Carregando... aguarde
Alan Oju - Guia das Artes
Alan Oju
Informações
Nome:
Alan Oju
Sobre o artista


Biografia

Alan Oju nasceu em 1985 em Santo André – SP.
Atualmente vive e trabalha na cidade de São Paulo – SP.

Natural do ABC paulista, estudou História na Fundação Santo André (2010). Possuí formação livre em fotografia. Trabalhou como arte-educador em diversos projetos entre os anos de 2010 e 2014. Desde então, optou por uma vida dupla entre trabalhar em equipes de fotografia no cinema, televisão e publicidade como freelancer e desenvolver suas pesquisas em artes. Em 2018 concluiu mestrado em Poéticas Visuais sob orientação da Profa. Dra. Branca de Oliveira na ECA/USP.

Seus trabalhos têm como tema transversal as fricções que o “corpo da cidade” exerce sobre os corpos de seus habitantes e os processos de subjetivação subsequentes, para isso, utiliza de métodos cartográficos para produzir a partir da experiência urbana: intervenções, fotografias, vídeos, performances, objetos, pinturas… (pesquisa em expansão).

Participou da Residência em Fotografia LABMIS no Museu da Imagem e do Som em 2013-14. Também em 2014 foi contemplado com uma Bolsa de Investigação Artística pelo Programa Mergulho Artístico da Oficina Cultural Oswald de Andrade, onde em 2015 realizou sua primeira exposição individual intitulada “Fragmentos”, com curadoria do Coletivo Ágata. Participou também de diversas exposições coletivas em instituições culturais, tais como: Museu de Artes de Ribeirão Preto (MARP), Museu da Imagem e do Som (MIS-SP), Centro Universitário Maria Antonia, Departamento de Artes da Universidade de Londrina (DaP-UEL), entre outras. Em 2016 ganhou o prêmio Visualidade Nascente – Artes Visuais, da Pró-reitoria de Universidade de São Paulo e em 2019 o prêmio Foto Única, do Festival de Fotografia de Paranapiacaba.

http://oju.com.br/bio/

Cronologia


Outras imagens
Colabore conosco
Você tem informações sobre este artista ou acredita que algum dos tópicos do conteúdo está errado?
clique aqui e colabore conosco enviando sua sugestão, correção ou comentários.
Nome
Email
Mensagem
Enviar