Carregando... aguarde
Wander Melo - Guia das Artes
Wander Melo
Informações
Nome:
Wander Melo
Nasceu:
Rondonópolis, MT - Brasil (1962)
Sobre o artista

Wander Melo é natural de Rondonópolis, Mato Grosso, e despontou na cena artística do Estado, ao participar do III Salão Jovem Arte Mato-grossense, em 1978. Após participar de várias edições do referido salão, recebeu o “Prêmio Destaque” na XVIII edição em 1998. Além do cenário artístico mato-grossense, participa com exposições coletivas e individuais em vários estados do Brasil. São praticamente trinta e oito anos de dedicação à pintura, e isso proporcionou uma grande experiência  e algumas descobertas interessantes.

A sua temática expressa preocupação tanto com os problemas sociais e ecológicos, pois retrata cenas da flora e fauna do pantanal Mato-grossense. Também registra temas do cotidiano, fatos corriqueiros ou históricos.

Em relação à forma, sua pintura às vezes rompe com a tridimensionalidade cartesiana e chega praticamente ao abstrato, com linhas e formas propondo infinitos espaços e dimensionalidades.  Gradativamente essa forma de representação foi se consolidando em uma linguagem visual, que hoje é reconhecida não só pela crítica especializada como também pelo grande público.  Ao representar formas que se deformam, com intensa sinuosidade e vibração,  propõe vários ritmos que acabam por destruir/reconstruir  a figuração representada, num movimento incessante, para reconstruir/destruir o mesmo objeto representado.

Em relação à cor, o artista abusa de um vigoroso colorido, às vezes  trabalha com cores puras ou com nuances e gradações  da mesma cor-pigmento, o que provoca um sentimento   singelo, quase mágico, lúdico, como pode ser observado em suas telas e em seus objetos escultóricos. 

Biografia

Pintor e desenhista. Reside em Rondonópolis. O artista foi revelado pelo “III Salão Jovem Arte Mato-grossense”, realizado em Cuiabá em 1978. Entre outros, participou do IV, XVI, XVII, XVIII, XIX, e XX “Salão Jovem Arte Mato-grossense” (1996/1997/98/99/2000/2001), recebendo prêmio destaque no XVIII) e do “XI Salão de Artes Plásticas de Mato Grosso do Sul” (Campo Grande, 1998, menção honrosa). Integrou as coletivas “Retratando Mato Grosso”, na fundação Unesco em Porto, Portugal, em 1998, e “Artistas do Século”, no Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP) da UFMT, Cuiabá, 2000. Nesse mesmo ano, sua primeira individual, ”Cabral e Convidados”, com 50 trabalhos a revisitar assuntos do momento brasileiro atual. Entre argumentos sociais e ecológicos. Essa mesma mostra também foi apresentada na UNICEUB, em Brasília, em 2000. Participou da coletiva “Grande Olhar2” (Cuiabá, 2001) Em 2002, integrou a mostra “Pintou MT”, no Centro Cultural J.Otavio Guizzo (Campo Grande, MS) e no Espaço Cultural dos Correios (Goiânia, GO). Nesse mesmo ano realiza a mostra individual “Homem e Natureza” na Galeria do SESC Arsenal, em Cuiabá. Obteve ainda, o 2º lugar no “I Salão de Artes Plásticas” (Rondonópolis, 2002). Em 2003, individual na Galeria Arte e Molduras em Rondonópolis/MT, em 2004, participa da coletiva “Panorama das Artes Plásticas em Mato Grosso no Século XX”, Studio Centro Histórico, Cuiabá, MT. Em 2005, realiza a individual “Pantanal em Cores” no MACP/UFMT, em Cuiabá e no Centro Permanente de Exposições “Prof.José Ismael”, Lago dos Patos, em Guarulhos, SP. Em 2006, participa do circuito “Grande Olhar3”, com exposição no terminal Rodoviário “Alberto Luz”, ainda em 2006 participa da Exposição de Artistas Mato-grossenses I – Rondonópolis: Arte, Via UFMT, realizada na Biblioteca Regional do Campus Universitário de Rondonópolis-UFMT, e da 27ª Bienal de São Paulo (Obra de Antony Miralda), “Pratos Imaginários” em São Paulo/SP. 

 

Cronologia

– Rondonópolis: Arte, Via UFMT. Prof.Dr. Laudenir Antonio Gonçalves (Coordenador do Evento). Em 2007/2008 Realiza Projeto "Arte na Avenida Médici " Rondonópolis-MT. Em 2009 participa da Mostra Coletiva Galeria Pública Cuiabá-MT, Acervo: Um Grande Olhar, Museu de Arte e de Cultura Popular da UFMT, Cuiabá-MT, e ainda em 2009, Mostra Mato Grosso, Centro Cultural Jóse Sobrinho-Rondonópolis-MT, e no Centro de Convivência Cultural-Galeria Bernardo Caro-Campinas/SP em 2009.
– Mostra Mato Grosso, Centro Cultural José Sobrinho, Rondonópolis – MT, em 2009.
– Mostra Mato Grosso, no Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes – Galeria Bernardo Caro, em Campinas – SP, em 2009.
– Exposição coletiva “Acervo: Um Grande Olhar”, MACP/UFMT, Cuiabá – MT, 2010.
– Exposição coletiva e lançamento do livro “MACP – ANIMAÇÃO CULTURAL E INVENTÁRIO DO ACERVO DO MUSEU DE ARTE DE CULTURA POPULAR DA UFMT, Aline Figueredo, Humberto Espíndola, organizadores, Cuiabá, MT, Entrelinhas, pág. 138, 2010”. Exposição itinerante nas cidades de Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças e Pontal do Araguaia, nos campus da Universidade Federal de Mato Grosso, em 2011.
– Sistema Ético de Ensino – Publicação de obra em atividade educativa, Editora Saraiva, 2011 e 2012, com obra participante.
– Inauguração do ateliê “Artes e Tendências”, na  na cidade de Rondonópolis, em 2012.

2014 -Projeto Pantanal- Galeria de Arte da SEC- Cuiabá MT -Espaço Cultural da AOPM – São Paulo – Galeria de Arte do Casario- Rondonópolis-MT

2014- Acervo/ Museu de Arte de Mato Grosso, Mostra Wander Melo-Galeria de Arte do SESC-Rondonópolis-MT, Exposição GrandeOlhar- Pavilhão de Artes / Palácio de Instrução- Cuiabá MT, Percurso-40 Anos do MACP- Museu de Arte e de Cultura Popular da UFMT- Cuiabá. 2015- Exposição Trajetória SESC Arsenal- Cuiabá MT.

2016- Projeto Natureza MT – Museu de Arte de MT/ Cuiabá-MT Centro cultural Valdon Varjão- Barra do Garças-MT Galeria de Arte do Casario – Rondonópolis-MT.

2016- XXV Salão Jovem Arte Mato Grossense – Menção Especial do Júri

2017- Centenário Manoel de Barros -Exposição coletiva de arte hibrida  MACP- Museu de Arte e de Cultura Popular - UFMT / Cuiabá-MT

Outras imagens
Colaboradores com informações sobre este artista

Fonte: Folder da Exposição de Artistas Mato-grossenses I

www.proliferarte.com.br/wander-melo/

http://wandermeloartes.blogspot.com.br/

 

 

Colabore conosco
Você tem informações sobre este artista ou acredita que algum dos tópicos do conteúdo está errado?
clique aqui e colabore conosco enviando sua sugestão, correção ou comentários.
Nome
Email
Mensagem
Enviar
Obras deste artista