi realizada na livraria Au sans Pareil, 37 Avenue Kleber em Paris em 1940, onde Max Ernst e outras figuras importantes do movimento Dada tiveram suas primeiras exposições na década de 1920. Em 1944, Clavé conheceu Picasso e começou a fazer composições de figuras profundamente influenciadas pela obra de Picasso, apresentando reis, arlequins, crianças e naturezas mortas.

Seus projetos teatrais apareceram em palcos em Nova York, Munique, Londres e Paris, bem como no filme de 1952 Hans Christian Andersen. Suas obras incluem conjuntos para ópera, teatro e balé, principalmente para a companhia de balé de Roland Petit, Les Ballets des Champs Elysees (1945-1951), incluindo Los Caprichos (1946) Carmen (1949) e um balé cômico coreografado por Roland Petit chamado Deuil pt 24 Heures. Em 1951 ele projetou La maison de Bernarda Alba (A Casa de Bernarda Alba) para o diretor Marcel Achard no Theatre de l'Oeuvre em Paris, e em 1962, uma produção de As Bodas de Fígaro para Maurice Sarrazin no Théatre de la cour de l'Archeveché em Aix-en-Provence.


Em 1957 Clavé começou a desenhar tapetes e a partir de 1960 começou a trabalhar em baixos-relevos escultóricos, montagens e esculturas totêmicas de madeira e chumbo modelado ou estampado. Também utilizou alguns objetos trouvé. Em 1965, Clavé mudou-se para o sul da França, perto de Saint-Tropez.


Seu trabalho é exibido em muitos museus, incluindo o Museu de Belas Artes de São Francisco, Museu Nacional da Sérvia, Museu Patio Herreriano de Valladolid na Espanha Museo Patio Herresriano, Tate Gallery, Londres, Museu de Bellas Artes de Bilbao, Museu de Arte Moderna, Paris, Museu Nacional de Arte Reina Sofia Museu Arte Reina Sofia, Madrid, Museu de Arte Moderna de Tóquio e Museu Britânico, Londres.


Fonte: Wikipédia

Cronologia


Outras imagens
Colabore conosco
Você tem informações sobre este artista ou acredita que algum dos tópicos do conteúdo está errado?
clique aqui e colabore conosco enviando sua sugestão, correção ou comentários.
Nome
Email
Mensagem
Enviar
Obras deste artista