Carregando... aguarde
Thais Gomes - Guia das Artes
Thais Gomes
Informações
Nome:
Thais Gomes
Nasceu:
Diadema -SP - Brasil (19/02/1982)
Sobre o artista
 

Brasilidade. Palavrinha mágica que abre portas de compreensão. É a ela que a paulista Thaís Gomez recorre para ilustrar sua trajetória no mundo das artes. Artes mesmo, dito assim, no plural. Pois Thais, da seleta trupe dos autodidatas, escolheu a liberdade como meio de expressão. Desenha, pinta, dança, compõe, canta. O olhar sempre em busca do genuíno. De pinturas inspiradas no folclore nacional ao sambinha sincopado, é no ser brasileiro que a artista mira o talento para traduzir a si e ao mundo.

Começou na despretensão das primeiras telas, ainda na adolescência. Um Portinari aqui, uma Tarsila ali, um Di Cavalcanti acolá. Aos poucos, o que era válvula de escape juvenil se tornou consciência, uma opção pela independência que a fez, anos mais tarde, abrir mão da academia em favor da espontaneidade, um certo jeito de produzir que a aproximou da Arte Naïf. Traços simples, mas consistentes. Tudo somado ao antigo e forte interesse sobre as raízes culturais brasileiras, nascia uma artista.

Das pequenas intervenções em Diadema às individuais, os passos foram curtos. O estilo, que transpõe para muros e telas as diversas identidades regionais, a fez estar entre os 500 artistas que participaram , em 2012, da “Olympic Fine Art”, evento promovido pelo governo chinês em Londres. Sua obra, “União Olímpica", foi uma das representantes do país durante os Jogos de Londres. Em 2014, Thaís esteve na Suíça, a convite na Palexpo, tradicional feira de Genève, para expor dez de seus trabalhos.

E sempre houve a música. Na infância, influência dos pais, vieram Zeca Pagodinho, Clara Nunes, Almir Guineto e Beth Carvalho. Na adolescência, as descobertas da salsa, da guajira, da cumbia e do bolero. Três anos dividindo o palco com o guitarrista paraense Manoel Cordeiro na noite de São Paulo, como vocalista e percussionista da “Zouk Lou-w”, deram a confiança necessária para o voo solo, personificado no CD “Nossa Senhora do Samba”, lançado em 2013 e que, não por acaso, contém duas músicas (“Conto de Areia”e “Feira de Mangaio”) em homenagem à rainha Clara Nunes.

Apesar do caminho trilhado na independência absoluta, o trabalho chamou a atenção dos produtores do programa “Domingão do Faustão”, da Rede Globo, no qual Thaís foi citada como uma das boas revelações da música brasileira, e o álbum, recém-lançado, foi citado no quadro “Vitrine do Faustão”, um espaço aberto para a música nacional. O reconhecimento a faz planejar novos passos para o futuro próximo. Como um EP, em fase de composição, que deve ganhar o mundo muito em breve. “Tenho alguns projetos em mente, gravar novas canções e seguir com os shows, unindo pintura e música”, adianta, animada.

Entre exposições e shows, Thaís arruma tempo para desenvolver paralelamente o que denomina com carinho de “arte a partir da arte”. Um conceito de artesania que a própria artista faz questão de explicar: “Tenho o prazer de ver minhas pinturas estampando roupas, xícaras, livros didáticos. Também pinto peças à mão de maneira exclusiva, como tênis e camisas”, conta. Entre os clientes, ninguém menos do que o grande músico Hermeto Pascoal. “Também vejo minha arte inserida como fonte de estudo nos colégios de vários estados. Receber esse carinho é imensurável.”

E assim Thaís Gomez segue firme no caminho que propôs para si. Plural e inquieta, com um olhar atento para o que nos define e apresentando, em cores e melodias, uma visão particularíssima de brasilidade. E - detalhe importantíssimo - sem se prender a rótulos. Como já foi dito, a escolha, feita desde muito cedo, foi a favor da liberdade. E é a partir dela que o futuro da artista será escrito. “Eu me defino como uma artista mensageira, procuro levar cor e alegria através do meu canto e pintura”. Que assim seja, então.

