Carregando... aguarde
Achillina Bo Bardi sobre - Guia das Artes
Achillina Bo Bardi
Informações
Nome:
Achillina Bo Bardi
Nasceu:
Roma - Itália (05/12/1914)
Faleceu:
São Paulo - SP - Brasil (20/03/1992)
Sobre o artista

Achilina Bo Bardi (1914 - 1992) foi uma editora, designer, ilustradora, cenógrafa e arquiteta italiana que, mais tarde, se radicou na capital paulista.

Biografia

Começou sua educação artística estudando desenho no Liceu Artístico. Em 1940 se formou em arquitetura pela Universidade de Roma que, na época, era regida pelo arquiteto conservador Marcello Piacentini. A universidade, como consequência, privilegiava uma tendência histórico-classicizante, que a artista chamou de "nostalgia estilístico-áulica", uma orientação fascista. Em pleno desacordo, Bardi se transfere para Milão, também na Itália, onde trabalha com o arquiteto Gió Ponti, diretor das Trienais de Milão e da revista Domus. Em pouco tempo, a artista passa a dirigir a revista ela mesma, e se torna politizada. Em 1943 seu estúdio foi bombardeado, e a artista se juntou à resistência à ocupação alemã da segunda guerra mundial, colaborando com o Partido Comunista Italiano.



A guerra acabou em setembro de 1945 e, no ano seguinte, a artista se casou com o crítico e historiador de arte Pietro Maria Bardi, com quem viaja para o Brasil, onde fixaram residência, Achilina chamando o país de “minha pátria de escolha”. No ano seguinte, Pietro foi chamado pelo jornalista Assis Chateaubriand a fundar e dirigir o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp). Bardi projetou as instalações do museu, notavelmente a cadeira de couro e madeira dobrável do auditório, considerada a “primeira cadeira moderna do Brasil”.



Em 1948 Bardi, em conjunto com o arquiteto italiano Giancarlo Palanti, fundou o Studio d’Arte Palma. Em 1951, a artista projetou sua própria casa no Morumbi, na cidade de São Paulo, apelidada de A Casa de Vidro. Em 1951 se naturalizou no Brasil. Durante os governos de Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, Achilina foi uma pioneira da cena de mobiliário e design no Brasil, ganhando fama internacional com sua poltrona Bowl, que faz parte do acervo permanente do MoMA de Nova York. Em 1957 iniciou o projeto da nova sede do Masp na Avenida Paulista , que foi completado apenas em 1968.



Em 1958 a artista se mudou para Salvador, Bahia, convidada pelo governador do estado Juracy Magalhães, para servir como diretora do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM/BA). Ainda em Salvador, realizou também o projeto de restauro do Solar do Unhão, um conjunto arquitetônico do século XVI tombado na década de 1940 pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan), e se relacionar criativamente com artistas vanguardistas da época. Após o golpe militar de 1964, Bardi retornou à cidade de São Paulo, onde continuou sua produção artística.



Achillina Bo Bardi faleceu no dia 20 de março de 1992, na cidade de São Paulo, tendo sido uma personagem importante para a arte brasileira. Ela se foi enquanto trabalhava em seu último projeto: a reforma da prefeitura de São Paulo. Em 2021, recebeu o prêmio de distinção póstuma Leão de Ouro.



  • LINA Bo Bardi. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2023. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa1646/lina-bo-bardi. Acesso em: 25 de outubro de 2023. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7

  • Referência: FRADE, Alexandre Paiva; RIBEIRO, Simone. LINA BO BARDI. 2 f. São Lourenço. Acesso em: 16 fev. 2024



Texto por Paulo Lorenzo Villela

Cronologia

Exposições individuais:
Repassos: exposição-documento (1975 : São Paulo, SP)
Lina Bo Bardi - Arquiteto (2006 : São Paulo, SP)
Lina Bo Bardi, architect and designer (2011 : Genk, Bélgica)

 

Exposições coletivas:
Década de 50 e seus Envolvimentos (1999 : São Paulo, SP)
De la Antropofagia a Brasília: Brasil 1920-1950 (2000 : Valência, Espanha)
Da Antropofagia a Brasília: Brasil 1920-1950 (2002 : São Paulo, SP)
Tropicália: a revolution in Brazilian culture (2005 : Chicago, Estados Unidos)
Tropicália: a revolution in Brazilian culture (2006 : Londres, Inglaterra)
Brasil Design: convivência de extremos (2006 : Berlim, Alemanha)
Concreta '56: a raiz da forma (2006 : São Paulo, SP)
Tropicália: a revolution in Brazilian culture (2006 : Nova York, Estados Unidos)
Tropicália: uma revolução na cultura brasileira (2007 : Rio de Janeiro, RJ)
Quando Vidas se Tornam Forma: diálogo com o futuro Brasil-Japão (2008 : São Paulo, SP)
Puras Misturas (2010 : São Paulo, SP)
Arte do Brasil no Século 20 (2015 : São Paulo, SP)

Outras imagens
Colabore conosco
Você tem informações sobre este artista ou acredita que algum dos tópicos do conteúdo está errado?
clique aqui e colabore conosco enviando sua sugestão, correção ou comentários.
Nome
Email
Mensagem
Enviar
Obras deste artista