Biografia

Iniciou sua carreira como artista plástica aos 18 anos e logo lhe surgiu o interesse em retratar as riquezas culturais do seu país. Sua inspiração vem de: cerâmicas esculturas, dança, música e outras manifestações culturais das mais diversas regiões brasileiras. Por conta da singularidade de seu trabalho, sua arte já estampou coleções de grifes de moda, merchandising e home. Regularmente suas obras ilustram livros de renomadas editoras brasileiras, devido à forma pessoal que ela tem de retratar a nossa cultura popular. Seu trabalho tornou-se fonte de estudo de professores e alunos em escolas das mais diversas regiões do país.

Frequentemente é convidada para participar de exposições no Brasil e no exterior.

Em 2012 uma de suas obras "Olympic Union" (União Olímpica) foi selecionada para participar da “Olympic Fine Arts / Creative Cities Collection”, no Royal Museu de Londres / Barbican Centre Arts. Uma das maiores mostras de artes do planeta, composta por 500 artistas. Desde as Olimpíadas de Beijin – China, 2008, a Mostra faz parte do calendário oficial de todos os jogos olímpicos, como forma de unir a arte ao esporte.

Além de artista plástica também tem uma carreira reconhecida como cantora, em 2013 lançou o CD "Nossa Senhora do Samba", este álbum teve a participação de grandes músicos e compositores e nos remete ao Samba Canção com músicas românticas, Partidos Altos assim como também cita uma das maiores cantoras brasileiras, Clara Nunes, com duas regravações (Conto de Areia e Feira de Mangaio).

Em 2013 seu sobrenome artístico foi alterado, a partir de então suas obras são assinadas como Thais Gomez.

Cronologia

EXPOSIÇÕES

  • . Centro Ambiental M'Boi Pewa / Ilha de Boipeba - Bahia / 01/2013 (Individual)
  • . Olympic Fine Arts / Creative Cities Collection / Londres / 2012 (Coletiva)
  • . Pintura sobre ovo de avestruz / BENEDIXT DECOR / São Paulo / 04/2011 (Individual)
  • . PUC - SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) "A pintura e seus traços ingênuos"
  • Janeiro e Fevereiro / 2010 (Individual)
  • . Dona Mathilde / Snooker Bar / São Paulo / 12/2010 (Individual)
  • . Museu De Arte "Naïf" /14ª Bienal Naïf / Jagodina - Sérvia / 10/2009 (Coletiva)
  • . Map -Museu De Arte Popular, "7 Caminhos", Diadema / SP / 09/2009 (Coletiva)
  • . Fim Do Mundo Bar E Espaço Da Cultura / SP /05 /2009 (Individual)
  • . Map - Museu De Arte Popular, Diadema / SP / 2009 (coletiva)
  • . Casa Mimosa /São Paulo / SP / 05/2009 (Coletiva)
  • . Centro Cultural Promissão / SP / 03/2009 (Coletiva)
  • . Salão De Artes De Santa Bárbara D'oeste / SP / 11/2008 (coletiva)
  • . Centro Cultural Eldorado, Diadema / São Paulo / 11/2008 (Coletiva)
  •  

 

PROJETOS REALIZADOS

 

  • ANEMESS - MODA FEMININA
  • ATUAL EDITORA
  • BALI BLUE
  • BENEDIXT - DECORAÇÃO E DESIGN
  • CAFÉ FÁCIlL
  • CÂMARA DOS DEPUTADOS DE BRASÍLIA
  • CENTRO CINÓFILO SALATINO
  • CHÂTEAU DEFFENDS
  • COC SISTEMA DE ENSINO
  • EDITORA SARAIVA
  • EDITORA SCIPIONE
  • EDITORA OXFORD UNIVERSITY PRESS
  • SAMPA IN STAMPA
Outras imagens
Colabore conosco
Você tem informações sobre este artista ou acredita que algum dos tópicos do conteúdo está errado?
clique aqui e colabore conosco enviando sua sugestão, correção ou comentários.
Nome
Email
Mensagem
Enviar